sábado, 24 de agosto de 2013

Check List Pré-Embarque Internacional

Check List Pré-Embarque Internacional

Quando a tão esperada viagem de férias está ali quase na cara do gol, faltando apenas poucos dias para o embarque, no meio da ansiedade natural que o momento traz. Penso que é importante fazer uma lista das coisas que precisam ser feitas antes de colocar os pés em um avião!

Para quem trabalha, é preciso entregar e finalizar todas as tarefas do trabalho e ainda cuidar dos preparativos da viagem. Eu vou entrar de férias nesta semana, no dia 30 mais precisamente e dia 08 eu viajo para Guarulhos para embarcar rumo a Turquia com  passagem pelo Qatar.

Para não me perder e ou esquecer algo, eu faço uma lista as coisas que eu preciso fazer nos dias que antecedem minha viagem. Faço uma agenda do que preciso fazer e dos lugares que tenho que ir para não deixar um detalhe de fora.

Check List Pré-Embarque

1) Checar as reservas de hotel
2) Confirmar transfer do aeroporto para o hotel
3) Checar as reservas aéreas
4) Verificar a previsão do tempo para o seu destino
5) Fazer reservas de restaurantes, baladas e passeios concorridos
6) Desbloquear cartões de crédito para uso no exterior
7) Desbloquear cartões de conta corrente para uso no exterior
8) Carregar cartões pré-pagos com euros ou dólares
9) Trocar dinheiro em casas de câmbio
10) Reservar horário no cabeleireiro
11) Reservar horário na manicure
12) Comprar passagens de ônibus para se deslocar para outra cidade, caso não more em cidade que tenham aeroportos. Se for muito distante a passagem  nacional de avião deve ser comprada com antecedência.
13) Pegar receita médica para medicamentos controlados. Verifique se o seu país de destino, solicita receita médica para os medicamentos que faz uso continuo
14) Arrume suas malas de viagem
15) Arrume sua bolsa de viagem não esquecendo de carteira, passaporte e identidade. Leve o dinheiro em espécie, naquelas pochetes que ficam por baixo das roupas e custa menos de R$ 10,00 em lojas de artigos de viagem
16) Pague as contas que irão vencer durante sua viagem ou deixe dinheiro para que alguem de sua família pague suas contas e faturas
17) Separe o look de viagem, leve um casaco mesmo que o clima esteja bom, porque no avião sempre faz frio. Evite sapatos com salto prefira tênis, botas e sapatilhas.
18) Compre remédios simples como comprimido para dor e febre, remédio para enjoo, má digestão pois o corpo sente diferença na temperatura, umidade do ar e comida também pode causar alguns desarranjos.
19) Compre presentes para amigos e parentes que irá visitar
20) Descanse na véspera da viagem e evite beber em excesso para não viajar de ressaca. Evite também alimentos gordurosos ou condimentados.

Espero que gostem das dicas !

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Wish List De Compras Turquia, Qatar e Free Shop

 Wish List De Compras Turquia, Qatar e Free Shop

Sei que faltam poucos mais de 15 dias para minha viagem e estou trabalhando de forma frenética, para conseguir despachar todos os processos e terminar relatórios antes de entrar de férias. Por esta razão não estou tão presente no Facebook e no blog.

Entre os preparativos para minha new trip, eu fiz uma listinha básica de coisas que desejo comprar lá na Turquia, no Qatar e nos Free Shops dos aeroportos que irei passar. Na verdade é uma lista bem modesta. Vou comprar somente o que preciso ou algo que esteja em um preço bom! Então fiz uma lista com três categorias de compras. Produtos internacionais em Freeshops, e produtos típicos de Istambul e Doha.

Produtos em Free Shops


* Base Mac Prolong Wear
* Corretivo YSL Touche Eclat
* Prime Porefessional Benefit
* Perfume Chanel
* Kit Clinique
* Sombras Chanel
* Batom Mac ou YSL
* Moroccanoil óleo de Argan ou máscara capilar
* Pincéis Mac
* Perfume Givenchy

Pretendo comprar esses produtos em um dos Freeshops dos aeroportos de Guarulhos, Doha e Istambul.


Produtos Turcos

* Doces
* Castanhas e Pistache
* Chá de Maçã
* Raki
* Efes
* Especiarias
* Nargile novo
* Água de Rosas
* Jogo de tulipas de chá
* Tapete
* Luminárias
* Pashiminas
* Camiseta vermelha da Turquia
* Maquiagem Flormar
* Chaveiros
* Bijuterias ou jóia
* Alguma peça da Mavi ou Vakko

Estes produtos eu pretendo comprar no Grand Bazar, Bazar Egípcio e lojas de rua em Istambul. Também visitar lojas da Mavi ou Vakko, que são lojas de roupas turcas.
 
