Qatar Dress Code I Código de Vestimentas Para Estrangeiros No Qatar

Qatar Dress Code I Código de Vestimentas Para Estrangeiros No Qatar

No ano passado o governo do Qatar lançou uma cartilha com o dress code para visitar o país, visando a Copa 2022. A campanha Reflect Your Respect  traz o código de vestimentas do Qatar para os turistas ocidentais.

A tal cartilha enfatiza o modo mais modesto de se vestir e pede que o viajante ajude a preservar a cultura qatari ao se vestir maneira adequada. Dentre as roupas as serem abolidas das malas dos turistas estão: leggings, vestidos e saias curtas, shorts, blusas com decote, transparências e etc ....

 A tal campanha de  dress code a moda qatari não foi bem recebida pela comunidade de expats que vive lá em Doha. Mas os nativos que são a minoria não querem ver muita pele a mostra em sua terra. As mulheres até evitavam sair de casa para não ver as gringas fazendo exposição da figura na Medina.





 Eu penso o seguinte: "estando em Roma, faz como os romanos .... ou estando em Doha, faz como os qataris ...". Acho que quando estamos visitando outro pais devemos respeitar as tradições e costumes locais. O Qatar não exige que as estrangeiras usem hijab, abaya ou qualquer outra vestimenta islâmica. É de bom tom usar algo mais modesto e sóbrio. Evitar roupas curtas, muito justas e transparência é sinal de respeito pela cultura do país anfitrião. 

Minha passagem pelo Qatar foi muito rápida mas eu não tive qualquer problema com minhas roupas. Fui no verão, estava muito, muito quente! Eu usei jeans e uma blusa de manga curta, na altura dos quadris sem decotes e um pouco folgadinha. Cheguei usando bata e legging e não tive problemas também. Usei uma legging de malha mais grossa com uma bata longa e camisa jeans por cima. Estava coberta! 

Ví mulheres usando roupas similares no hotel, no aeroporto .... não vi pessoas nas ruas .... era um calor de 43º C na sombra. Não dava pra ficar desfilando pela Corniche de Doha com tanto sol e calor na cabeça!!!  Além das vestimenta, tem o comportamento também né! Nada de demonstrações de afeto em publico entre casais. Vi um casal gringo quase se estuprando na fila da imigração no aeroporto de Doha. Nenhuma autoridade apareceu para passar um corretivo no casal mas eu fiquei com medo por eles .... Tomariam uma escovada das boas no mínimo mas deram sorte .....







Link sobre a noticia

http://tabibitosoul.com/2014/06/17/qatar-x-estrangeiros/
http://virgula.uol.com.br/lifestyle/comportamento/qatar-proibe-uso-de-legging-e-outras-roupas-em-cartilha-para-turistas/

 Meu Look Qatar


 

You May Also Like

4 comentários.

  1. Oi, Andreia!! Concordo plenamente sobre respeitar as regras do local o qual se esta visitando. Nao sei do que o povo esta reclamando: se fosse na Arabia Saudita, os turistas teriam que usar abaya e hijab e, se fosse no Ira, o hijab eh obrigatorio, por lei, assim que se entra em solo iraniano. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente não exigem o uso de vestes islâmicas e os ocidentais abusam usando roupas não apropriadas para um país conservador como o Qatar!

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!