Resenha Livro Mel e Amêndoas

Resenha Livro  Mel e Amêndoas 

Eu sei que estou atrasada nas minhas leituras AND resenhas mas não foi por falta de vontade e sim por falta de tempo! Os últimos meses foram muito corridos e eu mal tinha tempo para respirar! Mas finalmente estou conseguindo colocar minhas leituras em dia e trago a resenha de Mel e Amêndoas da autora Maha Akhtar.

Sinopse

 O destino e as histórias de seis mulheres acabam se cruzando em um salão de beleza em Beirute, e elas compartilham momentos de solidão, felicidade, medo e frustração. Esse é o pano de fundo de “Mel e Amêndoas”, novo livro da jornalista Maha Akhtar. Mouna Al-Husseini, a atrevida proprietária do salão Cleópatra... 

 Mel e Amêndoas

Autor: Maha Akhtar
Publicação: Editora Planeta
ISBN: 978-85-422-0130-7
Romance Libanês 
Páginas: 447
 
 O livro conta as histórias de várias  mulheres de classes sociais distintas, religiões diferentes e sofrimentos e alegrias parecidas! Mas o que une todas estas mulheres é o salão de beleza decadente de Mouna Al Husseine, uma libanesa xiita que ainda é solteira aos 37 anos e que sustenta a si mesma, uma tia idosa e uma mãe que a insulta por não ter se casado e garantido a tranquilidade da família com um dote generoso!

O livro é muito interessante porque narra vários acontecimentos ocorridos no Líbano como: a ocupação síria,  a questão dos refugiados palestinos, a guerra civil, o assassinato de Rafik Hariri e a reconstrução das cidades atingidas pela guerra. 

Além das questões de história e geografia, o livro também revela detalhes da vida dos libaneses comuns que lutam pra sobreviver. Mas a alta sociedade libanesa não fica de fora e vários detalhes sórdidos são contados neste livro. 
Mouna nem sempre teve uma vida tão sofrida, muito pelo contrário mas sua vida mudou pra pior após um ataque israelense, onde um míssil atingiu sua casa em Sidon e matou seus irmãos e o pai. Ela, a mãe e a tia sobreviveram porque estavam fora da cidade no momento do ataque. Como perdeu todas as posses da família, teve que se virar pra sustentar a mãe ranzinza e a tia idosa!

Mouna apesar de bela não conseguiu arranjar um marido e aos 37 anos sofre uma grande decepção ao se envolver com um homem comprometido. Mas depois de sofrer bastante parece que Mouna está prestes a ter um bom marido!

Apesar de ser uma boa profissional da beleza, Mouna tem poucas clientes e seu decadente salão não está localizado em uma área comercial. Com uma assistente reservada e clientes que não pagam direito e reclamam de tudo que a pobre cabeleireira faz .... parece não ter futuro o negócio que mantêm ! Mas seu humilde salão de beleza vira um ponto que une mulheres de mundos distintos. O que Mouna, Amal, Lailah, Nina, Imaan e Nadine tem em comum? Bom isso eu não posso revelar, terá que ler para descobrir!


O livro traz histórias de várias mulheres sob o ponto de vista das libanesas de diferentes classes sociais e religiões! O livro tem uma narrativa envolvente e te faz grudar no livro a cada capítulo pra saber o que vem em seguida!


Alah Maak!

You May Also Like

4 comentários.

  1. O meu está na prateleira me esperando, hehe. Sua resenha me deixou mais empolgada para lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  2. Noosa, parece interessante! Preciso desse livro, estou muito curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Helena, você irá gostar muito deste livro! Muitas estórias em um único livro! Bjs!
    m

    ResponderExcluir
  4. Gabriela, é um bom livro com estórias interessantes sobre as libanesas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!