Produtos do Qatar

* Tâmaras
* Hejab
* Keffyeh
* Alguma túnica ou bata

Pretendo comprar os produtos do Souk Waqif em Doha. Também visitarei o Villagio Shopping e se encontrar algo interessante eu comprarei.

Claro que a lista pode aumentar um pouquinho durante a viagem ou até substituir algum item que esteja em falta nos Duty Free.

Bause !!!
 

sábado, 17 de agosto de 2013

Dicas de presentes brasileiros para amigos das Arabias

Dicas de Presentes Brasileiros Para Amigos das Arábias

Como vou viajar daqui a três semanas para Turquia e lá irei encontrar com alguns amigos turcos de muitos anos. Estou decidindo o que irei levar de presente para eles. Eles adoram coisas e produtos do Brasil e ficam esperando para ver o que irei trazer do nosso país para os turcos.

Lembrando que os amigos das Arabias são muçulmanos em sua maioria, devemos ter o cuidado de não trazer nenhum alimento, peças de vestuário ou calçados ou produto que tenha carne, gordura ou couro de porco. Sempre leia a embalagem com atenção para ter certeza que não tenha qualquer vestígio de suínos.

Nas outras vezes sempre levei cosméticos e produtos de higiene pessoal com produtos da flora brasileira. Também levei camisas do Brasil. Levar leite condensado e chocolate em pó para fazer brigadeiro também é certeza de sucesso com a galera do Oriente. Separei por categorias para facilitar na escolha de presente por segmentos.

Alimentos

Café embalado a vácuo ( todo mundo adora café brasileiro)
Chá Matte Leão ( eles gostam também)
Leite condensado e chocolate em pó
Paçoquinha (compre em depósito de doces)
Pé de Moleque (compre no depósito de doces)
Doce de Amendoim
Goiabada Cascão
Bananada (pacote com ou sem açúcar )
Cocada
Pão de Queijo (em pó da Yoki)
Curau de Milho Verde (em pó da Yoki)
Chocolates e Bombons (Garoto, Lacta, Cacau Brasil)
Biscoito Goiabinha
Castanha de Caju e do Pará
Geléias de frutas brasileiras
Doce de leite
Catupiry
Rapadura


Vestuário 

Camisa do Brasil
Camisas de Time de Futebol
Camisetas de cidades turísticas brasileiras
Chinelo Havaianas
Bandeira do Brasil
Bandanas
Boné
Toalha de praia ou cangas brasileiras


Lembrancinhas

Chaveiros
Artesanato regional
Bijuteria com pedras brasileiras
Bolsas 
Imãs de geladeira
Canecas
Guias de Viagem do Brasil
CD e DVD de MPB, Bossa Nova, Samba, Pagode, Axé e outros ritmos brasileiros
Cartão Postal da sua cidade


Cosméticos

Linha de banho Natura ou Boticário ( Ekos ou Nativa Spa)
Perfumes Natura ou Boticário
Maquiagem Natura, Boticário, Tracta e Contém 1 Grama







sábado, 10 de agosto de 2013

Dicas de Inglês Para Viagens

Dicas de Inglês Para Viagens

Este post não tem por objetivo fazer alguém aprende inglês do dia para noite! Também pode parecer desnecessário para quem seja fluente na língua do Tio Sam. Mas para quem não sabe falar nada ou apenas o básico, eu acho que ajudar na hora de fazer uma viagem internacional.

Para quem usa celulares do tipo smartphones como Iphones e Samsungs da vida, podem utilizar aplicativos que são uma mão na roda e pode ajudar na hora que em a mente falha e a gente não consegue lembrar uma coisa boba. Isso pode acontece e se tiver como usar algo como um aplicativo, poderá te salvar daquela saia-justa. Para quem não tem smartphones o jeito é apelar para dicionários ou guias de viagem mesmo!

Eu não falo inglês fluentemente, eu tenho conhecimento avançados e converso sobre diversos assuntos mas em coisas especificas eu não sei me expressar como inglês técnico de metalurgia, engenharia. Sobre assuntos médicos e de meio ambiente eu até consigo me expressar bem. Mas em viagens eu nunca tive problemas com o inglês. Não me perdi, fiz compras, fui ao médico, fui tentar trocar passagens e não tive problema nenhum para relacionar com as pessoas deste locais.

