sexta-feira, 13 de março de 2015

Novela Turca Mil e Uma Noites


Novela Turca Mil E Uma Noites


A Band TV começou exibir no dia 09 de Março de 2015 a novela turca Mil e Uma Noites. Na verdade as novelas turcas se tornaram uma febre aqui na América Latina. Países como Uruguai, Chile, Argentina e agora o Brasil também entrou na roda.

 O nome original da novela em turco é Binbir Gece. Fiz uma pesquisa pela web e a novela foi um sucesso em vários países. Na verdade as novelas turcas fazem muito sucesso no Oriente Médio. Eu mesma já assisti vários capítulos de algumas novelas turcas durante minhas viagens para Turquia e Oriente Médio!!   A novela foi transmita entre 2007 e 2009 na Turquia dividida em três temporadas! Na Band a novela é exibida de segunda a sábado as 20:20 hs. 

Eu não consegui assistir a novela no horário de exibição ainda, vejo os capítulos diretamente do site oficial da novela no Brasil. Além de Mil e Uma Noites, a Band também comprou a novela Fatmagul e pretende exibi-la em 2015 também ! Parece que a novela Mil e Uma Noites está com uma boa aceitação do público brasileiro. Quem sabe a Band também não compra outras novelas como Muhtesem Yüzyil, a novela da Hürrem Sultan (Roxelana) uma escrava russa que se tornou a preferida do Sultão Suleyman O magnifico! Essa novela eu espero ansiosamente !

Link para a Fan Page da novela https://www.facebook.com/1001NoitesBand?fref=ts
Link para o site oficial da novela no Brasil http://entretenimento.band.uol.com.br/mileumanoites/videos.asp 

Resumão básico

A trama é protagonizada por Sherazade (Berguzar Korel), uma jovem arquiteta que ficou órfã de mãe aos 12 anos e de pai aos 19. Também perdeu o marido, com quem se casou contra a vontade dos pais. Sozinha, descobriu que o filho, Kaan (Efe Çinar), é portador de leucemia e pode morrer a qualquer momento.


Desesperada, Sherazade pede ajuda para conseguir um transplante milionário de medula para o filho. Após ouvir a recusa do sogro, ela apela ao chefe, Onur (Halit Ergenç), que aceita pagar a operação da criança, sob uma condição: a arquiteta deveria passar uma noite com ele.

A partir daí, Sherazade ficará dividida entre recusar a oferta do chefe e ver o seu filho morrer ou aceitar a proposta, abrir mão da honra e lidar com o sentimento de culpa com as lembranças dos pais e do marido morto!

Para quem perdeu os primeiros capítulos pode assistir diretamente no site da novela, clique aqui e aproveite!  

A novela é uma boa pedida para quem deseja conhecer um pouco mais da Turquia e a sua cultura! Existe sim um filtro (várias cenas foram cortadas) para que produto fique mais leve para o público ocidental (brasileiro), mas mesmo assim é fornece informações importante sobre a cultura, o papel da mulher, a superioridade masculina e jeito como eles costumam tratar aqueles que julgam ser  inferiores!

Mil e Uma Noites e a Sherazade!

É impossível falar de Mil e Uma Noites e Sherazade e não lembrar da estória original!


Como uma boa apreciadora da cultura desde criança eu conheço bem a história das Mil e Uma Noites e a figura da Sherazade. Já li esta história mais de 1001 vezes desde que aprendi a ler !

Conta a lenda que na antiga Pérsia o Rei Shariar descobre que foi traído pela esposa, que tinha uma affair com um dos servos. O rei em acesso de fúria matou os dois. Depois ele decidiu que toda noite se casaria com uma mulher diferente e que na manhã seguinte a pobre esposa seria morta, para que nunca mais corresse o risco de levar outro par de chifres! 

Até que um dia após ficar viúvo todas as manhã durante três anos, ele se casa com Sherazade, que muito da esperta, começou a contar todos os dias um trecho de uma estória e o rei querendo saber o final da estória poupava a vida de Sherazade dia após dia até que o rei ficasse apaixonado por ela.