Visto para o Qatar



Tipos de Vistos Turismo

Para entrar no Qatar como turista, existem 05 formas de conseguir o bendito visto. Se existem outras formas, eu não conheço. Conhecer o Qatar não era uma das prioridades, mas acabou acontecendo e eu gostei e pretendo voltar em 2016.

Para conseguir um visto de turismo, você tem as seguintes opções:

- Visto de Trânsito de 24 horas para passageiros Qatar Airways com conexão em Doha de até 24 horas. Para isso o passageiro pode fazer um stoppover pago ou grátis, dependendo da classe e da tarifa de sua passagem. Eu usei este tipo de visto para entrar no Qatar.
- Visto de Transito de 96 horas para passageiros Qatar Airways com conexão em Doha que desejam aproveitar um pouco mais da cidade antes de seguir viagem para seu destino final. Me arrependo muito de não ter feito uma parada de 02 ou 03 dias antes de seguir viagem.
- Voar por qualquer companhia e fazer o processo de visto diretamente com um hotel conveniado (como acontece em Dubai, alguns hotéis podem emitir visto).
- Através de agências de turismo como Al Maha ( como acontece em Dubai com a Marhaba)
- Através de um sponsor, ou seja alguém que viva lá legalmente e possa emitir o visto para você. Geralmente este sponsor tem que ser alguém que tenha parentesco com você, tipo: cônjuge, pais, avós, irmãos e tios. Eu acho que amigo ou namorados não vale. Então vamos ao que interessa!

Visto de Transito de 24 horas

Para aqueles que irão voar pela Qatar Airways e tem uma conexão em Doha superior a 08 horas tem direito ao stoppover pago ou grátis. Mais detalhes no meu post sobre conexões longas em Doha, clique aqui.
Neste caso a companhia cuida de todos os trâmites de visto e hospedagem para o passageiro. Eu recebi um documento com os meus dados e do voo para apresentar no aeroporto de Doha. Tem um balcão destinado para passageiros em conexões longas onde eu entreguei o tal documento e me foi entregue um voucher em 03 vias. Com o passaporte em mãos e voucher fui para a fila de imigração, onde a primeira via do voucher ficou. Depois já no saguão de desembarque fui até o balcão do hotel que estava no voucher e fui então encaminhada para o hotel onde entreguei a segunda via do voucher e fiquei com a terceira. Nos países do Golfo Pérsico o visto é sempre atrelado a sua hospedagem ou a companhia aérea local. Não existe aquele trâmite de ir ao consulado e pedir visto. No Qatar, Emirados Árabes Unidos, Bahrein é dessa forma através de sponsor. No meu caso, a Qatar Airways foi o meu sponsor, se responsabilizando pelo meu visto e hospedagem!

    Primeira foto: STPC  Segunda foto: 3ª do voucher

Voando Qatar Airways - Conexões Superiores a 24 horas ou destino final é Doha

Neste caso o primeiro procedimento com as reservas do voo em mãos é entrar no site da companhia, na seção de vistos. Infelizmente eu fiquei em dúvidas e não escolhi esta opção e ficar pelo menos 2 dias em Doha. Os prints do site da Qatar Airways mostram o passa-a-passo desta opção de visto. Na quarta imagem, podemos ver a pagina chamada parada no Qatar, onde passageiro preenche os dados e é redirecionado para outra página com as opções de hotéis 4 e 5 estrelas conveniados a Qatar Airways. Basta escolher o hotel que mais te agradou, preencher com seus dados pessoais e de seu voo, pagar com cartão de crédito e esperar a confirmação das reservas pelo hotel. Pode ser que eles te peçam a cópia do seu passaporte além  um deposito caução ou faça o bloqueio de um valor de seu cartão de crédito por segurança. Mas cada hotel age de uma forma. Mas de um modo geral não há grandes problemas para quem é passageiro da Qatar Airways e fará um parada no pais antes de seguir viagem! Deixo aqui um link do blog Algum Lugar do Planeta, que utilizou esta modalidade de visto durante uma escala no Qatar.






 
 
 
 Visto de Turismo Voando Por Outras Cias Aéreas
 
Para quem deseja conhecer o Qatar voando por outra companhia e deseja conseguir o visto através de hotéis que não são vinculados a Qatar Airways eu sugiro ler este post esclarecedor publicado pelo Blog Mikix no Mundo, clique aqui.
 
 
Visto de Turismo pela Agência Al Maha

 
Não usei os serviços da Al Maha, então não sei de maiores detalhes. Mas posso relatar o que vi durante minhas passagens no aeroporto de Doha. No terminal de chegada, ao lado do balcão de passageiros em transito da Qatar Airways, fica o lounge da Al Maha.
 
Neste lounge os clientes, ficam esperando em um local confortável, com comes e  bebes enquanto a equipe da Al Maha cuida dos tramites de visto e imigração. Percebi que eles agilizavam os vistos e alguns clientes nem ficavam na fila de imigração. Pelo que sei, eles tem vários pacotes de serviços e os mais Top de todos deve cuidar de todos trâmites e cliente fica lá sentando, só esperando o passaporte com visto e aproveitar a cidade de Doha. Vi clientes ocidentais e árabes vestidos a caráter!
 
Visto através de Sponsor
 
Está opção só vale se você tiver:
Um parente próximo nativo (marido, pai, avô, irmão ou tio) para emitir o visto para você.
Um parente estrangeiro com visto de residência idem ao item acima. Parente próximo, de sangue! Amigo, colega e namorado não vale!
 
 
Obs:
1)Dizem que os vistos são concedidos mais facilmente para famílias e homens. Mulheres sozinhas, as vezes pode ter o visto negado ou pelo menos demorar mais tempo para ser emitido. É o que dizem! Não vi nenhum turista ocidental tendo problemas na Imigração do Aeroporto de Doha.
2) As regras de vistos podem mudar a qualquer momento sem aviso prévio, então sempre consulte a Embaixada do Qatar para verificar quais os requisitos para conseguir o visto. Este post trata sobre o que estava em rigor na época que viajei para lá, em Setembro de 2013.
 
Mais informações neste link em PDF da Embaixada do Brasil em Doha.

 
 
 Já viajou para o Qatar, conte a sua experiência!
 
Salam !!
 
 
 

You May Also Like

2 comentários.

  1. Olá!
    Irei no final do ano visitar minha filha que mora no QATAR, pergunto:
    MElhor entrar com passaporte português ou brasileiro?
    Irei sozinha e gostaria de saber se existe aquele serviço de ajuda a estrangeiros que não falam bem o inglês no aeroporto?
    Eles fazem muita pergunta pra entrar lá?

    ResponderExcluir
  2. Só perguntaram de onde eu estava vindo quando cheguei em um voo de Istambul por causa do meu visto da Síria mas da outra vez na perguntaram nada. Esse serviço ajuda que fala existe mas é pago ofertado pela empresa Al Maha. Entrei com meu passaporte brasileiro sem problemas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!