quarta-feira, 31 de julho de 2013

Guia de Viagem Turquia Parte V - Principais Pontos Turisticos em Istambul

Guia de Viagem Turquia Parte V - Principais Pontos Turísticos em Istambul -

Uma cidade dividida em dois continentes. De um lado do Estreito de Bósforo fica a Istambul européia, do outro lado a Istambul oriental. Onde Ocidente encontra o Oriente, é que eu vou estar em 39 dias, se assim Deus permitir!

Será a terceira vez que eu visito a antiga Constantinopla com toda sua beleza, história e vida. Uma cidade única! Exótica e a magnifica. Passear pela cidade e ver a cor do Mar de Marmara, são experiência maravilhosas.

A  minha estada em Istambul será de 08 dias e pretendo visitar lugares que já conheço, e explorar atrações que ainda não tive prazer em conhecer. Espero ter tempo para completar o roteiro que preparei e desfrutar muito da cidade mais linda que já visitei.

Pontos Turísticos Em Istambul.

Sultanahmet e Arredores

1) Hagia Sophia - Santa Sofia - Igreja que virou mesquita, que virou museu.

2) Mesquita Azul - Um dos mais famosos cartões postais de Istambul.

3) Cisterna Yerebatan - Também conhecida como Cisterna da Basílica - Antigo reservatório subterrâneo de água na era Bizantina.

4) Hipodromo  de Constatinopla - Onde ficam localizados o Obelisco de Constantino, Obelisco de Teodósio, Coluna Serpentina e Fonte de Kaiser Guilherme.

5) Cemberlitas - A famosa Coluna Queimada de Constantino

6) Top Kap - Majestoso palácio otomano. Residência dos sultões otomanos.

7) Bazar Egipcio - Também conhecido como bazar das especiarias.

8) Grand Bazar - O mais antigo shopping center do mundo. Centenas de lojas, vendendo desde jóias a especiarias, nargiles, doces, tapetes  e artigos de decoração.

9) Museus Arqueológicos de Istambul - Complexo de museus mais importantes de Istambul. Os museus são: Museu Arqueológico, Museu das Antiguidades Orientais e Museu Quiosque do Esmaltado.

10) Mesquita Suleiman - Uma das mesquitas mais bonitas, construída para o sultão otomano Suleiman, O Magnifico.

11) Mesquita Beyazit - Mesquita localizada próxima a Praça Beyazit e a Universidade de Istambul.

12) Universidade de Istambul - A  mais antiga universidade turca, que segundo dizem foi construída em 1453, depois da conquista de Constantinopla por Mehmet II.

13) Aqueduto de Valens - Aqueduto construído no período Bizantino para trazer água para Istambul.

14) Estação Sirkeci - Estação de trem, de onde parte o Lendário Expresso do Oriente rumo a Paris.

15) Estação Eminonü - Estação de Tram perto do Chifre de Ouro e de onde partem ferryboats e balsas para cruzar o Bósforo.

16) Mesquita Yeni - Também conhecida como Mesquita Nova. Mesquita inaugurada em 1561.

17) Mesquita Rüstem Pasa - Conhecida por causa dos seus azulejos Iznik. Construída por volta de 1563.

18) Mesquita Hidayet - Mesquita que fica ao lada da Mesquita Yeni.



Beyoglu e Arredores

1) Ponte de Gálata - Ponte que liga os distritos de Sultanahmet e Beyoglu sobre o Chifre de Ouro. Um dos cartões postais de Istambul.

2) Torre de Gálata - Ícone de Istambul, a torre que se ergue em Beyoglu e dá ao visitante uma linda vista do Chifre de Ouro e do Estreito de Bósforo.

3) Istiklal Caddesi - Uma das avenidas mais visitadas por turistas em Istambul. A avenida que começa na Praça Taksim e chega quase perto da Torre de Gálata. Repleta de lojas, cafés, restaurantes e boates.

4) Praça Taksim - Esta famosa praça de Istambul esteve nos noticiários por conta dos protestos violentos que ocorrem por lá em Junho.

5) Palácio Dolmabahce - Palácio em estilo europeu, utilizado pelos Império Otomano no Século XIX.

6) Nisantasi - Distrito chique de Istambul. Bairro com cafés, lojas e restaurantes para um público mais seleto. Bairro de gente bonita e elegante.

Istambul Anatólia ( Lado Asiático)

1) Ponte do Bosforo - Uma das pontes que liga a Istambul européia a Istambul asiática. A ponte começa no distrito de Ortokoy  no lado ocidental e termina no distrito Beylerbeye no lado oriental.

