Como Vivem As Mulheres No País Da Copa? Elas Sao Oprimidas No Qatar?


 As Mulheres Vivem Oprimidas No Qatar?

O Estado do Qatar é um país islâmico muito conservador. Não se engane achando que ele é moderno como os Emirados Árabes Unidos com sua cosmopolita Dubai. Embora seja um emirado vizinho ele é muito mais conservador.

As mulheres árabes do Golfo Pérsico, ou uma boa parte delas vivem ainda na Purdah, que é um costume oriental de ocultar as mulheres de homens que não sejam da sua família assim que a menina entra na puberdade e começa a usar o hejab, o véu que cobre os cabelos das mulheres muçulmanas.

As mulheres que vivem em purdah, em via de regra, não aceitam ser fotografadas ou filmadas por estranhos sem autorização prévia, bem como, não costumam frequentar ambientes majoritariamente masculinos como estádios de futebol, na ótica da conservadora dos khaleejis, os árabes são os árabes originários do Golfo Pérsico/Arábico.

As Leis do Qatar são em acordo com a Sharia {lei islâmica}e por isso são leis mais rígidas na concepção dos estrangeiros ocidentais. Sim muitas mulheres tem opção de escolha e sim escolhem viver em purdah e não frequentar ambientes considerados masculinos por elas como estádios. Ou quando frequentam ficam em áreas mais restritas destinadas para mulheres.


A liberdade das mulheres do Qatar dependem muito mais da família em que elas estão inseridas e principalmente dos homens que tem autoridade sobre elas como os pais ou o marido. O Estado do Qatar garante liberdade as mulheres como o direito de estudar, trabalhar e dirigir sem autorização dos seus pais ou marido. No entanto, se a mulher fizer parte de uma família ultraconservadora esses mesmos direitos podem ser retirados por sua família. 

Eu fiz uma live no Instagram para responder as perguntas da caixinha sobre as mulheres do Qatar e o vídeo está disponível no meu canal no Youtube. 

Sim a Copa do Mundo no Qatar tem mostrado estádios  com poucas mulheres acompanhando as partidas em comparação com as edições anteriores do mundial FIFA.

Vamos ver como vai ser o desenrolar da primeira Copa do Mundo do Oriente Médio.



You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!