Sopa de Grão de Bico - Receita Síria (cidade de Lattakia)

Sopa de Gão de Bico - Receita Síria (cidade de Lattakia)

Esta receita de sopa de grão de bico que eu experimentei em Lattakia no litoral sírio e foi a melhor que eu já comi na vida. Eu tomava muita sopa de grão de bico porque eu tive uma crise de gastrite muito forte durante a  minha segunda viagem à Síria. Como é bem suave e sustenta era o que praticamente comia todos os dias lá para me manter de pé ja que meu estomago estava rejeitando a maioria dos alimentos  então esta sopinha foi a minha tabua de salavação para não morrer por inanição.

Agora com a chegada do frio cai muito bem tomar uma sopinha gostosa e nutritiva como esta. Tomei muita sopa em Damasco mas a de Lattakia é a melhor.

Ingredientes

* 250 gramas de grão de bico
* 500 ml de caldo de legumes
*  Azeite extra-virgem a gosto
* Sal a gosto
* 1/2 colher de chá de pimenta síria
* Suco de meio limão
* 1/2 colher de chá de noz moscada
* 1 batata média
* 1 dente de alho socado

Preparo

1. Lave o grão-de-bico e deixe de molho por pelo menos 10 horas, troque a água e cozinhe com a batata na panela de pressão por 30 minutos.

2. Ferva  um pouco mais de 500 ml de água e dissolva o caldo de legumes e reserve.

3. Após o cozimento dos grãos, bata no liquidificar juntamente com a batata e o caldo de legumes mas reserve um pouco de grãos para colocar na sopa.

4. Leve ao fogo e misture o azeite, o alho socado,o suco de meio limão pimenta, sal, a noz moscada  e os grãos reservados e deixe encorpar um pouco e serva ainda quente.


Salam




 

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!