sábado, 21 de maio de 2016

O Famoso Chá de Hibisco

Olá pessoas!

Finalmente gravei um vídeo para mostar o preparo do famoso e saboroso chá de hibisco. Quem acompanha o canal e ou blog já percebeu que eu falo muito sobre esse chá rosinha que eu tomava lá na Síria! Melhor chazinho da vida!!!

O chá de hibisco virou modinha depois que celebridades começaram a tomar com finalidade de emagrecimento e também para quem sofre com retenção de líquidos no corpo! Eu tomo porque é gostoso, tem cheirinho bom e me faz lembrar da Síria! Lá nas Arábias o chá de hibisco é conhecido como Karkadeh ou Karkaday (hibiscus tea).

Na Síria o chá é tomado quente mesmo no verão mas aqui as pessoas tomam o chá gelado mesmo! Eu sempre tomo quentinho. Eu gosto de tomar o chá de saquinho da marca Leão, sabor Rosas Silvestres, Hibisco e Amora! Uma perfeição de aroma e sabor! Tem a opção de comprar  o hibisco seco em supermercados e afins! Eu já vi até gelatina de hibisco no mercado! 
Vamos ao Wikipedia para ter uma definição do hibisco

Hibiscus sabdariffa, conhecido popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira, é um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Com origem controversa (África ou Ásia), pode chegar aos 3 metros de altura. É cultivado comercialmente devido às suas propriedades medicinais, mas também tem usos ornamental, têxtil e culinário. Apesar de a África ser o maior produtor, o maior importador é a Alemanha, que agrega valor aos cálices importados da África. A sépala de sua flor é usada no preparo de doces, geleias e xaropes . O fruto é uma cápsula vermelha.
 

Propriedades Medicinais

A infusão pode ser feita por qualquer parte da planta, mas o melhor sabor está nos cálices, sendo indicada para: antiescorbútica, estomáquica, diurética, emoliente, peitoral e calmante. Seus princípios ativos são: ácido oxálico, oxalato de potássio e carboidratos. É muito apreciada também na culinária típica do Maranhão, sendo um dos principais ingredientes do arroz de cuxá. Os cálices florais podem ser utilizados para picles em conserva ou ainda para preparação de infusão, o famoso chá de hibisco inglês.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!