Omayad Mosque - Mesquita Omayad em Damasco


Omayad Mosque - Mesquita Omayad em Damasco

A Mesquita Omayad também  conhecida como a Grande Mesquita de Damasco, é uma das mais famosas mesquitas do mundo. Sua arquitetura e decoração faz dela a mais bonita construção do mundo islâmico e atrai visitantes do mundo inteiro.

Mas esta mesquita  antes de ser conquistada pelos muçulmanos, era Basílica de São Batista e no interior da mesquita fica uma a capela onde estão os restos mortais de João Batista.

A mesquita  fica na Citadel de Damasco no Bab Touma e de frente para o Souk Al Hamadiyeh leia aqui e fica cheia o dia todo, pelo ficava quando eu estava lá mas agora com os ataques terroristas as pessoas estão evitando ficar dando sopa para o azar mas eu sei que em breve isso vai passar e as Síria vai voltar a ser o país seguro que eu conheci.

Na mesquita tem uma torre chamada Torre de Jesus onde os muçulmanos acreditam que ser o local onde Jesus para eles o Profeta Isa, voltará no dia do Juízo Final.

http://conexaoarabe.blogspot.com
Damasco foi dominada pela Dinastia Umayad,  liderada pelo Califa Khalid Ibn Al Walid em 634 e se tornou na época a capital do mundo islâmico.

A construção da mesquita sobre a antiga catedral começou por volta do ano de 706 e em 715 ficou pronta mas os cristãos não ficaram satisfeitos e continuaram usando o local para suas orações até que o Califa  Walid fez uma acordo com os cristãos devolvendo as outras igrejas de Damasco que estavam nas mãos dos muçulmanos mas a Omayad Mosque ficou com os islâmicos.

A mesquita é imensa e possui 3 minaretes que são aquelas torres com auto-falantes que propagam o som do chamado para as orações feito pelos muezzins. A mesquita possui um  lindo e enorme domo prateado, 4 portões de acesso, um patio gigante onde as pessoas ficam conversando e as crianças brincando. A mesquita possui uma enorme mussala (sala de oração) dividida em duas partes sendo uma para os homens, e outras para mulheres e crianças pequenas. A sala de oração possui um maravilhoso carpete vermelho, belos lustres, lindos vitrais e mosaicos que  enfeitam as paredes e janelas.

Na sala de oração fica também a capela onde João Batista foi sepultado e atrai a atenção de todos os turistas e principalmente dos muçulmanos que são a maioria do visitantes da mesquita.

A mesquita possui lugar tipo um museu onde ficam algumas armas que foram usadas na Batalha de Karbala em 680 em que o neto do Prefeta Muhamad lutou.

Um fato curioso e pouco comentado é que o papa João Paulo II visitou a mesquita e ele disse que desejava ser o primeiro papa a visitar uma mesquita e pelo que soube ele foi bem recebido pelos cristãos sírios.

Eu não sei como explicar, mas aquela mesquita é mágica e foi lá que eu pisei pela primeira vez em uma mesquita e foi no fim de uma tarde fria de inverno numa quarta-feira gélida e eu sentia meus pés congelando enquanto caminhava de meias de lã sobre o belo piso de mármore enquanto eu olhava encantada para aquela maravilhosa construção mas foi dentro da sala de oração que eu senti uma sensação que eu jamais senti dentro de uma igreja. Foi uma sensação incrível que eu não posso explicar, pois eu sentia um calor vindo de dentro do peito e me senti bem próxima de Deus, eu ali descalça, coberta por uma abaya sem mostrar qualquer vaidade perto de um monte de mulheres todas vestidas de preto e meio encantada e perdida olhando tudo e registrando tudo e foi quando uma senhora vestida de negro puxou conversa comigo, era uma senhora do Kuwait e foi super gentil comigo e me sentei ao lado dela e ficamos conversando, ali eu não senti a diferença entre cristã e muçulmana, ali estavam duas mulheres encantadas com a beleza da mesquita e sentindo o mesmo calor emanando do peito. Fiquei algumas horas na mesquita das quais não vou me esquecer jamais.

Para entrar na mesquita você tem que passar primeira numa casa que fica ao lado onde você  compra a entrada para a mesquita e pega uma abaya pra vestir sobre suas roupas, pois não pode entrar mostrando nada, até as muçulmanas mais modernas que usam hejab com roupas ocidentais tinham que pegar a abaya, se não quiser usar a abaya emprestada da mesquita, terá que comprar uma mais o hejab sóbrio, pois não é como na Mesquita Azul de Istambul onde você pode colocar somente uma pashimina sobre a cabeça e entrar. Na Omayad Mosque as coisas são mais tradicionais.

Vamos ver as fotos da Omayad Mosque

Fotos do Pátio da Mesquita

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com


Sala de Oração e Capela de São João Batista

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

http://conexaoarabe.blogspot.com

Bem eu espero que vocês gostem de post sobre esta linda mesquita !!!

Salam



You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!