Aeroporto de Damasco

Aeroporto Internacional de Damasco

O Aeroporto Internacional de Damasco é o principal e mais movimentado da Síria. Inaugurado na década de 70 e foi reformado há poucos anos, mais sei que existe um projeto para ampliação das instalações pois é bem pequeno para ser um aeroporto de capital de país e possui apenas um terminal.

Eu acho o aeroporto muito esquisito pois o setor de check in fica fora do saguão ou seja você passa primeiro pelo raio x de bagagens e detector de metais para depois ir fazer o check in e só entra nesse local se você tiver a passagem ou o e-ticket impresso, caso contrário a segurança te barra. Antes de ir para o aeroporto confira se você esta com seu e-ticket ou passagens porque no saguão não tem nada, não tem lan house, não tem lanchonete, cafeteria, meu amigo não existe nada além de algumas poucas cadeiras ( acho que tem umas agencias de turismo) e outra coisa acompanhantes sem passagem não entram também ..... as despedidas são no saguão mesmo.

Então depois das despedidas e raio x você ira encontrar os balcões de check in e despachar sua bagagem, pegar cartão de embarque e ir para imigração para deixar  a Síria. O procedimento é rápido e simples é só entregar o passaporte junto com cartão azul que você preenche quando chega no país e tem que devolver quando estiver saindo do país. Depois disso é só ir para a sala de embarque e pronto.

Já na chegada ao país o procedimento também é simples. Quando você deixar a aeronave e passar pelo finger, ira sair em um corredor e é só seguir até chegar as escadarias e descer até ao setor de imigração, lá voce tem que preencher um cartão na cor azul que fica em um balcão no centro da sala, tem algumas cadeiras se voce quiser sentar para preencher com  calma, outros preenchem na fila mesmo. O cartão tem perguntas básicas como nome, nacionalidade, se já visitou Israel, qual sua profissão, qual o motivo da viagem, onde vai ficar hospedado, quantos dias pretende ficar na Síria e outras mais que não me lembro agora mas estas são as principais.

Depois de preencher vá para a fila de FOREING, pois existe outras filas para sírios e outras para árabes. Não precisa ficar com medo pois os agentes de imigração são bem educados e no geral não costumam fazer muitas perguntas, claro que isso pode variar em razão de seu passaporte ou dos países que visitou antes da Síria, mas saiba que tiver carimbo de Israel ou deixar transparecer que pretende viajar o país depois de deixar a Síria, eles podem encrencar, mas comigo foi tranquilo pois o mesmo agente me atendeu nas duas vezes que desembarquei e ele só perguntou qual era o meu endereço na Síria e me liberou. Mas vi algumas pessoas tendo alguns problemas pois foram feitas muitas perguntas e pediram para ver o dinheiro, mas no geral a passagem pela imigração é bem rápida para os estrangeiros.

Após ser liberado você irá buscar sua bagagem e passar pelo raio x e seguir em direção ao saguão onde você tomar um taxi, van alugar um carro. Eu contrato o transfer com o hotel que envia um motorista para me esperar logo após o raio x e me levar para o hotel.

O aeroporto fica um pouco afastado da cidade  cerca de uns 30 km do centro de Damasco, na verdade fica no meio do nada, em local meio desértico.

O  aeroporto possui um pequeno Duty Free próximo as salas de embarque, mas é bem sem graça para ser sincera.


Esse vídeo não é meu mas é bem interessante pois os caros filmaram o setor de imigração e da para ter uma ideia de como é o negocio. O pessoal fala inglês mas as imagem falam mais que palavras.



Esse video também não é meu mas é bem interessante também pois dá uma ideia geral de como é a localidade geografica do aeroporto.



É SÓ ISSO


SALAM

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!