quarta-feira, 25 de março de 2015

Meios de Transporte em Istambul


Meios de Transporte em Istambul

Um dos pontos mais positivos de Istambul são os meios de transportes públicos. A cidade possui um  transito mega caótico com enormes engarrafamentos, principalmente nos horários de pico! A cidade de Istambul é servida de linhas de metro subterrâneo, linhas de tramway ( veiculo leve sobre trilhos) funiculares (bondes subterrâneos), trem urbano, trem de subúrbio, dolmuses (lotação), ônibus, taxis e transportes aquáticos como ferryboats, catamarãs, balsas e taxis aquáticos que te levam para qualquer parte da cidade, seja no Ocidente ou Oriente! 

Afinal estamos falando de Istambul a única cidade do mundo dividida entre dois continentes, o lugar onde o Oriente encontra o Ocidente! De todos os meios de transportes disponíveis em Istambul, o meu predileto é o Tramway, uma espécie de metro de superfície! É um meio de transporte eficiente, seguro, rápido e barato!


     Trânsito Caótico

De um modo geral o transito é muito ruim, principalmente nas áreas turísticas, no sentido cidade para o Aeroporto de Ataturk e vice-versa.Na Ponte do Bósforo sempre tem transito engarrafado!  Sempre peguei muito transito vindo ou indo para o aeroporto e se perde muito tempo no transito. 

Apesar da linha de metro presente no aeroporto eu sempre optei por um transfer privativo, afinal depois de uma viagem longa eu quero é chegar da forma mais confortável no hotel! Mas do transito eu não escapo, mas é chato perder tanto tempo no trânsito!
    Tramway


O Tramway  nada mais é que veículo leve sobre trilhos ou metrô de superfície é de longe um dos melhores meios de se locomover pela cidade. É barato, rápido e está presente em praticamente todas as áreas turísticas da cidade! 

Por exemplo você pode sair de Kabatas e ir até Bagcilar pagando apenas uma passagem! Eu usei o sistema de Tramway praticamente todos os dias e em diversos horário, inclusive tarde da noite e é muito seguro. Usava até no horários de pico quando o sistema fica bem lotado, e dizem que os batedores de carteira aproveitam da superlotação dos vagões para roubar! Mas eu não vi nada suspeito durante as viagens!
Um dos pontos fortes dos transportes em Istambul é a forma de pagamento. Existem três formas de se pagar uma passagem de tramway ou qualquer outro transporte. As formas são: os jetons que são fichas de plástico de cor laranja que custavam em 2013, 03 liras turcas e que se comprava através de maquinas automáticas com a inserção de moedas ou cédulas.

 A segundo forma é através de cartões recarregáveis e na época a passagem paga pelo cartão custava cerca de 02 liras turcas e a terceira e última forma é através de um dispositivo chamado Akbil ou bilhete inteligente, que também é recarregável e o preço das passagens também saiam a cerca de 02 liras turcas.

Em todas as estações do sistema tramway possui maquinas para recarregar cartões ou comprar jetons. Como disse as maquinas aceitam cédulas e moedas. Perto das estações sempre tem ambulantes vendendo o cartão pré-pago que pode ser recarregado em qualquer máquina! Alias os jetons, cartões pré-pagos e o Akbil são aceitos em outros meios de transportes como metrô, funicular, trem, ferryboats e etc.


Além das linhas convencionais de Tramway, existe o serviço especial de veículo leve sobre trilhos que liga o Aeroporto Internacional Ataturk a Estação Aksaray. São cerca de 16 estação do aeroporto até Aksaray que fica bem próxima da área turística de Sultanahmet. Da Estação Aksaray existe a opção de pegar o Tramway que passara por Sultanhmet, Eminonu, Karakoy entre outras até chegar a Kabatas. 

 De Kabats pegando o funicular chegará na Praça Taksim.Neste trajeto existe diversas opção de hotéis e hostels! Outro opção existente é pegar o metro no sentido Taksim ou até em pontos mais longes da área turística!

