Você Sabe O Que É Purdah ? Opressão Das Mulheres Ou Tradição Milenar


 Quem acompanha os meus vídeos no Youtube ou no Instagram já deve ter me ouvido falar sobre esse termo principalmente em relação as mulheres da realeza dos Emirados Árabes Unidos.

A Purdah é uma pratica comum em alguns países dos Oriente Médio e Sul da Asia que consiste em impedir  as mulheres de serem vistas por homens que não sejam seus parentes diretos (pai, irmãos, avô, filhos e netos).

A palavra Purdah (parda'a) significa cortina ou encortinar, que tem como origem o idioma persa ou farsi. Na pratica significa  encobrir as mulheres para que elas não sejam observadas por homens estranhos. 

A pratica da purdah é comum no Irã, Afeganistão, Paquistão, Iêmen, Arabia Saudita, Emirados Árabes Unidos entre outros. Então a menina quando chega na puberdade, ela passa a usar o véu islâmico, não postar fotos mesmo com o véu, cortar relações com coleguinhas da escola e até mesmo a ficar enclausuradas em casa até o casamento (em casos mais extremos). Em alguns casos é reclusão se dá apenas nas redes sociais (como algumas princesas de Dubai).


Na Mídia já tivemos vários casos de meninas e mulheres que foram vitimas do crime de honra por furarem o bloqueio da Purdah ao namorar homens que a família não aprova, pode apenas conversar com um vizinho, por postar videos e fotos nas redes sociais.

Na literatura contemporânea temos vários autores ocidentais e orientais que abordam a questão da purdah. A escritora norte-americana Jean Sasson, da famosa trilogia da Princesa aborda essa questão em sua obras, praticamente todos os seus livros falam sobre isso. A autora saudita Rajaa Alsinea também aborda essa questão na Arabia Saudita.

Enfim polêmico ...




You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!