Resenha Istambul


Istambul - Memória e cidade

Enfim consegui terminar de ler o Livro Istambul! Demorei dois longos meses para ler o livro! Nunca demorei tanto tempo para ler um único livro. Mas o saldo final é positivo, pois apesar de chato o livro possui muitas informações interessantes!!

O livro Istambul - Memória e Cidade conta a história do autor quando criança e adolescente em Istambul. Ele narra sua infância, adolescência e um pouco do inicio da sua vida adulta na cidade. O livro não é ruim, mas é chato. A narrativa é arrastada e cansativa! A estória não flui, fica rodando no mesmo lugar e demorar a sair ! 


Istambul
Memória e Cidade 

Autor:Orhan Pamuk
Publicação: Companhia das Letras
ISBN: 978-85-359-1010-7
Páginas: 399


O livro mostra como era a vida de Orhan e sua família de classe média alta que outros tempos fora muito rica mas que após a morte de seu avô paterno, seu pai e tios administraram mal a fortuna recebida de herança.

Gostei dos relatos que como era Istambul nas décadas de 50,60 e 70 e as fotos em preto e branco de como era Istambul na época do Império Otomano, seus sultões e os viajantes estrangeiros que passaram por Istambul seculos atrás.

Eu acho que o livro é muito chato por causa da melancolia que se abateu sobre Istambul após a queda do Império Otomano e o nascimento da Republica da Turquia. Até a página 177 do livro, o autor só fala de melancolia, a " hüzün" que é repetida dezenas de vezes. Após a fase melancólica a história fica mais interessante e flui com mais facilidade.

Para quem se interessa por história e cultura turca o livro é uma boa pedida, pois tem fotos e informações muito interessantes! Basta ter paciência para ler este livro que apesar de chato ... é bom !

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!