Maaloula Continuação
Como eu já havia falado no post anterior que visitei Maaloua em junho de 2010 e o artigo ficou muito longo então decidi dividir em dois.
Como já falei do Convento de Santa Tekla, vamos agora a Igreja de Santa Barbara que fica praticamente enfrente ao Convento de Santa Tekla e também o Convento de São Sérgio que eu não visitei por pura frescura, estava com calor e não quis visitar outros lugares e voltei para Damasco.
A população de Maaloula que significa entrada ou passagem gira em torno de 5 mil habitantes e cristãos e muçulmanos convivem em harmonia e grande parte da população ainda fala o aramaico, a língua que Jesus falava.
Em Maaloula tem um desfiladeiro ou canyon come queiram chamar o lugar que é um corredor esculpido entre a rochas, que você percorre até chegar em local onde tem a imagem de uma santa famosa, me perdoem mas eu não gravei o nome dela. Mas o passeio é legal mais o caminho é ingrime e escorrega pra caramba, por isso não vá de sandália nos pés como eu fiz, te aconselho a usar tênis, pois eu estraguei a minha sandália linda que meu namorado tinha me dado e ainda fiquei com os pés cheios de bolhas.
Maaloula tem muitos lugares interessantes para conhecer e o ideal é você ir bem cedinho e pernoitar na cidade para conhecer todas as igrejas, mosteiros e cavernas.
Nos hotéis de Damasco você consegue fechar passeio de dia inteiro ou com pernoite com translado e guia falando inglês.
Os hotéis que me hospedei em Damasco estão ligados a Julia Dumna que promove passeios e viagens pelas Siria - http://juliadumnagroup.com
Hoteis em Maaloula
Safir Maaloula
Esse hotel fica no topo de uma montanha e de lá tem uma excelente vista da cidade.
Você passar uma noite no Convento de Santa Tekla e ouvi dizer que se pode fazer o mesmo no Mosteiro de São Sérgio.
Restaurantes em Maaloula
Family Restaurant
Na mesma rua do Convento Santa Tekla, comida boa e de preço justo. Esse restaurante é gerenciado por 2 irmãos gêmeos que tem o corpo cheio de tatuagens em aramaico, que a principio eu pensei que fosse hebraico, e pensei que estava em restaurante de judeus , isso até a ficha cair e perceber que eles eram cristãos.
Eu lembro que eu comi um kebab maravilhoso e uma deliciosa sopa com camarão, e hoje enquanto eu escrevo este post estou conversando com o Muhanad, amigo do meu namorado que me levou para conhecer Maaloula e ele lembrou do caso dos irmãos com tatuagens em aramaico.
Como chegar em Maaloula
Vindo de Damasco é só pegar a rodovia Damasco-Homs e vai trafegar pelos menos uns 30 minutos pelo deserto sírio (pedras) e verá quando chegar em viaduto para atravessar a pista e entrar em Maaloula. Tome cuidado para não se perder, porque ´retorno é longe e quase não existe postos de gasolinas pela estrada como é comum aqui no Brasil.
Acho que eu já falei tudo que sei sobre Maaloula e agora deixo umas fotos para vocês terem uma ideia do lugar.
Vilarejo de Maaloula
Espero que gostem e deixem seus comentários
Beijos
SALAM
lugar abençoado por Deus
ResponderExcluirOlá Roberto
ResponderExcluirSim Maaloula é um lugar especial!
Muitas saudades da Síria!
Abraços