    Bonde Nostálgico Istiklal Caddesi
O bondinho vermelho que atravessa a Istikla Cadesi desde Tunnel até Taksim! Os turistas disputam um lugar no bondinho e todos querem tirar uma foto para recordação! Eu particularmente nunca andei de bondinho nostálgico mas quem sabe na próxima viagem a Istambul !

    Funicular  Tunnel

Outro meio de transporte existente em Istambul é o bonde subterrâneo que liga Karokoy a Praça Tunnel na extremidade da Istikal Caddesi. É um bondinho antigo vermelho e branco, também muito turístico e nele o preço da passagem é maior que os demais por ser muito utilizado por turistas!

    Funicular  Kabatas
 Entre Kabatas e Taksim tem o moderno bonde subterrâneo que é sempre bem concorrido e que utilizei bastante principalmente na minha última viagem, porque eu fiquei em um hotel perto da Praça Taksim e pegava o bonde na estação de mesmo nome até Kabatas e de lá pegava o tramway sentido Eminonu e ou Bagcilar

    Metro

Outro meio de transporte existente na cidade e que é bem legal mas ele não cobre as áreas turísticas de Sultanahmet  e proximidades . Mas para quem deseja explorar outras áreas menos turísticas é uma excelente pedida!


  Trem
 Da Estação Sirkeci (antiga estação do lendário Expresso do Oriente) temos a oferta de várias linhas de trem para os subúrbios de Istambul da parte europeia, contornando o mar de Mármara. No lado asiatico temos a Estação Haydapasa de onde partem trens para os subúrbios da Istambul no Oriente! Eu nunca utilizei este meio de transporte e não posso dizer se é bom ou ruim!

    Ônibus Urbanos

    Outra opção de transporte são os ônibus urbanos. Várias linhas operam em todas as regiões da cidade, inclusive nas áreas turísticas, como nesta foto que eu tirei da janela do meu quarto do hotel em Beyazit. Eu nunca andei de ônibus durante as minhas viagens para Istambul!

    Dolmus
Dolmus são micro-ônibus e ou vans de lotação, com destino pré-determinado, que só parte quando está com a lotação completa. Os destinos são exibidos no parabrisas ou janelas dos dolmus e o motorista costuma gritar o destino. Também nunca dei um rolê por Istambul a bordo de um dolmus!


    Taxi

   Os taxis de Istambul são amarelinhos e vão para todos os cantos de Istambul. Sobre os taxis eu preciso fazer um alerta, que você leitor irá encontrar também em outros blogs, sites e nos guias de viagem online e impresso. Infelizmente os taxistas de Istambul que circulam pelas áreas turísticas, especialmente em Sultanahmet, tem uma péssima fama de serem desonestos e tentarem aplicar golpes em turistas. Os golpes mais comum é cobrar valores em dobro ou até mais nas corridas. Costumam não querer ligar o taxímetro. 

Então sempre que entrar em um táxi exija que o taxímetro seja ligado, em caso de problemas procure a policia turística. Eu particularmente já tive experiência de viajar com taxistas honestos e com taxistas pilantras que queriam me extorquir e eu quase dei na cara dele. Falei na cara dura Allah está vendo isso, você não tem vergonha de querer roubar uma turista, vou chamar a policia! O homem me olhou com uma cara e eu apontei o dedinho pro céu demonstrando que Allah estava de olho nele!

    Transporte Áquatico
    Sobre transportes marítimos temos: ferryboats, catamaras, balsas, táxis aquáticos que cruzam o tempo todo o Ocidente e o Oriente. As principais cais são Eminonu, Sirkeci, Karakoy, Kabatas e Beskitas no lado europeu. No lado asiático temos Kadikoy e Uskudar! Os sistema de transporte marítimos também utiliza os meios de pagamentos do metrô, tramway e funicular.
Além das linhas convencionais que transportam de um lado pro outro da cidade, existem também as linhas de cruzeiro turísticos com algumas opções de itinerários e tempo de duração. O que eu gosto mais é o passeio de 04 horas pelo Estreito de Bósforo até chegar no mar Negro. Tem os passeios de menor duração pelo estreito e também o passeio pelo Chifre de Ouro.

