Meu último Dia em Damasco - Quatro Anos Sem Síria


Hoje faz exatos 04 anos que estive na Síria pela última vez. A foto acima, foi tirada minutos antes da aeronave decolar foi também meu último registro fotográfico em terras sírias. Passou muito rápido, nem parece que ja se passaram 04 anos. Parece que foi ontem!

Naquela madrugada eu jamais poderia imaginar que 09 meses depois a Síria enfretaria uma guerra cicil tão violenta. Dificil imaginar um cenário tão hostil hoje se comparado com a tranquiladade observada em 2010.  Mas dificil foi perceber que a Síria que eu conheci praticamente não existe mais e que com muita sorte vai precisar de uns 10 anos para reconstruir tudo que hoje está em ruinas, exceto as vidas perdidas. Estas não tem com recuperar, pelo menos não nesta dimensão!

 A pior sensação é saber que não poderei voltar para lá tão cedo. Sinto muita falta de Damasco, a minha doce Damasco. Como eu adoro aquela cidade! Tenho tantas recordação boas! O cheiro adocicado dos arguiles e chás de hibiscos ainda estão presentes nas minhas lembranças assim como as noites árabes pelos cafés animados do Bab Touma. Rostos felizes pairam sobre as minhas lembranças. Rostos felizes que hoje amargam na dor do luto e da violência!

Lembro de cada coisa que eu fiz no meu último dia nas Terras de Sham. Desde o despertar até o momento que o avião deixou o aeroporto de Damasco, eu me recordo. Foi um dia longo! Fiz as últimas compras, fui ao Azem Palace, fui ao Cinema e de quebra ainda ganhei uma bela Noite Árabe do falecido no meu café preferido de Damasco. Eu não queria ir embora, cheguei no aeroporto em cima da hora para fazer check-in, imigração e ir pra sala de embarque. 

 O que me doi mais é não saber quando voltarei a pisar naquele aeroporto novamente para poder entrar no país novamente. Quero muito voltar, mas ainda é muito arriscado. A Síria não é mais segura como em outras épocas! Mas eu sinto muita falta!



Salam !

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!