Lembranças de Damasco .... Não pisem no tapete !!!

http://conexaoarabe.blogspot.com
 Lembranças de Damasco - Não pisem no tapete!!!!

Esta foto eu tirei quando fiquei hospedada no Hotel Shahbandar e esta sala ficava ao lado do meu quarto  e serve para ilustrar um causo que aconteceu  comigo em Damasco, na verdade um de muitos.

As duas viagens que fiz para Síria eu cheguei em Damasco na sexta-feira e como é fim de semana lá as famílias se reúnem para jantar e colocar as fofocas em dia.

Pois bem eu cheguei lá de madrugada e encontrei com meu habibi e depois eu fui dormir. Mas tarde quando saímos para comer já de tarde pois eu dormi a manhã inteira, então fui tomar meu cafe da manha lá pelas 4:00 hs da tarde, pra falar a verdade isso aconteceu direto mas enfim quando estávamos lá no Algora Cafe tomando nosso chazinho ele me perguntou se eu gostaria de ir mais tarde na casa da mãe dele jantar pois como era costume deles se encontrarem sexta-feira a noite, eu então conheceria a família dele toda, eu aceitei claro mas fiquei ansiosa e tal.

Depois do lanche nós voltamos para o hotel para eu me arrumar melhor e colocar uma roupa mais quentinha porque tava frio p caramba e fomos para o Bab Touma primeiro e fui conhecer meu lugar preferido de Damas, o Anbar Caffe e como a mãe dele morava bem perto Bad Touma era só um pulo e nós fomos caminhando mesmo.

Chegando na casa da mamis dele, já tava todo mundo reunido e a casa tava cheia de crianças , uma loucura e a primeira pessoa que conheci foi a irmã dele, que sabia um pouco de espanhol e tentou conversar comigo, eu gostei dela de cara, muito simpática  e logo depois vieram os irmãos, as cunhadas, as crianças e a .... sogra .

Tudo estava indo bem até que eles me chamam para ir na sala de jantar e é quando eu cometo meu maior deslize em terras árabes: eu entrei de tênis na sala deles e fiquei la de boa, ate que eu percebi que tava todo mundo de meia ou descalço e só eu com meu adidas enorme sujando o tapete da sala de jantar deles, quando percebi tratei logo de tirar o tênis e pedir desculpas pela minha falta de atenção e eles meu Deus no Céu enquanto eu tentava tirar meu namorado e cunhado tentavam colocar de volta e eu fiquei muito envergonhada e as crianças claro acharam tudo muito engraçado né porque não é todo dia que uma gringa entra na casa deles e resolve jantar usando tênis.

Gente o pior é que eu sabia desse costume sírio mas com o calor da emoção de conhecer a família toda de uma vez toda foi muito para minha cabecinha. Cara imagina quando eu for me casar ehheheheeh vai ser um mico atrás do outro.

Depois eu acabei achando graça e levei numa boa e me diverti com os sobrinhos dele que são as coisas mais fofas de Damasco.

Quando deu a hora de ir embora eu pego sento no chão do corredor para calçar meus tênis e as fofuras vieram todas me observar e meu habibi falou que eles estavam me assistindo. Eles realmente são umas gracinhas né mesmo não entendendo inglês e eu não entedia árabe fizemos amizade e realmente me trazem boas lembranças de Damasco e que Deus as guarde debaixo de suas asas nesses tempos difíceis e que em breve possa revê-las e brincar com elas.

Então se um dia forem a Síria e por acaso receberem um convite para jantar na casa de alguém por favor não entre calçado na sala de jantar porque embora eles saibam que nós desconhecemos este costume, meu dá uma vergonha mas eles tiram de letra e tentam deixar a gente confortável mas o mico não é esquecido.

Salam













You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!