É importante salientar que os árabes e turcos tem um sotaque mais carregado para falar o idioma do Tio Sam. Eu também tive a sorte de encontrar pessoas que falavam inglês bem quando estava sozinha e fiz muitas coisas sem ajuda de nenhum árabe como meu ex habibi ou amigos. Quando eu estava na Síria e saia sozinha eu tinha uma técnica para abordar pessoas que suspeitava que falavam inglês. Sempre abordava homens jovens na faixa dos 20-30 anos, que usavam camisetas de bandas de rock ou um visual mais ocidental.

Pelos menos comigo funcionava, evitava abordar mulheres, pois poucas falavam inglês. E quando fazia, procurava abordar as meninas que não usavam hijabs ou mulheres do Golfo Pérsico como kuwaitis e sauditas pois estas eram mais amistosas do que as sírias. Eu sabia diferença por que as mulheres do golfo eram mais morenas do que as sírias. As sírias tem a pele clara,são muito bonitas e são mais gordinhas do que as mulheres do golfo! Anyway o que quero deixar claro é que as técnicas relatadas deram certo comigo. Na Turquia nunca tiva problemas e sempre encontrei pessoas que falavam inglês!!
Las Dicas

No Aeroporto e avião

Check-in Counter - Balcão de apresentação da companhia aérea para despachar bagagem e receber cartão de embarque
Boarding  Pass - Cartão de embarque
Self Check-in - Totem (máquina) para o passageiro fazer seu próprio check-in. Em alguns aeroportos existe esta opção e o equipamento fica em ilhas com balança para pesar as malas, esteiras para despachar. A emissão do cartão de embarque e identificação da bagagem são feitas pelo passageiro. Geralmente tem um funcionário para auxiliar em caso de dúvidas. O balcão  para despachar bagagens para quem fez self check-in ou check-in online é chamado de Baggage Drop Off
Gate - Portão de embarque
Passport Control - Imigração. Onde é feita a admissão no país com a apresentação do passaportes e visto se necessário.
Customs - Alfandega. Geralmente fica depois do setor de imigração. Eles são responsáveis por controlar as bagagens dos passageiros através de Raio-X, scanner, detector de metais em cães.
Baggage Claim - Área onde ficam as esteiras para retirada das malas. Geralmente também ficam depois da imigração.
Transit Passenger Area - Área destinada a passageiros em conexão. Em alguns países é preciso passar pela imigração antes de entrar no setor de embarque internacional. Na maioria dos casos os passageiros ficam na área de transito internacional sem precisar de visto.
Visa - Visto de entrada para o país que irá viajar. Muitos países não requerem visto prévio para portadores de passaporte brasileiro.
Foreing - Estrangeiro
Abroad - Exterior
Departure - Área de embarque.
Arrival - Área de desembarque
Take off - Decolagem
Landing - Pouso
Flight - Voo
Plane - Avião
Luggage/Baggage - Bagagem de viagem
Suitcase - Mala
Non-stop fligh - Voo direto
Airline -  Linha aérea
Shuttle - Serviço de transfer do e para o aeroporto.
One Ticket - Bilhete aéreo de ida
Round Trip Ticket - Bilhete ida e volta
Booking - Reservar
Reservation - As reservas do voo ou hotel
E-Ticket - Bilhete eletrônico
Rate - Preço
Fees - Taxas do bilhete
On Board - A bordo
Aeromoça - Air hostess
Comissário de Bordo - Flight attendant
Passenger - Passageiro
Seat- Assento
Aisle  seat- Assento no corredor
Window seat - Assento na janela
Safety Belt- Cinto de Segurança
Economy Class - Classe econômica
Business Class - Classe executiva
First Class - Primeira classe
Catering - O serviço de bordo no
Menu - O cardápio que eles entregam com as opções de comidas
Meals - As refeições
Entertainment Services - O serviço de áudio-visual para os passageiros on demand, com filmes, desenhos, séries de TV, música e jogos

No Hotel 

Check in - Apresentação do hotel para hospedagem
Check out - Saída do hotel com pagamento da conta
Single room - Quarto de solteiro
Double room - Quarto de casal
Twin room - Quarto com duas camas de solteiro
Triplo room - Quarto com três camas de solteiro
Room Available - Quarto Disponível
Rate/ Charge - Valor da diária
Arrumadeira -Chambermaid
Safety box - Cofre
Bill - Conta
Pillow - Travesseiro
Blanket - Cobertor
Hospede - Guest
Tip - Gorjeta
Hotel Manager - Gerente
Lift/Elevator - Elevador
Room Service - Serviço de quarto
Front Desk - Recepção
Lobby - Saguão
Voucher - Comprovante de reserva
  
