Boneca Fulla, a Barbie das Arabias

 
 Boneca Fulla, a Barbie das Arabias !!

Fulla é uma boneca "muçulmana" com "feições " árabes, mais popular das Arabias e apelidada de Barbie muçulmana ou Barbie árabe.

A boneca é muito similar à "prima" ocidental que adora "vestir" modelitos mais sexies que a versão das Arabias!

 A Fulla é muito querida pelas meninas  do Oriente Médio, pois a boneca tem o mesmo tipo físico e modo de vestir das meninas das Arabias. Fulla é morena ( mas existe a versão loira também), de olhos castanhos e grandes,  usa hejab e vestes modestas como toda boa muçulmana deve usar. Diferente da Barbie onde os seios são " empinados" a Fulla tem uma vestimenta, tipo uma segunda pele feita sobre o próprio corpo da boneca, que cobre suas partes mais intimas e metade da perna também.

As roupas da Fulla são lindas e tem para todos gostos: abaya escura com hejab, vestes de oração com tapetinho e tudo, trench-coat com hejab branco (estilo sírio), noiva, saia e blusa, vestidos e cada uma mais linda do que a outra ! Tem para todos os gostos e bolsos !

A boneca Fulla foi criada por volta de 2003 em Dubai e sua " fama" alcançou os outros países árabes e muçulmanos ficando conhecida como Barbie islâmica. Em pouco tempo, todas as garotinhas queriam uma Fulla para chamarem de sua.

Assim com sua prima Barbie, a Fulla tem diversos outros produtos que levam sua estampa que vão desde mochilas, lancheiras, sombrinhas, cortinas, roupas, roupa de banho e cama, cadernos a cereal matinal com a foto ou desenho da boneca muçulmana.

Embora a Fulla seja a mais popular das bonecas muçulmanas, ela possui concorrentes como: Jamila Doll, Sara e Dara, Razane e Saghira.

Eu tomei conhecimento sobre a boneca Fulla em meados de 2007/2008 quando meus estudos sobre Oriente Médio e Islam se aprofundaram. Mas conhecer a boneca, foi somente em 2010 quando visitei a Síria pela primeira vez e na casa do meu namorado, as sobrinhas dele estavam brincando com as Fullas e eu acabei brincando também e vi nas lojas de brinquedo e acabei não comprando uma para mim !

Não me lembro quanto custam na Síria, mas no site americano da Fulla, a boneca sai por U$ 16,00. Com certeza na Síria deve ser mais barato! Não me lembro de ter visto a Fulla na Turquia, vi Barbies sendo vendidas na lojas mas nada de Fulla na Turquia.

Para quem nunca ouviu falar da Fulla, fique sabendo que Conexão Oriente também é cultura!

Fulla a prima muçulmana da Barbie !













As bonecas são realmente muito fofas ! A minha fase de brincar de bonecas já passou faz tempo mas eu tiver uma filha com certeza vou poder brincar com ela e com as Fullas dela também ! Inchallah !

Salam !


You May Also Like

4 comentários.

  1. Salam Andreia! Nossaaaa que bonecas mais lindas, até eu tenho vontade de ter uma!!! Apesar de játer passado da idade rsrs
    Para mim essas bonecas tem algo mais importante que é a identificação com as meninas que brincam com elas, não a imposição de um estilo capitalista, ocidental e anorético no caso da Barbie. Eu já vi uns vídeos no youtube com o desenho animado da Fulla cantando as musiquinhas. A coisa mais fofa do mundo!
    Há muito tempo escrevi um post sobre Sara e Dara no meu blog.
    http://azizamiran.blogspot.com.br/2012/01/sara-e-dara-o-casalzinho-mais-fofo-do.html
    E acredita que eu até pedi para uma amiga iraniana que está vindo para o Brasil trazer um boneco Dara para mim, mas ela diz que está difícil de encontrar por lá?

    Bause kabira!
    Jana

    ResponderExcluir
  2. Salam Janaina !

    Quando estava escrevendo o post lembre de ti por causa de Sara e Dara do Iran !
    Eu quase cheguei a comprar umas Fullas para mim mas é tanta coisa em Damasco que se eu não me organizar não consigo trazer tudo que quero e sempre fica faltando uma coisa ou outra.
    Lembre i que vendem tipo album de figurinhas pq na casa la minha sogra tinha um monte de figurinha da Fulla coladas na porta da geladeira !

    Os desenhos são muito fofos mesmo, e tomara que sua amiga traga o bonequinho Dara para vc!
    Eu lembro do Jamilo vestido como um saudita .... deve ser a versão Ken para namorar com a Fulla.

    Bauce

    ResponderExcluir
  3. Salam amiga...q coisinhas mais lindas essas bonecas...eu kero uma! Rs bauce

    ResponderExcluir
  4. Oinn são lindas mesmo ! Também quero umas para brincar ... o Ahmed nunca que vem embora para me dar uma de verdade !

    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!