Guia de Viagem Turquia # 2 - Passagens Aéreas Para Istambul

Guia de Viagem Turquia Parte # 2 - Passagens Aéreas Para Istambul

Faltam apenas 04 meses para a minha terceira viagem a Turquia. E um dos itens mais importantes para uma viagem internacional de longa distância é a aquisição dos bilhetes aéreos. Neste post eu pretendo fazer o passa a passo para a compra dos bilhetes em três diferentes formas: Através de agências de viagens, sites especializados em passagens e pacotes de viagens e nos sites das companhia aéreas.

Eu já utilizei as três formas de compra, e todas deram super certo. E recomendo todas! Para comprar as passagens online é preciso ter cartão de crédito ou então comprar pelo telefone com pagamento por transferência bancaria. Mas não são todos os sites que aceitam pagamento for transferência, a maioria é por cartão de crédito mesmo.

Antes de falar da compra de passagens aéreas, eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas que recebo por email ou por mensagem privada no Facebook. Muitas meninas que namoram habibis e quando decidem viajar para conhecer o namorado, ficam perdidas com muitas dúvidas sobre passagens, visto e conexão.

As passagens aéreas para voos internacionais são cotadas em dólar americano. Por isso os valores variam tanto para um mesmo bilhete cotado em dias diferentes. As passagens para o Oriente Médio costumam custar entre 1000 a 2000 doletas. As vezes mais, as vezes menos. Mas no geral uma passagem ida e volta para Turquia costumar custar nas cias aéreas tops, cerca de 1300 doletas.

Mas quando o dólar está nas alturas por aqui, a passagem fica mais cara, porque a conversão é feita no ato da compra. Outra coisa que pode influenciar no valor da tarifa é a lotação da  aeronave naquele voo. Se um voo está com muitos lugares vagos, faltando apenas três semanas para a data da partida, a companhia temendo um prejuízo, faz uma promoção para aquele voo. Por isso você pode cotar um voo para Istambul pela Turkish Airlines para o dia x e pagar tanto e como pode cotar o mesmo voo para o dia y, e o valor ficar bem diferente.

Outro fator que influência no valor da passagem é a antecedência que se compra um voo. Segundo sites especializados em passagens aéreas como o Melhores Destinos, dizem que o espaço de tempo ideal para comprar as passagens são entre 02 a 04 meses antes da data do embarque. Eu comprei as passagens uma semana antes dos embarques e paguei mais caro. Eu lembro que uns dois meses antes as passagens estavam bem mais em conta e eu deixei para última hora e me dei mal !!!
Então vamos ao que interessa !!!

Comprar passagens aéreas em agência de turismo.

Comprar em agências de turismos é ideal para quem está indo pela primeira vez ao exterior. É mais seguro, pois o agente vai te perguntar as datas de ida e volta e vai te apresentar todos os voos disponíveis. Voos diretos ou com  conexões. No caso de uma viagem para Istambul saindo do Brasil, temos o voo direto São Paulo-Istambul.

Foi o que eu escolhi, entre as muitas opções apresentadas. Eu fiquei em dúvida entre Turkish Airlines, Emirates e Air France. A Emirates eu descartei pois não teria tempo de tirar o visto para Dubai. A Air France eu descartei, porque em Fevereiro de 2010 a Europa estava enfrentando nevascas e vários aeroportos estavam fechando. Escolhi Turkish Airlines com destino a Damasco e stoppover em Istambul.

Eu comprei os bilhetes na CVC de Volta Redonda. Paguei cerca de R$ 3100,00 em dinheiro pelas passagens. Hoje a CVC parcela o valor das passagens em boleto bancário. Na época que eu comprei, era somente em cash! A única ressalva que faço, é que demoraram muito para entregar a cópia do E-Ticket, e o vendedor disse que eu não teria problemas, pois eles achariam minhas reservas no balcão de check in. Mas graças a Deus eu insisti, porque no voo Damasco-Istambul para entrar na área de check in do aeroporto tem que apresentar as passagens ou o E-Ticket impresso.

