Maaloula
Eu estive em Maaloula em junho de 2010 em uma tarde quente e seca na companhia do meu namorado e de um amigo nosso.
Eu não conheci a cidade direito porque estava com muito calor e não aguentei ficar andando para visitar todos os pontos turísticos. Coisa que eu me arrependo muito, pois eu fiquei protelando minha viagem a Maaloula ao máximo, na verdade fui a cidade um dia antes de ir para Latakia.
Maaloula é uma cidadezinha no meio do deserto sírio a cerca de meia hora de Damasco. Maaloula é a unica cidade do mundo onde ainda se fala o aramaico, a língua que Jesus falava e eu não dei o devido valor a oportunidade que tive de visitar esta maravilhosa cidade.
Maaloula fica situada nas montanhas do deserto que fica entre Damasco e Homs, e a cidade foi construída sobre as rochas alaranjadas que cobre a região de Maaloula e Sednaya.
Os principais pontos turísticos de Maaloula são o convento de Santa Tekla, a igreja de Santa Barbara e uma trilha no meio das rochas que leva a imagem de uma santa.
O vilarejo é visitado tanto por cristãos como por muçulmanos, e foi nesse dia que meu namorado me disse que isso só existia na Síria, cristãos e muçulmanos vivendo em prefeita harmonia.
Covento de Santa Tekla
Santa Tekla era filha do príncipe Selucid e segundo diz a historia local foi aluno do Apostolo Paulo. No convento tem um local onde afirmar guardar os restos mortais de Santa Tekla, mas eu não quis entrar lá.
No convento existem muitos exemplares de arte sacra como quadros, mosaicos esculturas
Hall de entrada do Convento
Mosaicos
Pinturas de Santos no estilo Bizantino
A bela arquitetura do convento esculpido nas rochas de Maaloula
O post acabou ficando muito longo devido a quantidade de fotos que eu coloquei, então vou dividir em duas partes e na próximo eu vou postar as outras coisas de Maaloula.
Espero que gostem do post, pois foi uma viagem que me marcou embora eu não tenha aproveitado direito a oportunidade que tive e espero em breve pode voltar lá.
Então deixem seus comentários
Salam