quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Diario de Viagem a Turquia 2013 - Grand Bazar, Bazar Egipcio, Tunnel e Istklal Cadesi


Diario de Viagem a Turquia 2013 - Grand Bazar, Bazar Egípcio, Tunnel e Istklal Cadesi

Este é o penúltimo relato sobre a viagem a Turquia e Qatar. Hoje é 1º de Janeiro de 2014 e faltam exatos 10 meses para as minhas próximas férias. O destino ainda não escolhi, durante os próximos meses vou estudar para qual país irei viajar. Há grandes chances de ser para a Turquia de novo! Mas no decorrer do ano, vou conseguir decidir para onde ir.

Foi mais um dia corridos em terras otomanas. Logo cedo fomos para o Grand Bazar onde passamos horas andando por suas vielas. Apesar de ser um lugar caro para comprar lembranças e artigos, passear pelo Grand Bazar é como voltar no tempo dos sultões! Centenas de lojas divididas por setores. Corredores com joalherias, lojas de especiarias, de luminárias, de tapetes e tudo mais que se puder imaginar pelo triplo do preço de outros lugares em Istambul. Só para ter uma idéia, um simples chaveiro que no Grand Bazar custa 5 TL, se pode achar por até 1TL no Bazar das Especiarias ou em camelôs espalhados pela cidade! Viu só a diferença!?

Como o Grand Bazar é enorme, farei um post sobre ele separado. Demos uma pausa no Grand Bazar em fomos comer no Mc Donalds de Sultanahmet. Comemos o velho e conhecido Big Macn e voltamos para o Grand Bazar ladeira acima. Mas apesar do preço mais salgado acabei comprando camisetas, pashimina, jóias, chaveiros, enfeites de parede, bolsa de tecido, um nargile, porta-moedas e outras coisinhas mais !!!








Depois das compras pegamos o Tramway e descemos na Estação Kabatas e de lá pegamos o bonde para Taksim e fomos para o hotel. Guardamos as compras e saímos de novo, fomos para o Bazar das Especiarias. O local também é conhecido como Bazar Egípcio e fica em Eminonu, praticamento ao lado da Mesquita Nova. O Bazar Egípcio é bem mais simples que o Grand Bazar e bem mais barato.

O forte do mercado é mesmo as especiarias mas também pode encontrar chaveiros, tulipinhas de chá, delicias turcas, bijuterias, pasheminas, nargiles, pratos de cerâmica, luminárias, sabonetes artesanais, chás turcos, lenços e trajes de belly dance. Apesar de ser mais pobrinho que o primo rico Grand Bazar, o passeio vale muito a pena e os artigos são bem mais baratos que o Grand Bazar.








Saímos do mercado com ele praticamente fechado e fomos passear pelo cais de Eminonu e ficamos olhando a ponte que liga o ocidente ao Oriente que mudar de cor. Depois seguimos a pé pela Ponte Gálata e saímos em Karakoy de onde observamos o Chifre de Ouro. Mas antes demos uma paradinha no nosso restaurante preferido na Ponte Gálata e tomamos um refrigerante e comemos um peixinho!! Em seguida fomos para a Estação Tunnel de onde pegamos o bonde para a Istiklal Cadesi.

Curti muito andar no bonde antigo. Ele é vermelho e tem quase 140 anos! Na verdade no bonde estava escrito 138. O bondinho é bem diferente do bonde moderno que liga a Estação Kabatas a Estação Taksim. Ambos são bondes subterrâneos! É muito rápido o trajeto entre Tunnel e Istiklal Cadesi mas é muito legal mesmo!!!







Após soltarmos do charmoso bondinho da Estação Tunnel, chegamos na famosa Istiklal Cadesi com sua iluminação que lembra a época natalina. A avenida é conhecida por contas das suas lojas, restaurantes e as boates, inclusive boates GLS! A avenida sempre lotada de turistas e turcos é parada obrigatória em Istambul. A avenida se estende desde a Estação Tunnel até a Praça Taksim no bairro Beyoglu!

Na avenida Istiklal Cadesi fomos comprar maquiagem na loja Flomar, que é uma marca de make turca. A Flomar é muito boa e semelhante aos produtos Boticário. Comprei corretivo, lápis de olhos super preto e branco. Queria comprar também as paletas de sombras e me arrependi de não ter comprado!

Da loja da Flomar fomos para uma loja de música e pela primeira vez na vida, fui em uma loja que tinha CDs do Tarkan para vender. Comprei os álbuns que mais queria como o Dudu e também comprei o álbum do cantor turco Soner Sarikabadayi. O cantor turco carequinha que conquistou me coração !!!!

Na Istikla Cadesi também tem lojas famosas como Zara, Sephora, Mango e a turca Mavi.Também as  lanchonetes  Burguer King, KFC, bancos, casas de cambio. Além das compras e das baladas a noite, a Istiklal tem o Bonde Nostálgico, vermelhinho que cruza a avenida de ponta a ponta e é muito disputado pelos turistas!










O penúltimo dia em Istambul foi corrido, cansativo mas foi também foi maravilhoso! Adorei muito essa viagem e mal posso esperar para repetir a dose !

Espero que tenham gostado deste relato e Feliz 2014 para todos vocês!

Beijos !!!