 Então sempre tenha uma cópia do seu E-Ticket quando for viajar para um país do Oriente. O E-Ticket é muito mais seguro, pois como não é uma passagem física, não pode ser perdida. Algumas companhias dão a opção de escolher entre E-Ticket ou Tickets impressos. Mas eu só vi pessoas com passagens impressas como um carnê das Casas Bahia, lá no aeroporto de Damasco. Aqui no Brasil eu não vi nenhum sambando pelo aeroporto.

Comprar Passagens Aéreas em sites especializados

Os sites especializados em passagens e pacotes são Decolar.com e Submarino Viagens. Outros sites como Americanas Viagens, Shoptime, CVC, Expedia, também são usados pelos viajantes. Eu comprei os bilhetes São Paulo-Istambul pelo Decolar quando fiz minha última viagem para as Arabias! O trecho Istambul-Damasco eu obtive usando minhas milhas e o trecho Damasco-Istambul eu comprei no site da Turkish Airline.

Para ilustrar o passa a passo de comprar em sites especializados, eu fiz uma simulação no site Submarino Viagens e fiz prints para facilitar!

Submarino Viagens

 Passo 1 - A Pagina inicial é assim!
 É muito simples basta colocar a cidade de origem em DE e a destino em Para. Ao lado tem as opção de datas de ida e de volta. Basta clicar no ícone de calendário que uma pequena janela se abre para colocar as datas de embarque e retorno. Eu escolhi São Paulo-Istambul para viajar entre 10/05/2013 a 19/05/2013.

No site Submarino Viagens não é possível cotar passagens para múltiplos destinos. No site Decolar existe a opção de múltiplos destinos. A opção de múltiplos destino serve se você quer viajar para mais de uma cidade. Por exemplo se além de Istambul eu quisesse ir para Capadócia ou Ancara na Turquia, era só colocar as cidades que quero visitar e o site apresenta as opções de voo!

Passo 2 - Escolhe um voo entre as opções apresentadas
 Após preencher as opções de origem e destino e as datas escolhidas, a ferramenta de busca do site vai te apresentar as opções de voos encontradas no banco de dados. No topo da pagina vai aparecer as melhores ofertas encontradas, com os preços e as companhias disponíveis. No pesquisa feita aparecem Etihad Airways, Turkish Airlines e outras. Logo abaixo as opções aparecem mais detalhadas. É possível consultar os horários de partida e chegada. Também aparece o tempo de voo, se é direto ou possui conexões. Eu escolhi a Etihad porque era a com o melhor preço para o destino escolhido.

Passo 3 - Finalização da compra

A finalização da compra é bem simples. Vai aparecer no topo os valores do bilhete das taxas de embarque e impostos. Os detalhes dos voos, como nº dos voos, conexões, aeronave e tempo dos voos.

Logo abaixo aparecem os detalhes do pagamento: como bandeira do cartão, nome do titular e dados de correspondência. Após a finalização da compra, um email de confirmação é enviado, e em até 48 horas é enviado também por email, o seu E-Ticket. Vale lembrar que existe a possibilidade de comprar por telefone e pagar por transferência bancaria. O telefone aparece no topo da pagina inicial!

Comprar passagens diretamente nos sites das cias aéreas

Comprar as passagens nos sites das cias aéreas não tem grandes mistérios. Basta acessar a pagina inicial e começar a pesquisar os voos disponíveis. Vale lembrar que comprar os bilhetes nos sites das cias aéreas, tem a facilidade de comprar bilhetes para vários destinos, adquirir bilhetes usando as suas milhas acumuladas ou de companhias parceiras.

Passo a Passo 3 - Comprando no site da Turkish Airlines

O site da Turkish Airlines é em inglês mas é muito fácil de usar. Basta colocar a origem em From e Destino em TO e colocar a data de embarque em departure date e retorno em return date e clicar em Flight Search.

A ferramenta de busca do site vai trazer os voos encontrados para o destino naquele semana. A partir de Junho de 2013 a Turkish Airlines terá voos diários para Istambul e Buenos Aires saindo de São Paulo.



