quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Filme A Fonte Das Mulheres


Esta dica de filme é excelente! O filme é muito animador e revolucionário! Conta a estória das mulheres de uma aldeia árabe e que fazem greve de sexo para conseguir revolver um problema e tirar os homens da zona de conforto, que é ficar esperando "tudo" na mão sem esforço! Claro que não foi nem um pouco fácil mas a união das mulheres fez a diferença!!!


O longa é uma produção francesa de 2011 e o elenco é composto por atores de origem árabe. O áudio original  é em árabe com legendas em português! Excelente filme para quem deseja entender qual é o "papel da mulher" no mundo árabe e como mudar esta realidade!



Sinopse

Em um pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica, mas existe uma que faz com que elas sejam as responsáveis por buscar água em um local distante e de difícil acesso, restando para os homens a tarefa de matar o tempo bebendo e falando da vida. Certo dia, Leila (Leila Bekthi), uma das mais jovens e alfabetizadas do grupo, resolve que a melhor maneira de mudar esse cenário, fazendo com que os homens assumam esta tarefa, é cortar o que eles mais gostam: o sexo. A polêmica decisão do grupo acaba interferindo nas relações entre os habitantes e provocando provocar uma verdadeira revolução cultural no povoado e mudando para sempre as suas vidas.



 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tabus das Arabias - Virgindade


Neste vídeo eu trago o primeiro "Tabus das Arábias" de 2015. O assunto virgindade ainda é um tabu no Oriente Médio e muitas mulheres chegam até mesmo a morrer por conta da falta dela! São os conhecidos "crimes de honra", onde os homens da família da moça que perdeu a virgindade antes do casamento, acabam por matar a moça porque ela "manchou" a honra da família!

Para evitar esse fim trágico e outros problemas, muitas mulheres recorrem a cirurgia de reconstrução de hímen mais conhecida como himenoplastia. Eu leio sobre o assunto de 2007/2008 e por isso fiz o vídeo falando um pouquinho sobre o tema.

Alguns links interessantes

 
Livros  Sobre o Tema
 
Meu Nome é Salma




 

sábado, 3 de janeiro de 2015

Filme Meus dias no Cairo


Para quem está se relacionando com um egípcio ou pensa em visitar o Egito não pode deixar de assistir esta produção canadense/egípcia - Meus Dias no Cairo! Excelente dica de cinema para este fim de semana!


Sinopse 

Juliette (Patricia Clarkson) trabalha como editora de uma revista no Canadá. Ela e seu marido (Tom McCamus), um funcionário da ONU que trabalha em Gaza, resolvem se encontrar no Cairo durante o período de férias. Atarefado, o marido acaba não chegando no dia combinado e pede para que seu amigo Tareq (Alexander Siddig) cuide de sua esposa. Juliette vai aos poucos se apaixonando pela cidade e pelo novo amigo.




Versão Inglês