O nome do passeio em turco é Uzun Bogaz Turu e custava 25 liras turca e partia as 10:35 da manhã. O passeio começa em Eminonu e vai avançando pelo Estreito de Bósforo passando por Beskitas, Kanlica, Sariyer, Rumeli Kavagi e por último Anadolu Kavagi chegando no mar Negro. O passeio ida e volta dura em média 4,5 horas. 

Para fazer o passeio vá até o bairro Eminonu e no cais de mesmo nome procure pelas empresas IDO (veja foto acima do ponto de embarque da empresa) e Sehir Hatlari. É um país maravilhoso uma viagem literalmente entre o Ocidente e Oriente!  Separe algumas horas de um dia em sua estadia em Istambul para fazer este passeio! Existem outras opções de passeios pelo Bósforo!

       Para entender melhor a rede de sistemas de transportes de Istambul, veja o mapa abaixo:

    Mapa do Tramway 
Todos os guias de Istambul possuem mapas das redes de transportes, especialmente do metro e tramway!

Neste Vídeo eu falo um pouco dos meus guias de Istambul

Aplicativos para smartphones

Bitaksi - App free com opção em inglês que é utilizado para pedir taxi e calcula o valor da corrida.
Trafi Türkiye -Mostra os meios de transportes e os trajetos possiveis para chegar ao seu destino

sexta-feira, 20 de março de 2015

Guias de Istambul e Idiomas Para Viagem


Guias de Istambul e Idiomas Para Viagem!

Neste vídeo eu mostro quais os guias da cidade de Istambul que eu utilizo durante a minhas viagens à Turquia. Também mostro os meus guias de bolso de árabe e turco. Os guias possuem um tamanho que cabe sem problemas em uma bolsa ou mochila pequena e que se pode carregar com você o tempo todo sem pesar ou ocupar muito espaço!!!

 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Novela Turca Mil e Uma Noites


Novela Turca Mil E Uma Noites


A Band TV começou exibir no dia 09 de Março de 2015 a novela turca Mil e Uma Noites. Na verdade as novelas turcas se tornaram uma febre aqui na América Latina. Países como Uruguai, Chile, Argentina e agora o Brasil também entrou na roda.

 O nome original da novela em turco é Binbir Gece. Fiz uma pesquisa pela web e a novela foi um sucesso em vários países. Na verdade as novelas turcas fazem muito sucesso no Oriente Médio. Eu mesma já assisti vários capítulos de algumas novelas turcas durante minhas viagens para Turquia e Oriente Médio!!   A novela foi transmita entre 2007 e 2009 na Turquia dividida em três temporadas! Na Band a novela é exibida de segunda a sábado as 20:20 hs. 

Eu não consegui assistir a novela no horário de exibição ainda, vejo os capítulos diretamente do site oficial da novela no Brasil. Além de Mil e Uma Noites, a Band também comprou a novela Fatmagul e pretende exibi-la em 2015 também ! Parece que a novela Mil e Uma Noites está com uma boa aceitação do público brasileiro. Quem sabe a Band também não compra outras novelas como Muhtesem Yüzyil, a novela da Hürrem Sultan (Roxelana) uma escrava russa que se tornou a preferida do Sultão Suleyman O magnifico! Essa novela eu espero ansiosamente !

Link para a Fan Page da novela https://www.facebook.com/1001NoitesBand?fref=ts
Link para o site oficial da novela no Brasil http://entretenimento.band.uol.com.br/mileumanoites/videos.asp 

Resumão básico

A trama é protagonizada por Sherazade (Berguzar Korel), uma jovem arquiteta que ficou órfã de mãe aos 12 anos e de pai aos 19. Também perdeu o marido, com quem se casou contra a vontade dos pais. Sozinha, descobriu que o filho, Kaan (Efe Çinar), é portador de leucemia e pode morrer a qualquer momento.