Restaurant

Breakfast - Café da Manhã
Lunch - Almoço
Dinner - Jantar
Waiter - Garçon
Bill - Conta
Fork - Garfo
Spoon - Colher
Tea spoon - Colher de chá
Knife - Faca
Table - Mesa
Menu - Cardápio
Plate - O nome do prato
Dish - O prato em si
Chicken - Frango
Pork - Carne suína
Beef - Carne bovina
Steak- Bife de frango ou carne
Pasta - Massas
Turkey - Peru
Shrimp - Camarão
Fish - Peixe
Spicy - Apimentado
Salt - Sal
Sugar - Açúcar
Butter - Manteiga
Egg - Ovo
Jam - Geléia
Bread - Pão
Milk - Leite
Honey - Mel
Soya - Soja
Olive Oil - Azeite
Olives - Azeitonas
Mushroom - Cogumelo
Dessert - Sobremesa
Guloseimas - Goodies
Doces e Balas - Candy ou Sweet
Salad - Salada
Soup - Sopa
Beverages - Bebidas
Soft Drink - Refrigerante
Beer - Cerveja
Wine - Vinho
Coffee - Café
Tea - Chá
Sauce/Dip - Molho
Fries/Chips - Batata frita
Cake - Bolo
Tomato - Tomate
Potato - Batata
Lettuce - Alface
Aubergine/Eggplant - Berinjela
Onion - Cebola
Garlic - Alho
 Hot Pepper - Pimenta
Sweet Peper - Pimentão
Cauliflower - Couve-flor
Cabbage - Repolho
Corn - Milho
Carrot - Cenoura
Cucumber - Pepino
Squash/Pumpkin - Abobora
Bean - Feijão
Peas - Ervilhas
Chick Peas - Grão de Bico
Cheese - Queijo
Tosts - Torradas
Barbecue - Churrasco

Compras

Currency - Moeda local
Bill - Cédula de dinheiro e conta ou fatura também
Coin - Moedas (de metal)
Cash - Dinheiro em espécie
ATM - Caixa Eletrônico
Draw - Saque de dinheiro no banco ou caixa eletrônico
Exchange - Cambio
Change - Troco
Fee - Taxas
Rate - Valor
Price - Preço
Tag - Etiqueta
Sale - Liquidação
Pack - Pacote
Pocket - Bolso
Wallet - Carteira
Purse - Bolsa
Mall - Shopping center
Store/Shop - Loja
Café - Cafeteria
Bank - Banco

Bem é isso que eu penso que é importante constar aqui. Quem souber outras dicas, é só falar que vou adicionar ao post !

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Qatar

Estado do Qatar

O Estado do Qatar é um mais um emirado do Golfo Pérsico que ficou rico por conta do petróleo. Situado na minuscula península do Qatar, na fronteira com a Arabia Saudita. Este pequeno emirado que antes sobrevivia da pesca e extração de pérolas, hoje enriquecido com o dinheiro da exploração do ouro preto busca seguir os passos dos vizinhos ricos Dubai e Abu Dhabi.

O Qatar conseguiu sua independência em 1971, saindo do domínio do governo britânico. O Qatar também não aceitou ser unir aos demais emirados que formam os Emirados Árabes Unidos. O Qatar é governado com mãos de ferro pela monarquia absoluta na pessoa do Emir Hamad bin Khalifa Al Thani, mais conhecido como Sheikh Hamad.

Assim como os vizinhos Emirados Árabes Unidos, o maior parte da população é composta por estrangeiros que trabalham na construção de país que até poucas décadas atrás, era somente um monte de areia no deserto e de pescadores e caçadores de pérolas.
A grande parte da população de estrangeiros que estão trabalhando no Qatar, são expatriados do Terceiro Mundo que trabalham na construção civil e em péssimas condições e com salários baixos. Estes trabalhadores vieram principalmente do Paquistão, Índia, Filipinas e muitos países pobres da Asia e até da Africa também. Existem muitas denúncias feitas na Organização Mundial do Trabalho contra as leis trabalhista do Qatar que não dão quase nenhum direito para os trabalhadores de mão de obra barata.

Os trabalhos bem remunerados e com boas condições ficam para os poucos nativos, os qataris e para os estrangeiros bem qualificados oriundos de países ricos com Estado Unidos, Canadá, Austrália e da União Europeia. Estes sim, tem salário alto, moram em locais com infraestruturas dignas. Muitos estrangeiros não conseguem viver por muito tempo no Qatar apesar dos altos salários. O que leva este profissionais a deixar um alto salario e carreiras bem sucedidas, são as severas regras de comportamento e leis punitivas com caráter religioso.

