Costumes Turcos

Costumes Turcos

Quando viajamos para outros países é necessário conhecer um pouco dos costumes e evitar constrangimentos, mal-entendidos e até confusões. Conhecer a cultura local do país é um ato de respeito pelo anfitrião. Não precisa se tornar um especialista, mas pesquisar um pouco não custa mais que algumas poucos horas, seja para ler livros e guias de turismo impressos ou sites e blogs na Internet.

Como a estreia da novela sobre a Turquia está próxima, eu tenho visto que muita gente tem procurado pelo o assunto e caindo aqui no blog. Então eu vou listar os principais costumes turcos que eu conheço e espero que ajude a alguém a não pagar muitos micos pela Turquia.

A Turquia é um país de maioria islâmica, mas é um república moderna e tolerante mas mesmo assim não é bom não abusar da hospitalidade dos amigos turcos e sempre que tiver duvida, observe ou pergunte !

Costumes Turcos

Sapatos não entram
Não só na Turquia mas em qualquer outro país muçulmano é um costume adotado pela população. Eu visitei algumas casas na Turquia e na Síria e quando fui conhecer a família do meu ex, eu no calor da emoção acabei entrando de sapato e depois percebi que tinha me esquecido ... e eles não falaram nada porque eu era visita, mas eu tratei logo de tirar os tênis que estava calçando.

Foi muito engraçado eu tentando tirar  e ele e os irmão tentando colocar o sapato de volta no meu pé. Fiquei vermelha de vergonha e pedi mil desculpas ... sei que as crianças adoraram e ficaram rindo as minhas custas e mostrando para os país que menina grande entrou de sapato. Sim, eles me chamavam de menina grande ou amiga grande do tio Mahmoud, é mole??? Ainda bem que não paguei esse mico na Turquia!!!!

Olho Turco
Os turco são uns caras pra lá de superticiosos e morrem de medo do azar!!! Sim pra todo lugar que se vá, tem um olho turco para espantar o olho gordo, azar e má sorte. O nazar boncuk está nas portas das casas, nas lojas, restaurantes, em chaveiros, cordões, pulseiras e brincos. O que não falta pelas ruas da Turquia é o bom e velho olho turco

Figa da Sorte

Continuando na vibe dos amuletos contra o má sorte, fique sabendo que a inofensiva figa na Turquia é considerado um objeto com significado  pra lá de obsceno. O gesto da figa seria algo como mostrar o dedo do meio, por isso nem pense em viajar com uma figa para a Turquia, porque os turcos ficarão bem ofendidos.

Amizade entre homens
A foto não simboliza um casal homossexual na Turquia e sim dois amigos andando de braços dados pelas ruas. Isso não acontece somente lá mas em outros países do Oriente Médio  como Síria, Jordânia e outros. Diferente do ocidentais, os homens demonstram seu afeto de forma mais explicita.

 Cumprimentam os amigos homens com beijos no rosto, na testa, abraços e andam de mãos dadas sem que isso afete a masculinidade dos homens de lá. No começo a gente acha estranho mais depois vai se acostumando... difícil é acostumar quando de tem um namorado árabe/turco beijando os amigos!
Mas lembre que isso é entre os homens e eles não costumam cumprimentar os homens ocidentais desse modo e o velho aperto de mão é o mais usado.

Amizade entre homens e mulheres

Os homens não cumprimentam as mulheres que não tem parentesco com beijos e abraços .... só quando são bem íntimos e estão quase namorando, quando tem outros interesses em jogo.

Os turcos são bem safadinhos, olham pra as mulheres mesmo, mexem e acham que toda mulher que da um sorriso para ele .... que fazer "coisas" com ele. Tem turco super educado que se aproxima sem más intenções de mulheres ocidentais.

Eles ou muitos deles pensam que todas as mulheres ocidentais são fáceis. Pensam que podem chegar e pegar e se não tomar cuidado vai cair na lábia do turco. Tenha em mente que se o turco vir de gracinhas que ele não faria com uma turca, como por exemplo te tocar seja no ombro, nos cabelos e pior ainda se por a mão na cintura. Se ele fizer repreenda na hora, ele está deliberadamente te molestando e agindo de uma forma que se fizer o mesmo com uma turca, ela dava uma bolsada nele e ainda chamava a policia. Mesmo que ela esteja afim do cara não vai deixar que ele manche a reputação dela.

Muitas meninas desconhecem os costumes e acham normal que um turco que não seja conhecido dela a toque de forma desrespeitosa e ainda conta pro outros que você é fácil. Se gostou de um turco que viu na cidade e quer conhece-lo melhor, va para um cafe movimentado e converse com o rapaz e se caso ele  te toque muito, decida o que for melhor: desista e procure por um partido melhor ou aceite ser o lanchinho dele.

Outros costumes

-Bebem muito chá, principalmente o chá preto e de maça
-Apontar o dedo para alguém é considerado um gesto deselegante
-Fumam bastante nargile
-Gostam de futebol
-Adoram gatos
-Muitos turcos bebem e até mesmo no Ramadan
-Bebidas apreciados pelos turcos são cerveja Efes, Raki, Vodka e vinho
-Não gostam que falem mal de Kemal Ataturk, o responsável pela transformação da Turquia em uma republica moderna

Bem acho que falei tudo que eu sei sobre os costumes turcos, talvez tenha esquecido de colocar algo e caso eu me recorde, faço uma atualização do post. Quem conhecer outros, não deixar de nos contar!!!

