Transportes na Síria - Como andar em Damasco

http://conexaoarabe,blogspot.com

Locomoção na Síria

A questão de locomoção na Síria é bem simples e esta disponível as opções de carro, táxi, Van e ónibus.

Não existe metro ou trem em Damasco e o transito é bem confuso, um show de buzinadas e trocas de elogios. 

Ninguém respeita faixa de pedestres, você quando quer atravessar uma rua ou avenida que não tenha semáforo ou guardinha controlando o transito, meu você simplesmente se joga e atravessa e os carros te esperam passar e se você demorar muito para atravessar  vai ter que ouvir uma buzinada dos impacientes motoristas sírios. 


Nos primeiros dias eu esperava algumas pessoas atravessarem pra eu ir na cola, depois me acostumei a atravessar e confiar que eles iriam parar, mais eu tive sorte .... hehehheh .... pois pelo fato de eu ser " diferente"  eles ficavam curiosos e  diminuíam a velocidade para ver quem era aquela guria gringa andando sozinha. Quando estava acompanhada não tinha esses probleminhas.

Vamos la então nas opções de transporte em Damasco

Vou de Táxi !!!

http://conexaoarabe.blogspot.com

Se você for de táxi, pode optar pelo táxi comum como da foto acima ou luxo que os hotéis oferecem para você.

Quando estava sozinha sempre usei o de luxo, porque os motorista falam inglês e os táxi simples é difícil achar um condutor que fale inglês alem do hi ou hello. Quando estava com ele eu ia de boa nos taxis amarelinhos, que são muitos parecidos com o táxi do Silas Simplesmente, personagem de Marco Luque, os táxis simples são cheios de penduricalhos, franjas, veludo, bichinhos de pelúcia e alem de serem muitos baratos, coisa de pagar com algumas moedas, o de luxo é bem mais caro, motoristas bem vestidos e falando inglês perfeito.

O blog do Claudiomar de o mundo em uma mochila, falou sobre como os taxistas são uma classe maldita, que querem obter vantagem para cima de você, que é turista ocidental e não fala a língua deles, mas isso em Damasco ocorre com os locais, meu namorado nascido e criado em Damas, se estranhou com taxistas algumas vezes por cause de preço, queriam cobrar a mais só porque eu era estrangeira e achavam que ele também era porque ele falava inglês comigo. Teve uma vez que fomos ao shopping e estávamos cheios de sacolas e ele desagradou do motorista e eles discutiram e nós descemos e pegamos outro táxi.

Por isso sempre usava o táxi do hotel, era mais caro sim mas eu já sabia o valor da corrida combinado, e mesmo assim não é garantia. Na minha segunda viagem tinha combinado x com o táxi do hotel para me pegar no aeroporto e quando cheguei no hotel, ele queria cobrar y, peguei o voucher que o hotel mandou para meu email, e mostrei  pro fulano, olha eu combinei x com o hotel, chama o gerente senão eu chamo a policia ou a embaixada, sempre funciona.


Vou de Busão !!!


http://conexaoarabe.blogspot.com

Nunca usei os serviços de onibus urbanos de Damasco, sei que ele é pequeno, atende certos pontos de Damas e são muito pouco, quase não se vê busão em Damas

Vou de Van !!!

http://conexaoarabe.blogspot.com

Uma grande parcela da população de Damasco circula pela cidade utilizando os serviços de Van que atendem praticamente todas as regiões da cidade.

É um  meio de transporte barato e ágil, eu andei de Van uma vez só, fui de Jaramana até o Bab Touma, meu namorado  falou que era pra eu ter uma outra visão de Damas e não só a parte para turista ver.
Confesso que gostei do passeio, me misturei ao povo, se não fosse por conversar em inglês, talvez me passaria por nativa, mas falar inglês entrega a gente de primeira. Pegamos a Van na rua principal de Jaramana e ela costurou o suburbio de Damas e eu tive a oportunidade de conhecer mais um outro pedacinho de Damas.

Andar de  Van na Síria é engraçado, você esta na rua e vê a van que faz o destino que você que ir, você entra e fala, motorista eu quero descer em tal lugar, dai tu pegas uma moedinhas e passa para quem está no banco da frente e este para o da frente ate chegar no motorista e se tiver troco, a mesma  coisa o dinheiro passa de mão em mão ate chegar no dono. Gostei da experiência e da próxima viagem vou andar de Van de novo.

Vou de carro !!!

http://conexaoarabe.blogspot.com


Você pode também alugar um carro e curtir a cidade, como eu não dirijo essa opção não pode ser utilizada por mim.
Mas andei muito no carro de amigos e viramos Damasco do avesso. Fui em cada lugar maneiro, pow Damas é show, vale muito a pena conhecer.

É isso ai pessoal.

Salam



You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!