Minha segunda viagem a Síria


Minha segunda viagem a Síria

A segunda viagem para Síria foi uma verdadeira Odisseia antes mesmo de eu decidir se viajava ou não. Vou explicar o porquê:

Um dia antes de deixar a Síria, eu e meu namorado tínhamos chegado em um acordo, em  que ele iria deixar a terra dele e vir ficar de vez no Brasil.

Mas as coisas não deram muito certo, pois ele tinha decidido largar emprego, família e que em um mês no máximo 2 estaria no Brasil.

As coisas deram bem errado, primeiro a empresa em que ele trabalhava não queria que ele quebrasse o contrato pois ele não tinha terminado o projeto e se ele saísse teria que pagar uma multa alta, e isso causaria problemas porque claro ele viria para o Brasil com menos dinheiro e tal. Dai ele falou fico tipo mais um mês e vocês me liberam sem ter que pagar multa. Até aqui seria só um atraso no plano mas afinal um mês passa rápido.

Só que pior aconteceu, ele sofreu um acidente de carro grave e quase morreu, ficou todo quebrado, e como designer com braço direito quebrado não trabalha muito, então de quase passar dessa para uma melhor, a vinda para o Brasil seria adiada por mais tempo, ate que ele que ficasse bom do braço e pudesse terminar o projeto.

Ai eu pensei agora o que eu faço?, como estaria de férias em Junho eu falei vou viajar para Síria de novo e de quebra vou ver se rola uma viagem rápida ate Beirute no Líbano e uns dias em Istambul e tal. Então decidi voltar a Síria e ai começou a minha Via Crucis para conseguir viajar a tempo.

Como falei em um dos primeiros posts, o agente da Policia Federal quando me entregou meu passaporte, esqueceu de dar baixa no sistema, e quando fui viajar pela primeira vez eu acabei ficando retida na Imigração do aeroporto de Guarulhos, porque no sistema da PF, constava que meu passaporte não estava liberado para migração e atendente chamou o chefe da PF, e ele me perguntou tipo: se eu tinha perdido passaporte e tals, ai eu falei esse é meu primeiro passaporte não poderia ter perdido ele, tava com medo de perder meu voo, dai o agente me liberou e falou que eu deveria procurar o posto da PF na minha cidade e ver qual era o problema. Na volta também tive problemas e fui liberada depois de apresentar minha identidade.

Só que quando eu voltei para minha casa eu não dei importância e não procurei a PF, para verificar o que ocorreu, deixei rolar ate maio de 2010, quando decidi viajar de novo para a Síria.

Eu liguei para a PF, e relatei tudo que tinha acontecido e a agente me pediu o numero do passaporte e demais documentos para ela checar e me pediu o numero de telefone para ela me ligar. Passou uns dois dias eles ligaram para mim para que eu comparecesse a DPF, afim de resolver o problema. Chegando la eu fui informada que o agente que nem trabalhava mais lá tinha esquecido de dar baixa no sistema que meu passaporte tinha sido entregue, no sistema da PF afirmava que não tinha ido buscar meu documento e que após 3 meses dele parado lá, eles cancelam o passaporte. Eu pensei PQP, eu dei mole deveria ter vindo logo após regressar e resolver o problema.

Dai eles falaram que aquele passaporte tava cancelado e que iriam emitir um novo e sem custo," era só o que faltava cobrar de novo sendo que erro era mais deles do que meu ". Eles que queriam reter meu passaporte e dai eu falei , não eu tenho um visto válido nele, dá moh trabalhão ir la em São Paulo pegar o visto, tenho que faltar o trabalho e tals e então eles concordaram em me deixar com a passaporte antigo, mas carimbaram todas as folhas exceto as do visto e carimbos de entrada e saída, ferraram meu passaporte com carimbos "Cancelado" .

Exceto o pagamento da GRU, eu tive que fazer tudo de novo, digitais, assinatura , foto e esperar uma semana para pegar o passaporte. Como qualquer outro cidadão em condições normais, não meu caso que no caso o erro foi deles, e faltava pouco tempo para minha viagem.

Depois de uma semana peguei meu passaporte novinho em folha e liguei para o consulado e expliquei a situação, queria saber se poderia usar o visto no passaporte cancelado, já que o visto tava válido.

A moça simpática do consulado, me explicou que o visto continha o numero de passaporte, e como eu mudei de passaporte, teria que pegar um novo visto e em suma isso significava outra viagem para São Paulo em cima da hora para solicitar outro visto, sendo que eu ainda tinha um que ainda estava válido.

Mas não teve jeito e tive que ir  até São Paulo, mas isso eu conto em outro post.

Salam







You May Also Like

2 comentários.

  1. QUE VIA CRUCIS VOCE PASSOU, CHAPA?PAGAR POR ALGO QUE NÃO FEZ É DOSE HEM?

    ResponderExcluir
  2. Pois é foi tudo muito em cima da hora e quase que não dava!
    Pow a Policia Federal me entregou um passaporte sem dar baixa no sistema.
    Quase que não viajo na primeiro tour pelas Arabias!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!