terça-feira, 15 de maio de 2012

Cantoras Árabes - Najwa Karam

Cantoras Árabes - Najwa Karam

Najwa Karam é libanesa, tem 46 anos e é muito talentosa. Com uma voz forte e afinada Najwa é um das cantoras árabes mais famosas  e respeitada no mundo árabe.

Ela já se apresentou em vários países e ganhou muito prêmios pelo seu trabalho na música. Najwa é conhecida com El Shams Ghinnie ( o sol da canção ) e um de seus muitos discos leva este nome.

Ela começou a carreira nos 80 mas foi somente  em meados do anos 90 que ela alcançou o estrelato. Najwa é a cantora mais bem paga de sua Gravadora a Rotana da qual possui contrato por tempo indeterminado ... poderosa hein ? !!!

Seu nome verdadeiro é Nicola Najwa Karam e ela é de família cristã maronita que no foi contra a carreira artística no começo.

Eu acho a voz dela muito linda !!!


Tai o video que eu mais gosto dela.

Khallini Shoufak


É isso ai pessoal !!!

Salam

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Receita Árabe - Baba Ghanoush

Receita Árabe - Baba Ghanoush

Esta pasta de berinjela muito conhecida de quem aprecia a culinária árabe é muito confundida com outra pasta também a base de berinjela, o moutabal receita aqui.

Tanto o baba ghanasouh, moutabal, hommus fazem parte do que os sírios chamam de mezzeh, que nada mais é do que acompanhamento e entradas que são servidas nas mesas árabes. Pelo menos eu comia desse jeito lá na Síria, mesa farta que me fazia ficar perdida com tantas opções.

As receitas de moutabal e  baba ghanoush são muito perecidas e por isso tanta gente confunde os pratos!

Vamos lá.

Ingredientes.

* 1 berinjela média
* sumac (melaço de romã) se não tiver pode usar shoyo
* 1/2 xícara de chá de nozes picadas
* 50 gramas de salsa picada
* 1 tomate médio picado sem sementes e pele
* sal a gosto
* 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem

Preparo

Comece colocando a berinjela para tostar direto na chama do fogão até que fique tostada por fora e macia por dentro e vai virando para os dois lados fiquei iguais. Esta forma deixa a berinjela "defumada" e nenhuma outra forma de cozimento deixar sua receita com o sabor perfeito se não for feito deste jeito ( essa parte é idêntica a preparação do moutabal).

Depois de cozinhar por 15-20 minutos,  cubra a berinjela com filme plastico e aguarde por pelo menos 20 minutos e depois retire a pele tostada do legume e em seguida amasse a berinjela com um garfo até obter uma pasta.

Misture a pasta o tomate picado, as nozes picadas, a salsa picada, o sumac ou shoyo, o sal a gosto e o azeite e sirva acompanhado de pão sírio, torradas ou com outras receitas árabes como o kibbeh, kebab, kafta  entre outros.

Espero que gostem da receita.

Salam

sábado, 5 de maio de 2012

Comida Árabe - Moutabal

Comida Árabe - Moutabal

Moutabal é uma pasta árabe feita com berinjela e muita gente acaba confundindo este prato com o baba ganoush também a base de berinjela e muito presente nas mesas sírias.

O Moutabal é servido como o Hommus  (receita aqui )ou seja ele é como um molho para o kebab, kibbeh e outros pratos a base de carne e eu prefiro o Moutabal pois acho o baba ganoush mais enjoativo.

O Moutabal é de fácil preparo assim como outras receitas árabes mas é bem suave e pode ser usado como patê para torradinhas feitas com pão sírio cortado em triângulos.

Ingredientes :

* 1 berinjela grande
* 100 ml de tahini (compra em loja de produtos árabes ou grandes supermercados)
* 2 dentes de alho socados com um pouco de sal
* Azeite extra-virgem a gosto
* 1 pote de iogurte natural

Preparo

Comece colocando a berinjela para tostar direto na chama do fogão até que fique tostada por fora e macia por dentro e vai virando para os dois lados fiquei iguais. Esta forma deixa a berinjela "defumada" e nenhuma outra forma de cozimento deixar sua receita com o sabor perfeito se não for feito deste jeito.

Depois de cozinhar por 15-20 minutos,  cubra a berinjela com filme plastico e aguarde por pelo menos 20 minutos e depois retire a pele tostada do legume e em seguida amasse a berinjela com um garfo até obter uma pasta.

Adicione o iogurte natural, os dentes de alho socados com sal, os 100 ml de tahine e complete com fio de azeite a gosto.

Depois é só servir para acompanhar outros pratos árabes ou usar como patê com descrito no inicio do post.

Espero que gostem pois é uma pasta muito deliciosa e cai bem a qualquer hora .

Salam