O Qatar é uma monarquia absoluta, onde não existe liberdade de expressão. Onde não se pode demonstrar afeto em público mesmo entre pessoas casadas. Não se pode comprar bebidas facilmente, pelo que pesquisei os estrangeiros tem uma cota mensal para comprar bebidas e para isso existe um cadastro nas lojas autorizadas. Somente restaurantes e boates de hotéis podem vender bebidas e os residentes precisam fazer cadastro para frequentar as casas noturnas. Os turistas podem consumir bebidas em restaurantes e boates apresentando o passaporte. Além disso muitos sites e aplicativos são bloqueados. Para trazer namoradas para visitar é complicado pois ela não pode ficar no apartamento do residente, somente em hotéis e nos hotéis os residentes não podem ficar com  namorada. Os expatriados dizem que trabalham lá para juntar dinheiro e depois voltar para o país de origem e abrir um negócio próprio.

Segundo que eu pesquisei e pelo que assistir na reportagem feita pelo Mais Você (leia aqui, aqui e aqui) em 2012, cerca de 350 brasileiros vivem no Qatar. Muitos  atuam no futebol seja como jogadores como técnicos. Outros atuam  na construção civil, petróleo, jornalismo, hotelaria  e também como comissários  de bordo e pilotos da Qatar Airways. Sei através de comunidade no Orkut e Facebook que grande parte dos comissários da Qatar Airways que foram recrutados no Brasil não conseguiram de adaptar lá . A maioria não se acostumaram com as regras rígidas de comportamento e os costumes e foram demitidos e outros pediram demissão, porque ficar longe da família, morando em um país cheio de regras e com pouco liberdade não é pra todos.

O Qatar é o país sede da rede de televisão Al Jazeera, que é uma das mais influente no Oriente Médio. A Al Jazeera é quem detém os direitos de transmitir os jogos da Copa do Mundo FIFA para o Oriente Médio por exemplo.  A Al Jazeera tem um canal em árabe e outro e inglês e faz cobertura de todos os fatos que ocorrem no Oriente Médio.

O Qatar irá sediar a Copa do Mundo FIFA 2022 e planeja construir estádios ultra modernos no meio do deserto. Já existem estádios e outros instalações esportivas modernas construídas em pleno deserto. O Sheikh do Qatar está investindo pesado neste quesito. Mas o que adianta estádios modernos, se as regras são extremamente rígidas com os visitantes. Qual turista quer viajar e ser preso ou levar chibatadas durante uma Copa do Mundo??

A capital Doha é como um grande canteiro de obras. Obras de todos os tipos ocorrem neste momento. Desde a construção do novo aeroporto a um estádio para a Mundial Fifa de 2022. O clima é seco e muito quente durante o verão, chegando fácil aos 50 C° na sombra. Não existem belezas naturais, pois assim como Dubai, tudo foi construído pelas mãos do homem. De homens que muitas vezes são explorados. Doha fica na costa do Golfo Pérsico e seu principal cartão postal é a West Bay com os edifícios modernos do centro financeiro do Qatar.

A moeda local é o Rial qatari dinar, e R$ 1,00 equivale a QAR 0,63. Não existe cambio da moeda do Qatar no Brasil é preciso trocar euro ou dólares pela moeda local. Alguns estabelecimentos aceitam euros ou dólares.

Eu gostei muito desta entrevista realizada com uma brasileira que mora no Qatar, feita pelo site Expatriados.wordpress.com, leia aqui.

Este post com certeza será atualizado assim que eu voltar de viagem!


 

domingo, 4 de agosto de 2013

Como Se Vestir em Viagens ao Oriente Médio

Como Se Vestir em Viagens ao Oriente Médio 

Este post é especifico para o publico feminino que acessa o blog. Muitas meninas planejam visitar algum ou vários países lá nas Arabias e tem muitas dúvidas sobre o que vestir. Sobre o que pode ser usado, o que deve ser evitado ou o que é proibido usar.

Todos os países do Oriente Médio com exceção de Israel são de maioria muçulmana. Alguns países são mais flexíveis com turistas ocidentais e não são tão severos com os gringos. Em compensação outros aplicam suas regras severas também aos seus visitantes estrangeiros.

Vale lembrar que o clima do Oriente Médio é bem mais seco que o nosso e isso causa ressecamento da pele, mucosas e cabelos. Para proteger a pele principalmente durante o dia, o ideal é usar roupas mais comportadas e de tecidos leves.