Desesperada, Sherazade pede ajuda para conseguir um transplante milionário de medula para o filho. Após ouvir a recusa do sogro, ela apela ao chefe, Onur (Halit Ergenç), que aceita pagar a operação da criança, sob uma condição: a arquiteta deveria passar uma noite com ele.

A partir daí, Sherazade ficará dividida entre recusar a oferta do chefe e ver o seu filho morrer ou aceitar a proposta, abrir mão da honra e lidar com o sentimento de culpa com as lembranças dos pais e do marido morto!

Para quem perdeu os primeiros capítulos pode assistir diretamente no site da novela, clique aqui e aproveite!  

A novela é uma boa pedida para quem deseja conhecer um pouco mais da Turquia e a sua cultura! Existe sim um filtro (várias cenas foram cortadas) para que produto fique mais leve para o público ocidental (brasileiro), mas mesmo assim é fornece informações importante sobre a cultura, o papel da mulher, a superioridade masculina e jeito como eles costumam tratar aqueles que julgam ser  inferiores!

Mil e Uma Noites e a Sherazade!

É impossível falar de Mil e Uma Noites e Sherazade e não lembrar da estória original!


Como uma boa apreciadora da cultura desde criança eu conheço bem a história das Mil e Uma Noites e a figura da Sherazade. Já li esta história mais de 1001 vezes desde que aprendi a ler !

Conta a lenda que na antiga Pérsia o Rei Shariar descobre que foi traído pela esposa, que tinha uma affair com um dos servos. O rei em acesso de fúria matou os dois. Depois ele decidiu que toda noite se casaria com uma mulher diferente e que na manhã seguinte a pobre esposa seria morta, para que nunca mais corresse o risco de levar outro par de chifres! 

Até que um dia após ficar viúvo todas as manhã durante três anos, ele se casa com Sherazade, que muito da esperta, começou a contar todos os dias um trecho de uma estória e o rei querendo saber o final da estória poupava a vida de Sherazade dia após dia até que o rei ficasse apaixonado por ela.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Relacionamento com árabes - Quando Dá certo Parte II


Relacionamentos com árabes - Quando dá certo parte II

Conforme prometido aqui está segunda parte do vídeo falando quando relacionamentos entre brasileiras e árabes dá certo. Para quem perdeu a parte I é só clicar aqui ! No segundo vídeo eu abordei alguns aspectos positivos deste relacionamentos na fase inicial do namoro seja ele presencial ou virtual. Em breve a parte III será gravada!
 
Aspectos Positivos Quando o relacionamento com árabes dá certo, parte II
 
1- Manter contato diário ou com frequência
2- Manter contato com a família dele
3- Ter planos reais e atitude proativa para tirar o plano do papel
4- Ter meios próprios de pagar pela viagem, pelas custas do casamento
5- Ser sincero e íntegro

 

quinta-feira, 5 de março de 2015

Resenha A Cidade Do Sol


A Cidade do Sol

Este livro de Khaled Hosseini foi lançado em 2007 e não deixa nada a desejar para o livro O Caçador de Pipas, pra falar a verdade acho que eu gostei muito mais de A Cidade do Sol!!  Mais uma vez o Afeganistão é o pano de fundo da história de duas mulheres afegãs de cidades e idades diferentes que se cruzam em determinado tempo no livro. Mariam e Laila são duas mulheres muito interessantes cada uma com seus dramas pessoais!

É muito bom ver o Afeganistão sob o ponto de vista das mulheres e  seus dramas, desafios, sonhos e alegrias. Livros como  A Cidade do Sol e O Caçador de Pipas ajuda a compreender um pouco mais o Afeganistão antes, durante e após o regime dos talibãs!

  
A Cidade do Sol

Autor: Khaled Hosseine
                                              Publicação:Editora Nova Fronteira Participações S/A
    ISBN: 978-85-209-3567-5
Páginas: 364


Mariam sempre foi uma mulher sofrida desde mesmo antes do seu nascimento. Filha bastarda de um homem rico e mãe empregada doméstica, nunca teve grandes chances na vida, muito pelo contrário! Não estudou, não podia desfrutar da companhia do pai rico quando quisesse e foi forçada a se casar com um homem mais velho após a morte da trágica da mãe!

