Aeroporto de Doha



Quando eu estava me preparando para a última viagem para Turquia e Qatar, eu fui buscar informações em blogs, sites e até mesmo no Youtube sobre como era à Imigração no aeroporto de Doha e mais detalhes sobre o terminal.  A coisa que eu mais li e ouvi foi: o aeroporto de Doha é uma rodoviária! Ou é que pior do que o inferno! Vale lembrar que até o final de Maio de 2014 este era o único aeroporto de Doha, mas agora um novo aeroporto moderno foi inaugurado.  Vou falar sobre o novo em outro post!

Bem na primeira passada pelo Qatar eu não entendi o porque desta afirmação. Foi super tranquilo mesmo! Cheguei em Doha por volta das 23:00 hs após um longo voo de quase 15 horas e não tive nenhum problema no aeroporto. Visto e Imigração ok! Raio-X e transfer ok ! O aeroporto estava vazio e foi tudo muito rápido. Era um aeroporto pequeno e simples, mas sem contratempos!!!

No dia seguinte voltamos para o aeroporto para embarcar rumo a Istambul e também foi tranquilíssimo. Passamos rápido pela Imigração e Raio-X e já saímos no Free Shop. Um Free Shop pequeno dividido em produtos luxo e produtos simples. Quando digo luxo, quero dizer com stands de ouro, sim muito ouro! Stands de perfumes e cosméticos importados, além de óculos e relógios! Lembrando que usei o terminal para viajantes da classe econômica!
 
                                                        Fotos Conexão Oriente no Aeroporto de Doha



 Quando digo produtos simples, quero dizer aquelas coisas bobas de aeroporto mesmo como: chaveiros, enfeites, bandeira, cigarros, bebibas, chocolates suíços e belgas, Nutellas de 1 kg, tâmaras e coisas que nunca tinha visto em Free Shops antes! Falo de pacotes de 02 kg de leite Ninho que no Oriente é Nido , pacotes de achocolatado de 02 kg Nesquik. Acho que essa particularidade no Free Shop tem a ver com os trabalhadores da Asia que compram esses produtos quando estão viajando para seus países de origem! Pelos menos eu só vi pessoas asiáticas comprando leite Nido e Nesquik, não vi nenhum viajante ocidental comprando tais produtos.

Então, eu passei pelo aeroporto, peguei meu voo e fui para Turquia. Tive uma estadia maravilhosa em terras turcas! Mas como tudo que é bom dura pouco, após 10 dias chegou a hora de voltar para o Brasil e para isso era preciso passar pelo Qatar de novo !!!

Nosso voo saiu ao meio-dia de Istambul e por volta das 16:00 chegamos em Doha novamente. Dessa vez já pegamos o aeroporto mais movimentado e com filas grandes na Imigração. Demoramos um pouco para pegar o visto e ir para hotel devido aos voos que chegaram da Asia na mesma hora. Os passageiros que estavam lá eram de algum país da Asia que eu não soube identificar. Eles eram de tez escura mas de olhos puxados! Meu palpite é que eram de Bangladesh ou Filipinas! Ou Ambos! 

Abre parênteses (O que me chamou  a atenção não foram nem a cor nem os traços dos passageiros e sim a situação deles. Eles deveriam ser pessoas paupérrimas! Estavam vestidos com as roupas mais rôtas que eu já vi em minha vida. Eles usavam farrapos e estavam aparantemente bem desnutridos e sem brilho no olhar! Nunca me senti tão mal na vida ! Eles estavam ali em farrapos, com malas rôtas e com pastas ou envelopes com algo que parecia ser um contrato de trabalho! Eles não estavam ali a passeio ! Eles estavam ali para trabalhar! Não pra trabalhar em um hotel ou restaurante. Estavam ali para trabalhar na construção civil e em situações análogas a escravidão. Ganhando uma miséria e vivendo em alojamentos podres e não se alimentando direito! Eu vi como os operários da construção trabalham debaixo daquele sol de 200 graus! E eles estavam no Qatar para ganhar um miséria e mandar pra família miserável que ficou lá na Asia!) Fecha parênteses !
 
            Imagens Retiradas do Google



Depois de passar pelo choque de realidades no aeroporto fui para o hotel descansar e dormir! No outro dia pela manhã fui para o aeroporto e fiz os procedimentos de imigração e Raio-X. Depois fui para o Duty Free dar uma olhada mas não comprei nada porque já tinha comprado o que queria no Free Shop de Istambul que estava bem mais em conta do que Doha ! Rodei um pouquinho pelos stands de perfume e jóias e resolvi subir para procurar meu portão de embarque. Fui então subir a escada que levava para o segundo piso onde ficava os portões de embarque. 

Foi então que eu tive a visão do inferno! Ou melhor de uma verdadeira rodoviária: lotado e barulhento estava o setor de embarque! Um mar de gente ocupando todas as cadeiras e parte do chão! O Arabistão inteiro estava lá! Mulheres de niqab preto, mulheres de burca, indianos vestidos a caráter e barulho, gritaria e confusão! Meu, não tinha como andar  de tanta gente! Precisei ir no banheiro e estava lotado! Demorei quase meia hora na fila ! Depois que achei meu portão de embarque e que fiquei um tempo da fila pra entrar no portão de embarque. Já no portão de embarque fiquei esperando o ônibus que levava para o avião no pátio do aeroporto. Uma vez no pátio, sob um calor de 100 graus fila para entrar na aeronave ! Foi sinistro mesmo! Uma vez dentro do avião e do ar condicionado me senti no paraíso!
 
                                         Imagens retiradas do Google




Como foi inaugurado o novo Aeroporto Internacional Hamad em Maio, eu não sei se este aeroporto velho vai continuar operando ou não! Estou ansiosa para conhecer o novo aeroporto, que deve acontecer em 2016 quando pretendo viajar para o Qatar novamente!

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!