2) Palácio Beylerbeyi - Palácio a beira do Bósforo no distrito de mesmo nome. O Palácio era usado com casa de veraneio para alguns sultões e também hospedava chefes de estado em visita a Turquia.

3) Torre de Leandro - Também conhecida como Torre da Donzela ou em turco Kiz Kulezi. A torre foi construída em uma ilhota em pleno Estreito de Bósforo.

4) Estação Haydarpasa - Principal estação ferroviária do lado asiática. Construída a beira do Bósforo, é uma construção muito bela e merece uma visita.

Cruzeiros Pelo Bósforo

Há uma grande oferta de cruzeiro pelo Bósforo. Existe a opção de pegar balsas, ferryboats por conta própria e visitar muitos lugares pelo Bósforo.

Estes são os principais pontos turísticos e passeios que farei em minha próxima viagem a Istambul.

Selam !!!

 

domingo, 21 de julho de 2013

Guia de Viagem Turquia Parte IV - Dinheiro ou Cartão ? O que levar ?

Guia de Viagem Turquia Parte IV - Dinheiro ou Cartão ? O que levar ?

Como levar dinheiro em segurança em viagens internacionais, é uma das preocupações dos viajantes, principalmente para os marinheiros de primeira viagem. Oque é melhor? Levar somente dinheiro em espécie? Levar dinheiro e cartões internacionais? Ou usar aqueles cartões de débito/créditos pré-pagos?

Eu sempre que viajei pro exterior levei dinheiro em três formas: em espécie, cartões de crédito internacionais e os cartões de bancos que eu uso. Os cartões do Itau e Santander funcionaram sem problemas. Existe ainda a opção de traveler checks, mas estes não são aceitos em todos os países e foram praticamente aposentados depois que lançaram os cartões pré-pagos de débito e crédito.

Dinheiro em espécie
Ainda umas opções mais escolhidas pelos viajantes. As moedas mais usadas para este fim são dólares americanos e euros. A escolha vai depender do destino. Como é difícil encontrar moedas de países da Asia e Oriente Médio aqui no Brasil. A melhor opção é levar euros e ou dólares e fazer o cambio em locais confiáveis como bancos e lojas de câmbios indicada por guias de viagens, amigos e blogueiros. Não troque dinheiro com cambistas nas ruas, pois as chances de receber dinheiro falso ou cédulas que estão fora de circulação são bem grandes.

O ideal é levar cerca de 100 dólares ou 70 euros para cada dia de estadia no exterior, fora o pagamento das diárias de hotéis e hostels. Levar essa quantia é uma segurança para você poder se alimentar direito, pagar o transporte e entradas em atrações turísticas. Claro que tem vários blogs e sites de viajantes no estilo mochilão que sobrevivem com 30 doletas diárias. Eu pessoalmente costumo levar cerca de 100 euros para cada dia da viagem. Não gasto tudo, mas me sinto segura tendo um dinheirinho a mais na carteira. Na última viagem voltei com 500 euros na carteira.

Nas áreas turísticas tem várias lojas de cambio como em Sultanahmet e Beyoglu. No aeroporto de Internacional Ataturk tem lojas de cambio e caixas eletrônicos para realizar saques com cartões.

Cartões de Crédito Internacionais
Os cartões de crédito internacionais, são com certeza uma segurança a mais durantes viagens ao exterior. É sempre recomendável levar pelo menos duas bandeiras diferentes tipo Visa/MasterCard. Os cartões Amex e Dinners também são aceitos. 

Os cartões podem ser usados tanto para compras  como em saques em caixas eletrônicos, que lá gringa é conhecidos como ATM. Para sacar dinheiro basta ir em caixas eletrônicos que tenham as bandeiras de Visa, Visa Electron, Maestro, Plus ou Cirrus.

Para usar seus cartões no exterior, é preciso desbloquear junto a sua operadora de cartões. Você informa para quais países estará viajando e quantos dias ficará por lá. Embora os cartões sejam internacionais, as operadoras por segurança, exigem o desbloqueio dos cartões. 

Vale lembrar que as compras e saques feitos no exterior estão sujeitos a tributação de IOF e além disso a conversão é feita para o Real no vencimento da próxima fatura. Se hoje você faz um saque ou compra na gringa e o dólar hoje está cotado a R$ 2, 29, quando sua fatura for fechada o dólar pode subir ou cair. E a diferença pode ser bem grande.