Vou dividir as dicas do que vestir em: Roupas indicadas, roupas que devem ser evitadas e roupas que são proibidas. Países como Turquia e Líbano são bem tolerantes mas é melhor não abusar !!!

Looks que são indicados.



Mesmo em países tolerantes é essencial manter o bom senso em se vestir e evitar o assédio masculino e problemas com a Policia e pessoas mais religiosas. A Turquia é um país mais moderno e recebe muitas turistas europeias, especialmente as polacas e russas. As polacas sempre circulam pelas cidades usando shortinhos e mini saias. Bem elas usam, mais são chamadas de prostitutas russas pelos turcos.

Vale lembrar que a mesmo a Turquia não é toda moderna como muitos pensam. Uma coisa é andar como de shortinho em Istambul e outras cidades mais turísticas. Agora outra coisa é vestir roupas ousadas no interior do país, perto da fronteira com o Iraque e Curdistão onde a população é muito tradicional!

De preferência por calças ou leggings combinadas com camisas, camisetas e batinha mais compridas, que cubram os quadris e evitam os olhores gulosos dos homens. Prefira camisas e afins de mangas ou pelo menos tente cobrir os ombros.

Para visitar mesquitas é preciso cobrir os cabelos, ombros e pernas. Leve um par de meias e uma sacola para guardar seus sapatos enquanto visita uma das cerca 2000 mesquitas em Istambul. Vestidos e saias na altura do joelhos e que cubram os ombros são bem-vindos.





Looks que devem ser evitados

 Apesar da Turquia ser um país bem tolerante, algumas roupas devem ser evitadas para seu próprio bem estar. Para evitar o assédio masculino, evitar ser repreendida por pessoas mais velhas ou muito religiosas. Não é bom abusar dos anfitriões!!!

Claro que tem várias meninas que foram lá e se vestiram de forma ousada e não aconteceu nada. Mas estando em terras estranhas é melhor conforme a dança! Se for durante o verão poderá ver várias polacas vestidas com roupas parecidas, como estas das polacas da foto acima. Não custa lembrar que muitas dessas polacas são garotas de programas e se você se vestir como elas, será vista como uma prostituta também! Fica a dica.

Se quer usar uma mini saia, vestido curto ou um shortinho, use algo mais discreto decente e se possível use uma legging ou meia calça por baixo. Ficará mais protegida desta forma e de preferência ande de taxi com algum amigo homem para evitar o assédios dos turcos tarados.

Evitar roupas muito colada, roupas transparentes, alcinhas  e decotes muito chamativos. Você não quer ser confundida com uma traficada da falecida novela Salve Jorge em Istambul?! A pior coisa que uma mulher pode fazer é se vestir de forma vulgar e sem ser sexy. Para conquistar um turco bonitão não precisa mostrar a mercadoria de forma tão explicita.



Looks Proibidos Em Países Islâmicos

O look periguete é terminantemente proibida em países como Emirados Árabes, Qatar, Bahrein, Kuwait, Oman, Arabia Saudita, Jordânia. Não é bem visto no Egito, Líbano,Turquia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Síria, Iraque e nos Territórios Palestinos.

O visual estilo panicat em muitos países podem render multas, prisões ou até mesmo chibatadas. Em muitos países se vestir assim é um haram grave e você será muito hostilizada e chamada de prostituta para baixo. Então nem pense em sair nas ruas e expor sua figura assim na Medina, porque com certeza você vai queimar no mármore do inferno.

Claro que essas regras são para sair as ruas e não para ficar em casa ou no hotel. Na rua e em locais públicos não pode de jeito nenhum. Tem gente que não acredita e se quer usar roupa de periguete o problema é seu e quem vai levar chibatadas ou ficar presa por usar roupas provocantes será você e não euzinha aqui!!!





Espero que tenham gostado do post !!!!

Salam !!!


Dicas Para Viagens Internacionais

Dicas Para Viagens Internacionais

Não importa se é a primeira ou a décima viagem internacional porque sempre dá friozinho na barriga, quando o dia da viagem está chegando. Eu costumo ficar bem ansiosa quando está faltando uns 10 dias para a viagem! Fico sem dormir direito, perco apetite e  até a gastrite resolve atacar.

O motivo de tanto nervosismo e ansiedade é medo de algo dar errado. De perder o avião, da bagagem extraviar, de ficar perdida no aeroporto e muitos outros motivos. Eu fico esperando o dia do embarque, doida para fazer as malas e ir pegar o voo.