Laila filha caçula de uma família simples mas muito amorosa, teve uma infância feliz. Sua vida mudou completamente após perder os pais e irmãos e ser obrigada a casar com um homem mais velho por não haver outro alternativa. Apesar de todas as lutas e sofrimento, acaba por ter um final mais feliz que a pobre Mariam !!!

Indico o livro de olhos fechados para quem gosta de histórias de mulheres que sofrem, lutam, morrem, vencem! Tem muitas informações interessantes sobre o Afeganistão e os talibãs!
 



domingo, 1 de março de 2015

Filme A Flor do Deserto


Eu gravei um vídeo a MGF - Mutilação Genital Feminina e este filme tem tudo a ver com o tema, por isso aparece nos links do box de informação do vídeo. O enredo é baseado na história real de Waris Dirie, uma ex modelo somali que sofreu a mutilação genital na infância assim como 99% das meninas e mulheres de seu país! O longa  A Flor do Deserto é uma produção britânica-alemã de 2009.


Sinopse A Flor do Deserto

Waris Dirie (Soraya Omar-Scego / Liya Kebede) nasceu em uma família de criadores de gado nômades, na Somália. Aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, ela atravessou o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviaram para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Ela passa toda a adolescência sem ser alfabetizada. 

Quando vê a chance de retornar ao país, ela descobre que é ilegal da Somália e não tem mais para onde ir. Com a ajuda de Marylin (Sally Hawkins), uma descontraída vendedora, Waris consegue um abrigo. Ela passa a trabalhar em um restaurante fast food, onde é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson (Timothy Spall). Através da ambiciosa Lucinda (Juliet Stevenson), sua agente, Waris torna-se modelo. Só que, apesar da vida de sucesso, ela ainda sofre com as lembranças de um segredo de infância.

 Uns dos momentos mais fortes do filme é quando  Waris descobre que as mulheres da Inglaterra não são submetidas a mutilação genital feminina e que ela teve sua genitalia mutilada aos três anos de idade assim como suas irmãs! 


Filme A Flor do Deserto (Inglês sem legendas)



A Flor do Deserto (Em Espanhol sem legenda)


Não achei o filme em português

                                                        Waris Dirie

Tabus das Arábias - Mutilação Genital Feminina


A Mutilação Genital Feminina, conhecida pela Sigla MGF é uma prática tribal comum nos países da África Ocidental, África Oriental, Norte da África, Oriente Médio, Asia e Europa. Estima-se que cerca de 03 milhões de meninas são submetidas a estas práticas cruéis  para a realização da circuncisão feminina. 


Eu gravei um vídeo falando deste tabu, e logo abaixo eu deixo o link do filme A Flor do Deserto baseado na história real de Wiris Dirie, uma modelo somali que levantou a bandeira em prol do combate a este prática absurda. Também deixo os links de algumas matérias sobre o tema!






Filme A Flor do Deserto (Inglês sem legenda)


A Flor do Deserto (Em espanhol sem legenda)


Livro A Rosa Mutilada ( eu recebi uma cópia do livro de uma leitora que fez a tradução do livro para o inglês e recomendo) a venda no site Amazon http://www.amazon.com/rosa-mutilada-Mutila%C3%A7%C3%A3o-Genital-Feminina-ebook/dp/B00AVXQXCK/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1426900606&sr=8-1&keywords=rosa+mutilada

Links

http://noticias.terra.com.br/mundo/naquele-momento-so-queria-morrer-conta-mulher-mutilada,4b55d1e5c8936410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
http://noticias.r7.com/internacional/fotos/fotografo-registra-dor-e-lagrimas-de-meninas-em-cerimonia-de-mutilacao-genital-feminina-no-quenia-26122014#!/foto/1
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/onu-pede-fim-da-mutilacao-genital-feminina-3
http://www.who.int/eportuguese/publications/mutilacao.pdf