OS banco que eu conheço na Turquia são: Akbank e Garanti Bank. E maioria dos cartões internacionais são aceitos nos caixas eletrônicos do Akbank.
Cartões Pré-Pagos De Crédito e Débito

 Os cartões pré-pagos de débito e crédito estão ficando cada vez mais famosos entre os viajantes. Os cartões funcionam da seguinte forma: você carrega o cartão com x valor em dólar ou euro e pode usar para sacar dinheiro diretamente em caixas eletrônicos ou pagar em forma de débito ou crédito nos estabelecimentos comercias.

Com a vantagem de não se tarifado em IOF ou pagar diferenças cambiais na hora de fechamento de sua fatura de cartão. Em caso de perda ou roubo você pode cancelar o cartão e bloquear o uso indevido dele por terceiros. Eu nunca usei essa opção, mas amigos que usaram em viagens internacionais super aprovaram e recomendam!! Talvez eu experimente agora na minha viagem a Turquia com passagem pelo Qatar.

As empresas mais conhecidas do ramo são a Confidence (sempre faço cambio com eles no aeroporto de Guarulhos), Banco Rendimento, Banco Itau, Banco do Brasil, Santander e outros.

Existe  a opção de usar seu cartão de banco comum, aquele de movimentar sua conta corrente. Eu usei os cartões das minha contas do Itau e Santander. Do Bradesco não funcionou. O Itau precisou ser desbloqueado e o Santander era débito e crédito junto e desbloquei junto a operadora.

E vocês quando viajam, como levam seu dinheirinho? Comente !!!

Salam

Guias de Viagem de Istambul



Guias de Viagem de Istambul

Apesar de ser a terceira vez que estarei em Istambul, esta é a primeira que planejei todos os passos e estou fechando todos os detalhes com atencedência. Um dos passos do planejamento foi adquirir guias de viagem da cidade para poder conhecer e aproveitar o que a cidade tem de melhor.

Como desta vez passarei oito dias na cidade e espero poder ver e rever lugares e conhecer outros. E para planejar bem o roteiro que farei, ter a disposição guias de viagem com informações sobre passeios, restaurantes, e locais históricos para conhecer foi essencial.

Eu comprei três guias de viagem para Istambul:  sendo dois em português e um em língua inglesa e ambos bem interessantes! As outras viagens eu fiz sem ter em mãos guias de viagem para me ajudar a preparar um roteiro bacana e poder conhecer bem as atrações dos países que visitei.

Los Guias de Viagem

1) Guia Visual Folha de São Paulo Istambul
Este foi o primeiro guia de viagem que eu adquiri. Comprei em uma livraria  aqui da minha cidade e paguei cerca de R$ 82,00 por ele e posso dizer que vale cada centavo gasto com ele. O guia é excelente tanto em conteúdo quando na qualidade do papel, das fotos e dos mapas da cidade. O guia é recheado de dicas da cidade e além de contar um pouquinho da história da cidade dos sultões!!! É de longe o meu guia favorito e fica na cabeceira da minha cama, pois gosto de poder ler um pouquinho antes de dormir e ficar vendo as fotos e contando os dias para chegar a minha viagem! Dou nota 10 para este guia de viagem!!

2) Istambul Guia da Cidade - Lonely Planet
Este foi o segundo guia de viagem que eu adquiri. Comprei pela loja virtual da Livraria Saraiva e paguei cerca de R$ 49,90 e gosto muito dele também. O guia é bom, mas a qualidade do papel é inferior, tem poucas páginas e fotos coloridas e os mapas não são tão completos como os do guia de viagem da Folha de São Paulo. Tem muitas dicas de hotéis, restaurantes, passeios e fala também um pouco sobre a história de Istambul. O guia de informações básicas e claras e atende bem para quem deseja um guia simples e com boas dicas. Nota 8 para ele.

3) Istanbul Select
Este foi o último guia de viagem que eu adquiri. É um guia importado, escrito em língua inglesa e eu comprei na Livraria Cultura de um shopping em Curitiba. Se não me engano, o guia custou cerca de R$ 60,00 e é de excelente qualidade. O guia é pequeno, cabe em qualquer bolsa e tem bela fotos ilustrando os artigos tratados. Tem muitas dicas de hotéis, restaurantes, passeios e compras. O ponto negativo é que por ser em inglês, não atenderia que não fala o idioma e por isso não um guia para todos os públicos. Minha nota para este guia é 7.

Bem estes sãos os guias que me ajudaram a planejar minha próxima viagem e com certeza estarão comigo durante toda a viagem. Quem conhecer outros guia legais, pode deixar um comentário ! Vou fazer um post separado falando dos guias de árabe e turco para viagens!

Salam Waleikum!!!








sexta-feira, 19 de julho de 2013

Conexão Oriente no Qatar

Conexão Oriente no Qatar


Há menos de 02 (dois) meses para minha viagem de férias na Turquia, eu tenho uma novidade para contar para vocês. Nesta semana eu estive em São Paulo e comprei minha passagem com a Qatar Airways diretamento no escritório da empresa.