Selam !!!

You May Also Like

31 comentários.

  1. Interessantes estes costumes. O da figa fiquei sabendo através da propaganda da nova novela! Excelente post!

    ResponderExcluir
  2. Sim a moreninha que fala engraçado vai sair com um colar com uma figuinha e os turcos vão ficar doidos!!!

    Obrigada Magda

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci um turco ele e muito apaixonante mas e estranho tão pouco tempo diz que me ama me chama dr meu amor meu esposa conheci ele pela facebook e constume deles se apaixonar sem ter contado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria de Fátima. Eu conheci um turco que ttambém diz que me ama e é bem atirado!

      Excluir
  4. Olá Maria de Fatima!

    Muito obrigada!
    Fique atenta as dicas para não cair em nenhuma cilada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das dicas,, pois conheci um turco agora ja sei como me comportar.
    OBRIGADA PELA DICA..

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito pois conheci um turco e vou conhecer a familia dele .
    Obrigada pela dica assim nao vou passar vergonha.

    ResponderExcluir
  7. Olá Leticia!

    Que bom que gostou das dicas!
    Não marque bobeira la na Turquia!

    ResponderExcluir
  8. muito obrgd pois gostei e se possivel pode nos falar como podemos namorar e evitar de namorar com uma turca...

    ResponderExcluir
  9. Olá Amaro, não entendi a sua pergunta.

    ResponderExcluir
  10. Olá obrigada eu gostei muito das suas dicas! Eu conheci um turco e gostaria de saber se quando eu chegar no aeroporto da turquia e eu avista ele, eu posso correr abraçá ele e dá bjos na boca ? ?Somos bem intimos tipo um namorado virtual nunca nós vimos antes. E ele quer muito que eu vá até ele e fala que quer muito me apresentar para os pais dele e depois nós casar eu posso chegar e fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salam Khadyja!

      A Turquia é um país de maioria islâmica e demonstrações publicas de afeto não são bem-vindas!
      Você pode abraçar e dar um beijo nele mas sem excessos. Mas isso não é bem-visto por lá.

      Excluir
  11. Olá eu gostei muito das suas dicas mais preciso da sua ajuda pois estou em dúvida! Eu conheci um turco e ele quer muito que eu vá até ele! Más somos namorados virtual no Google+ e no Facebook Rsrsrsrs estou muito feliz em ter conhecido ele, ele me diz que vai estar no aeroporto me esperando e quando me vê vai sair correndo e me dá vários bjos e Abraços! Eu gostaria de saber como posso fazer eu posso abraçá e dá bjos ou não séria sério dá minha parte se eu fizer assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como respondido pode mas sem excessos. Lembre-se a Turquia é um país de maioria muçulmana.

      Excluir
  12. Olá por favor me ajudem! Tenho 22 anos sou mãe de três filhos e acabei de conhecer um turco eu falei tudo sobre mim que tenho filhos e etc..más ja tem 7 meses que nós falamos através da Internet ele diz muito que me quer que me ama quer me enviar dinheiro ou bem melhor a passagem para que eu vá até ele e nós conhecermos ele tem 35 anos de idade me diz me levar para conhecer os pais dele eu tenho muito medo de ir para um lugar que eu nunca fui! Mas também tenho muita vontade de ir até ele estou gostando muito dele sobre os meus filhos ele falou que ama crianças ele diz que quer se casar comigo más eu não confio muito por favor gente me ajudem! Ele se declara que me ama em publico no Google+ e no Facebook todos comentam irmão irmã e desejam muitas felicidades para nós más ainda tenho muito dúvida me ajudem por favor obrigado a todos bjos? ???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá com calma. Turcos são habeis com as palavras mas na hora do vamos ver eles fogem. A cultura e os costumes são muito diferente. Não se iluda com belas palavras porque eles falam assim entre eles mesmos. Cuidado!

      Excluir
  13. Obrigado amigo por me responder bjos feliz tarde ♡ ♡ ^ - ^

    ResponderExcluir
  14. Ola conheci um turco através de um jogo na internet, e durante o jogo ficava falando comigo, e ele conseguiu me achar no facebook, ele é muito gentil, mais estranhei pq ele diz que me ama, que se encantou com minha imagem, me chama de bebê, achei tão estranho, pois nem se conhecemos direito, é costume deles serem carinhosos assim? Se não for só pra se aproveitar eles são assim mesmo carinhosos?

    ResponderExcluir
  15. Por que quando as mulheres se assustam com algo, elas fecham a mão e levam até a boca, como se estivessem bebendo algo, e sugam o ar? Percebi isso na novela Fatmagül.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Se for o que eu estou pensando é como eles se expressam quando levam um susto!

    ResponderExcluir
  19. Tenho curiosidade sobre o interior das casas turcas... as cozinhas ficam no andar de cima?

    ResponderExcluir
  20. Olá, a fatmagul protagonista da novela da band sempre que se assusta leva o dedo polegar aparentemente ao céu da boca, o que isso quer dizer? Parabéns pelas dicas, beijos querida!

    ResponderExcluir
  21. Gostei da matéria sobre os hábitos e cultura turcos.Obrigado!
    Fatmagül é uma ótima série!Agora acompanharei Sila.
    Felicidades!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!