Como minha viagem será em Setembro, eu já estou com praticamente tudo pronto. Passagens, hotéis e transfers ok! Falta ainda fazer seguro viagem, trocar dinheiro, comprar roupas novas e decidir se vou para Guarulhos de ônibus ou de carro. Uma coisa é certa vou ficar  em um hotel perto do aeroporto esperando a hora de fazer o check in e não ficar no aeroporto cansando a beleza como das outras vezes.

Las Dicas 

* Checar a validade do passaporte. Alguns países exigem validade de pelo menos 03 meses. A maioria pede 06 meses de validade para permitir a entrada de estrangeiros

* Solicitar vistos de turismo para o país que irá visitar. Alguns países como Estados Unidos e  Canadá devido a grande procura, necessita requisitar o visto com muita antecedência.

* Verificar a necessidade de vacinas, como Febre Amarela por exemplo que precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes de embarcar.Trocar a caderneta de vacinação nacional pela internacional nos postos na ANVISA nos aeroportos internacionais.

* Verificar a necessidade de receita médica para os remédios que costuma fazer uso. Em muitos países, até para comprar Aspirina precisa de receita.

* Fazer um seguro viagem para casos de emergências médicas e acidentes. Verificar qual é o valor mínimo exigido pelo país. A União Européia exige um seguro que tenha cobertura de no minimo 30.000,00 euros.

* Verificar qual é a idade legal para beber e ir a baladas no país que irá viajar. Alguns países não vendem bebidas alcoólicas para menores de 21 anos. Muitas casas noturnas só aceitam clientes que sejam maiores que 21 anos.

* Verificar o fuso horário do seu destino. Se sua viagem for no sentido oeste-leste, irá sofrer mais com os efeitos do Jet Leg. Em uma viagem para Turquia no verão por exemplo, onde a diferença é de 06 horas pode ser bem cansativo. Por isso tente dormir se for chegar ao seu destino de manhã. Se for desembarcar a noite, tente não dormir no avião.

* Use roupas e calçados confortáveis durante o voo e tente não usar tecidos que amassem muito, para não chegar capenga no destino e pagar mico na imigração. Para as mulheres o ideal é usar uma legging, com uma camisa ou camiseta mais comprida e calçar tênis, sapatilhas ou até mesmo uma bota. Deixe o salto alto para usar em um jantar, balada. No avião não é confortável.

* Faça as malas 02 ou 03 dias antes da viagem. Tente não levar muita coisa. Leve peças que não amassem, em cores neutras e que combinem entre si. Para cada calça, saia, short é interessante levar 02 tops que pode ser camisa, camiseta, regata, bata. Leve vestido, roupas de banho e algo mais chique para um jantar especial ou balada mais bacana.

* Leve uma troca de roupa e lingerie em sua bagagem de mão, para o caso de sua mala for extraviada, você poder trocar de roupa enquanto aguarda a localização e entrega de sua mala.

* Veja qual é a previsão do tempo para o destino que está a caminho, para não errar e passar frio ou calor. Chegar de uma viagem longa e ainda estar com roupas inadequadas para o clima local é UÓ!!!

* Leve uma casaco ou pashimina para usar durante o voo. Porque geralmente é muito frio devido ao ar condicionado gélido dentro das cabines de aeronaves. Uma meia quentinha e um travesseiro de pescoço também são bem-vindos.

* Leve algumas guloseimas como chocolates, barrinhas de cereais, snacks e balinhas para poder matar aquela fominha que aparece entre as refeições servidas.

* Chegue pelo menos 03 horas antes da hora do embarque, para poder fazer o check in tranquilamente. Se possível faça o check in online em casa, pois várias companhias tem guichês para passageiros que fizeram o check in , somente despachar as bagagens e entregar o cartão de embarque.

* Chegar cedo ajuda a não perder tanto tempo também na fila do Raio X e da imigração para fazer a saída do país. De quebra aproveite para curtir as lojas do Free Shop.

* Para facilitar a identificação da sua mala na esteira de bagagem, procure personalizar sua mala colocando fitas coloridas, adesivos e afins! Pois existem muitas parecidas e para ajudar encontrar  em meio tantas malas na esteira ainda evita que outros peguem sua mala por engano.

* Verificar qual é a franquia de bagagem da sua companhia aérea. Para voos intercontinentais, é permitido despachar até duas malas com 32 kg cada. Para voos na América do Sul, uma mala de até 23 kg. Para bagagem de mão geralmente é permitido uma mala de 5 ou 7 kg mais uma bolsa. Se o peso da bagagem exceder a franquia, terá que pagar multa por excesso de bagagem, e o valor é bem salgado. Uma dica para evitar isso, é pesar suas malas antes de ir para o aeroporto e ter que pagar multa ou tirar coisas da mala ali mesmo no balcão de check in.

