A Síria Que Ninguém Lembra - Caso Nariman

Nariman Osman Chiah

Quem não se lembra da brasileira Nariman que fugiu do Líbano por causa do marido libanês violento. Se você não se lembra, Nariman a cerca de 4 anos atrás apareceu nos noticiários e reportagens do Fantástico e Jornal Nacional, por causa da sua fuga do Líbano porque o marido tinha ameaçado ela e o filho de morte e na época ela estava grávida.

O reporter da Globo Marcos Losekam fez várias matérias do caso que se transformou em uma novela e eles acompanharam até o desfecho final.

Nariman foi ameaçada pelo marido e quis embora e ele claro não permitiu, a moça foi então pedir ajuda a Embaixada Brasileira em Beirute e não obteve nenhuma ajuda e o Consul simplesmente disse que ela era casada com um libanês muçulmano e que ele tinha poder sobre ela e a embaixada não podia fazer nada.

A moça então tentou ir embora mas foi barrada no aeroporto porque não tinha permissão do marido para ir embora mesmo portando um passaporte brasileiro.

Nariman sem saída procurou ajuda de uma ONG e ficou escondida até que decidiu fugir para a Síria único país vizinho do Líbano, já que Israel não significa nada e só ocupa espaço mas enfim ela contratou um grupo especialista em fazer a travessia clandestina já que ela não podia passar pelo controle de passaporte na fronteira pois seria mandada de volta.

Ela atravessa a fronteira com a Síria entra no país e segue viagem até o norte na fronteira com a Turquia mas é impedida de entrar e quase acaba presa.

Sem saída ela segue em direção a Damasco e busca ajuda na Embaixada Brasileira e que a acolhe para que a mesma não seja presa ou que o marido a encontre e exija sua volta.

É nesse momento que a vida da moça muda pois a Síria se compadece de Nariman e atende o pedido da Diplomacia brasileira e concede visto a Narinam e ao filhos para que eles possam prosseguir  a viagem até a Turquia e de lá chegaram no Brasil.

A Síria poderia ter prendido a moça por estar ilegal no país ou pior poderia ter seguido fielmente a Lei Islamica e mandado a moça de volta para o Libano para que fosse integre ao marido violento e ela poderia ser castigada ou até mesmo morta.

Mas a mesma Globo que elogiou o governo sírio por sua solidariedade com o sofrimento da moça onde mete o pau no Bashar dizendo que ele é um ditador que manda matar o próprio povo ....  se eles são tão nocivos assim com a TV diz porque eles não mandaram a moça de volta ... se fosse na Arabia Saudita , ela seria apedrejada !!!!



Se quiser ler a materia original clique aqui

Recordar é Viver !!!

You May Also Like

2 comentários.

  1. Interessante, eu não estava sabendo disso. Eu sei que a Síria e o Líbano são os países árabes mais laicos e flexíveis do Oriente médio, ao contrário da Arábia Saudita (Arábia Maldita como diz um colega meu).

    Por isso também eu sempre estranhei a guerra na Síria durar tanto tempo enquanto em outros países onde ocorreu a Primavera árabe os presidentes foram depostos bem rápido e as imagens mostravam civis atirando pedras, enquanto as imagens na Síria mostram conflitos com armamentos pesados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Juliano!
      Jamais pensei que a situação na Síria pudesse chegar a este ponto. Tem mais coisas em jogo do que meros civis aborrecidos com o governo sírio!
      Abraços !

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!