Depois de clicar em search fligts vai aparecer a página acima com todas as opções de voo próximas a data que você escolheu. Notem que os quadradinhos em amarelo mostram as tarifas mais baixas para aquele destino. Escolha entre manter a data inicial ou escolher outro dia em que o voo está mais barato!


A terceira tela vai te mostrar um resumo do voo escolhido e também as opções de mudança de tarifas ou de classe de viagem. Pode ser que apareça a opção de mudar para a classe conforto ou executiva. No caso da simulação apareceu somente a opção de uma tarifa flexível para mudança de datas e cancelamento.

A quarta tela mostra os detalhes completos dos bilhetes e o valor final da passagens com os impostos e taxas inclusas e em dólares americanos. Na Turkish Airlines e em outras companhias que operam no Brasil, tem a opção de comprar diretamente no escritório físico da companhia e pagar em Reais e dividir no cartão. No site tem os acréscimos de  IOF na fatura do cartão de crédito. Na Turkish Airlines tem a opção de pagar em até 5x no cartão de crédito.

Em algumas companhias como a Qatar Airways, Etihad Airways é preciso apresentar o cartão em que foi realizada a compra no momento do check in. Além disso o titular do cartão tem que estar no mesmo voo. Não dá pra comprar com o cartão do pais, se eles não forem viajar com você!!!


Quinta tela é para colocar os dados do passageiro como nome completo, gênero, telefones e email de contato. Clique em next e abrirá mais um tela para colocar os detalhes de pagamento. Depois de concluir é enviado um email de confirmação e logo após o E-Ticket da sua reserva!

Última Dica

Eu ainda não comprei meus bilhetes para a viagem de Setembro. Pois estou aguardando o passaporte do meu amigo ficar pronto. A previsão de entrega é na Sexta-Feira e a partir da semana que vem já vou começar as fazer as reservas de voos, hotéis e passeios.

Eu fiz uma lista das opções de voos e cias aéreas disponíveis. Eu dividi as cias que operam voos do Brasil para o Oriente Médio e Europa. Eu escolhi as 10 melhores cias aéreas em minha opinião e dividi em tops e médias. O critério para escolher será a que tiver melhor custo beneficio. E também o quanto estou disposta a pagar por cada cia.

Tops

1- Turkish - Voo direto São Paulo-Istambul - Bom serviço de bordo, aeronaves novas e não precisa de conexão e nem de visto. Pago até R$3000,00.
2- Emirates - Conexão em Dubai com visto de trânsito, pernoite, alimentação por conta da empresa. Excelente serviço de bordo e aeronaves novinhas. Pago até R$ 3500,00.
3- Qatar Airways - Conexão em Doha com despesas por conta da empresa. Bom serviço de bordo e aeronaves novas. Pago até R$ 3200,00.
4- Etihad Airways - Conexão em Abu Dhabi  e a empresa não paga as despesas - Bom serviço de bordo e aeronaves novas. Pago até R$ 2200,00. Mas dificilmente escolheria por conta das despesas de visto, pernoite, alimentação e transporte durante a conexão. A não ser que tenha um voo com conexão de até 6 horas e não precise sair do aeroporto.
5- Klm - Conexão em Amsterdã - Bom serviço de bordo. Pago até R$ 2500,00.

Médias

1- Air France - Conexão em Paris - Bom serviço de bordo. Pago até R$ 2300,00.
2- Lufthansa - Conexões em Frankfurt ou Munique - Serviço de bordo razoável. Pago até R$ 2200,00.
3- Swiss Air - Conexão em Zurique - Serviço de bordo razoável. Pago até R$2100,00.
4- TAP - Conexão em Lisboa - Serviço de bordo razoável. Pago até R$2000,00.
5- Alitalia - Conexão em Roma - Serviço de bordo razoável. Pago até R$ 2000,00.

O post ficou um pouquinho grande, mas espero que tenham gostado!

Bause!!!





You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!