* Não despache itens de valor como eletrônicos, jóias, relógios, dinheiro na mala que vai no porão da aeronave, pois as chances de ter sua bagagem violada, são grandes. Leve todos os pertences de valor na bagagem de mão e de preferência embale suas bagagens que serão despachadas, naquelas máquinas que vedam as malas com plástico nos aeroportos. As malas ficarão mais protegidas e com certeza vai dificultar a ação de ladrões que trabalham nas companhias disfarçados de funcionários. Use cadeados  com segredo para abertura para evitar a violação de suas malas.

* Para proteger o dinheiro em espécie, o ideal é usar aquelas pochetes de se usar por debaixo das roupas. Fica escondido e você poder cochilar, dormir e ir ao banheiro sem medo de ser furtado dentro da aeronave. Guarde cartões de crédito e débito em segurança também!

* Cuidado com estranhos e nunca e por nenhum motivo aceite carregar ou guardar mala e bolsas de estranhos. Pois a bagagem pode conter drogas ou itens proibido, roubados e você acabar entrando em uma fria por causa de algum estranho.

* Quando o avião pousar no destino e for sua primeira viagem para o exterior, siga o povo e as placas que indicam PassPort Control e Baggage Claim. Chegando na imigração entre na fila para Foreing e espere sua vez. Quando o oficial te chamar, entregue a ele o passaporte e alguns países precisa entregar um cartão que os comissários entregam durante o voo para preencher. Responda com calma apenas aquilo que o oficial te perguntar sem entrar em detalhes, a não ser que ele peça para detalhar.

* Depois da imigração siga as placas para pegar sua bagagem e passar pelo Raio X e você estará livre para conhecer seu destino e aproveitar as férias.

* Se estiver em  conexão basta seguir as placas que indicam a área de transito internacional. Na maioria das vezes em que voos tem conexões, durante o check in aqui no Brasil, a compahia vai te entregar 02 cartões de embarque. O primeiro para o voo saindo do Brasil e o segundo para ser usado no aeroporto de conexão.

* Em alguns casos como que está a caminho do Canada e tendo conexão dos Estados Unidos ou alguém que vai viajar para algum pais de Espaço Schengen. Neste casos a imigração é feita no aeroporto de conexão e depois é que são emitidos os cartões de embarque para o próximo voo. Qualquer dúvida entre em contato com companhia aérea.

* Muitas pessoas fazem confusão entre conexão e escala. Escala é quando um avião desce em um aeroporto e algumas pessoas embarcam e outras deixam o avião, mas os demais passageiros continuam na aeronave. Exemplo: Na minha primeira viagem ao Oriente Médio, eu fui de Turkish Airlines, que na epoca fazia escala em Dakkar no Senegal. Passageiros embarcaram e desembarcaram, mas a maioria permaneceu dentro da aeronave. Conexão é quando voce sai da aeronave e embarca em outra sem sair da área de transito. Exemplo: na mesma viagem acima, eu estava a caminho de Damasco na Síria, eu desembarquei, e 02 horas depois embarquei em outra aeronave para a Síria.

* As conexões sempre ocorrem no hub da companhia áerea. Exemplo: o hub da Turkish Airlines é o Aeroporto Internacional de Istambul, da Emirates o aeroporto de Dubai, da Qatar Airways é o aeroporto de Doha. Então as compahias centralizam as conexões em seus aeroportos sede, pois não é viavel ter voo diretos para todos os destinos saindo de todos os países em que operam.

* Se não conhece a cidade, é melhor pedir o serviço de transfer para o seu hotel. O funcionário estará de te esperando no desembarque com uma plaquinha com seu nome e sobrenome e te levará em segurança até seu hotel.

* Leve uma xerox do seu passaporte e deixe o original em segurança no cofre do hotel. Também não saia com todo seu dinheiro na rua, deixe guardado no cofre e leve somente o suficiente para passar o dia e uns trocados mais para o caso de um imprevisto.

* Leve sempre com você um guia  e ou um mapa da cidade. Não esqueça de ter sempre em mãos o endereço e telefone do hotel para o caso de uma emergência. Prefira taxi pegos em hotéis e restaurantes. De preferência use os taxi de uma cooperativa confiável.


Bem essas são as principais dicas para fazer uma viagem internacional em segurança e poder aproveitar bem a viagem !!!!