quarta-feira, 25 de março de 2015

Meios de Transporte em Istambul


Meios de Transporte em Istambul

Um dos pontos mais positivos de Istambul são os meios de transportes públicos. A cidade possui um  transito mega caótico com enormes engarrafamentos, principalmente nos horários de pico! A cidade de Istambul é servida de linhas de metro subterrâneo, linhas de tramway ( veiculo leve sobre trilhos) funiculares (bondes subterrâneos), trem urbano, trem de subúrbio, dolmuses (lotação), ônibus, taxis e transportes aquáticos como ferryboats, catamarãs, balsas e taxis aquáticos que te levam para qualquer parte da cidade, seja no Ocidente ou Oriente! 

Afinal estamos falando de Istambul a única cidade do mundo dividida entre dois continentes, o lugar onde o Oriente encontra o Ocidente! De todos os meios de transportes disponíveis em Istambul, o meu predileto é o Tramway, uma espécie de metro de superfície! É um meio de transporte eficiente, seguro, rápido e barato!


     Trânsito Caótico

De um modo geral o transito é muito ruim, principalmente nas áreas turísticas, no sentido cidade para o Aeroporto de Ataturk e vice-versa.Na Ponte do Bósforo sempre tem transito engarrafado!  Sempre peguei muito transito vindo ou indo para o aeroporto e se perde muito tempo no transito. 

Apesar da linha de metro presente no aeroporto eu sempre optei por um transfer privativo, afinal depois de uma viagem longa eu quero é chegar da forma mais confortável no hotel! Mas do transito eu não escapo, mas é chato perder tanto tempo no trânsito!
    Tramway


O Tramway  nada mais é que veículo leve sobre trilhos ou metrô de superfície é de longe um dos melhores meios de se locomover pela cidade. É barato, rápido e está presente em praticamente todas as áreas turísticas da cidade! 

Por exemplo você pode sair de Kabatas e ir até Bagcilar pagando apenas uma passagem! Eu usei o sistema de Tramway praticamente todos os dias e em diversos horário, inclusive tarde da noite e é muito seguro. Usava até no horários de pico quando o sistema fica bem lotado, e dizem que os batedores de carteira aproveitam da superlotação dos vagões para roubar! Mas eu não vi nada suspeito durante as viagens!
Um dos pontos fortes dos transportes em Istambul é a forma de pagamento. Existem três formas de se pagar uma passagem de tramway ou qualquer outro transporte. As formas são: os jetons que são fichas de plástico de cor laranja que custavam em 2013, 03 liras turcas e que se comprava através de maquinas automáticas com a inserção de moedas ou cédulas.

 A segundo forma é através de cartões recarregáveis e na época a passagem paga pelo cartão custava cerca de 02 liras turcas e a terceira e última forma é através de um dispositivo chamado Akbil ou bilhete inteligente, que também é recarregável e o preço das passagens também saiam a cerca de 02 liras turcas.

Em todas as estações do sistema tramway possui maquinas para recarregar cartões ou comprar jetons. Como disse as maquinas aceitam cédulas e moedas. Perto das estações sempre tem ambulantes vendendo o cartão pré-pago que pode ser recarregado em qualquer máquina! Alias os jetons, cartões pré-pagos e o Akbil são aceitos em outros meios de transportes como metrô, funicular, trem, ferryboats e etc.


Além das linhas convencionais de Tramway, existe o serviço especial de veículo leve sobre trilhos que liga o Aeroporto Internacional Ataturk a Estação Aksaray. São cerca de 16 estação do aeroporto até Aksaray que fica bem próxima da área turística de Sultanahmet. Da Estação Aksaray existe a opção de pegar o Tramway que passara por Sultanhmet, Eminonu, Karakoy entre outras até chegar a Kabatas. 

 De Kabats pegando o funicular chegará na Praça Taksim.Neste trajeto existe diversas opção de hotéis e hostels! Outro opção existente é pegar o metro no sentido Taksim ou até em pontos mais longes da área turística!

    Bonde Nostálgico Istiklal Caddesi
O bondinho vermelho que atravessa a Istikla Cadesi desde Tunnel até Taksim! Os turistas disputam um lugar no bondinho e todos querem tirar uma foto para recordação! Eu particularmente nunca andei de bondinho nostálgico mas quem sabe na próxima viagem a Istambul !

    Funicular  Tunnel

Outro meio de transporte existente em Istambul é o bonde subterrâneo que liga Karokoy a Praça Tunnel na extremidade da Istikal Caddesi. É um bondinho antigo vermelho e branco, também muito turístico e nele o preço da passagem é maior que os demais por ser muito utilizado por turistas!

    Funicular  Kabatas
 Entre Kabatas e Taksim tem o moderno bonde subterrâneo que é sempre bem concorrido e que utilizei bastante principalmente na minha última viagem, porque eu fiquei em um hotel perto da Praça Taksim e pegava o bonde na estação de mesmo nome até Kabatas e de lá pegava o tramway sentido Eminonu e ou Bagcilar

    Metro

Outro meio de transporte existente na cidade e que é bem legal mas ele não cobre as áreas turísticas de Sultanahmet  e proximidades . Mas para quem deseja explorar outras áreas menos turísticas é uma excelente pedida!


  Trem
 Da Estação Sirkeci (antiga estação do lendário Expresso do Oriente) temos a oferta de várias linhas de trem para os subúrbios de Istambul da parte europeia, contornando o mar de Mármara. No lado asiatico temos a Estação Haydapasa de onde partem trens para os subúrbios da Istambul no Oriente! Eu nunca utilizei este meio de transporte e não posso dizer se é bom ou ruim!

    Ônibus Urbanos

    Outra opção de transporte são os ônibus urbanos. Várias linhas operam em todas as regiões da cidade, inclusive nas áreas turísticas, como nesta foto que eu tirei da janela do meu quarto do hotel em Beyazit. Eu nunca andei de ônibus durante as minhas viagens para Istambul!

    Dolmus
Dolmus são micro-ônibus e ou vans de lotação, com destino pré-determinado, que só parte quando está com a lotação completa. Os destinos são exibidos no parabrisas ou janelas dos dolmus e o motorista costuma gritar o destino. Também nunca dei um rolê por Istambul a bordo de um dolmus!


    Taxi

   Os taxis de Istambul são amarelinhos e vão para todos os cantos de Istambul. Sobre os taxis eu preciso fazer um alerta, que você leitor irá encontrar também em outros blogs, sites e nos guias de viagem online e impresso. Infelizmente os taxistas de Istambul que circulam pelas áreas turísticas, especialmente em Sultanahmet, tem uma péssima fama de serem desonestos e tentarem aplicar golpes em turistas. Os golpes mais comum é cobrar valores em dobro ou até mais nas corridas. Costumam não querer ligar o taxímetro. 

Então sempre que entrar em um táxi exija que o taxímetro seja ligado, em caso de problemas procure a policia turística. Eu particularmente já tive experiência de viajar com taxistas honestos e com taxistas pilantras que queriam me extorquir e eu quase dei na cara dele. Falei na cara dura Allah está vendo isso, você não tem vergonha de querer roubar uma turista, vou chamar a policia! O homem me olhou com uma cara e eu apontei o dedinho pro céu demonstrando que Allah estava de olho nele!

    Transporte Áquatico
    Sobre transportes marítimos temos: ferryboats, catamaras, balsas, táxis aquáticos que cruzam o tempo todo o Ocidente e o Oriente. As principais cais são Eminonu, Sirkeci, Karakoy, Kabatas e Beskitas no lado europeu. No lado asiático temos Kadikoy e Uskudar! Os sistema de transporte marítimos também utiliza os meios de pagamentos do metrô, tramway e funicular.
Além das linhas convencionais que transportam de um lado pro outro da cidade, existem também as linhas de cruzeiro turísticos com algumas opções de itinerários e tempo de duração. O que eu gosto mais é o passeio de 04 horas pelo Estreito de Bósforo até chegar no mar Negro. Tem os passeios de menor duração pelo estreito e também o passeio pelo Chifre de Ouro.

O nome do passeio em turco é Uzun Bogaz Turu e custava 25 liras turca e partia as 10:35 da manhã. O passeio começa em Eminonu e vai avançando pelo Estreito de Bósforo passando por Beskitas, Kanlica, Sariyer, Rumeli Kavagi e por último Anadolu Kavagi chegando no mar Negro. O passeio ida e volta dura em média 4,5 horas. 

Para fazer o passeio vá até o bairro Eminonu e no cais de mesmo nome procure pelas empresas IDO (veja foto acima do ponto de embarque da empresa) e Sehir Hatlari. É um país maravilhoso uma viagem literalmente entre o Ocidente e Oriente!  Separe algumas horas de um dia em sua estadia em Istambul para fazer este passeio! Existem outras opções de passeios pelo Bósforo!

       Para entender melhor a rede de sistemas de transportes de Istambul, veja o mapa abaixo:

    Mapa do Tramway 
Todos os guias de Istambul possuem mapas das redes de transportes, especialmente do metro e tramway!

Neste Vídeo eu falo um pouco dos meus guias de Istambul

Aplicativos para smartphones

Bitaksi - App free com opção em inglês que é utilizado para pedir taxi e calcula o valor da corrida.
Trafi Türkiye -Mostra os meios de transportes e os trajetos possiveis para chegar ao seu destino
Reações:

6 comentários:

  1. Andréia, o post ficou ótimo, tudo super bem explicado, vai me ajudar demais! Vou anotar todas as dicas. O passeio até o Mar Negro que você mencionou, são 4 horas pra ir e voltar? Fica só no mar ou para em alguns pontos? Bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Helena Moyses ! O passeio é o que parte de Eminonu que fica entre a Ponte Galata e a Estação Sirkeci. Tem vários pontos de embarque de acordo com o destino. O passeio que você precisa procurar é o Eminonu para Anadolu Kavagi. Procure pela empresa IDO que tem no logo um golfinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou a empresa Sehir Hatlari. Na epoca o passeio custava 25 liras turcas. Este passeio em turco chama Uzun Bogaz Turu e te saia as 10:35 da manhã.

      Excluir
    2. Andréia, muito obrigada mais uma vez. Vai tudo anotadinho comigo! Bjss

      Excluir
    3. Qual o dia do seu embarque para Turquia?

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!