Eu estava em dúvida entre a Qatar Airways e a Emirates Airlines e optei pela empresa do Qatar por ter uma tarifa mais vantajosa que a concorrente para o periodo que vou viajar. Além do preço mais camarada, levei em conta que a Qatar Airways foi eleita a melhor empresa aérea do mundo pelo  Sky trax e também pela facilidade de visto durante as paradas em Doha.

Vou viajar no dia 09 de Setembro e volto dia 19 de Setembro e farei stop over na ida e na volta em Doha. Estou pesquisando o que pode ser feito e o que dá pra conhecer durante as minhas pequenas estadas no Qatar.

Será minha primeira vez no Golfo Pérsico e estou bem feliz com escolha pois além de visitar meu destino ainda vou poder conhecer outro país nas Arabias. E vou postar aqui no blog todos os detalhes da viagem  e sobre minha passagem pelo Qatar.


Eu estou com problemas com a internet e por isso não estou postando com frequência e também estou um pouco ausente no Facebook.

Bause !


 

sábado, 6 de julho de 2013

Guia de Viagem Turquia Parte III - Dicas de Hoteis em Istambul

Guia de Viagem Turquia Parte III - Dicas de Hotéis em Istambul

Faltando menos de 02 meses para minhas próximas férias, e muitas coisas para concluir o planejamento da tão esperada viagem de férias na Turquia. Esta será minha terceira estada em Istambul. Estive lá pela última vez em Junho de 2010.

Dizer que estou ansiosa é bobagem! Estou mega ansiosa com esta viagem e não vejo a hora de concluir todos os detalhes de reservas e afins para poder viajar tranquila. Das outras vezes eu deixei tudo pra última hora e acabei pagando mais caro. Dessa vez eu quis fazer diferente e espero até o final de Julho está com tudo nos conformes para não ter dor de cabeça.

A escolha do hotel é um dos quesitos mais importantes de sua viagem! Não precisa ser um hotel mega luxuoso e cheio de frescuras! Mas precisa ser seguro, limpo e perto das principais atrações, onde você pode ir caminhando ou gastando pouco com transporte.

A maior parte das atrações turísticas de Istambul fica na cidade velha. Se for sua primeira viagem a cidade é importante ficar hospedada no bairro Sultanahmet. Neste parte da cidade fica as atrações mais procuradas como: Haya Sofia, Mesquita Azul, Topkap, Grand Bazar, Hipodromo, Cisterna Yerebatan, Bazar Egípcio entre muitas outras.

A segunda opção de bairro para hospedagem é o Beyoglu que fica do outro lado do Chifre de Ouro e tem importantes pontos turísticos como Torre Gálata, Ponte Gálata, Istiklal Caddesi, Praça Taksim, Palácio Dolmabahce entre outras.

A terceira opção seria para quem deseja ficar um pouco afastado das áreas turísticas mais concorridas. A região do Nisantasi, bairro mais cool e com bares, restaurantes e baladas frequentado por patricinhas e playboys. Quem é de São Paulo, diz que o bairro parece com o Jardins. Mas como eu não conheço os Jardins em Sampa, não posso dizer se é parecido!!!
 Las Dicas

1) Victory Hotel & SPA
Hotel fofo e bem localizado, ao lado do Barceló Saray Hotel. Esse hotel fica próximo do Grand Bazar, Mesquita Beyazit, Universidade de Istanbul e transporte público em frente. O hotel é bem recomendado no Tripadvisor e tem apartamentos confortáveis e preços justos pelos serviços que oferece. Fica em Fatih.

2) Barceló Saray Hotel
Como já foi dito acima, fica ao lado do Victory Hotel & Spa e de todas as atrações já citadas. Possui excelente avaliação no Tripadvisor e tem o valor das diárias também é justo. Fica em Fatih.

3) Sorriso Hotel
O hotel tem uma boa localização e fica próximo a uma estação de Metro. Tem uma avaliação razoável no Tripadvisor. Bom para quem quer apenas um lugar pra dormir e tomar banho e com transportes perto.Fica em Fatih.

4) Almina Hotel
Hotel com boa localização, perto de transportes. Hotel simples e diárias razoáveis. Boa avaliação no Tripadvisor. Fica em  Sultanahmet.

5) Celal Sultan Hotel
Excelente localização! Fica ao lado da Cisterna Yerebatan, muito próximo a Mesquita Azul e Haya Sofia. Super recomendo o hotel por conta da sua localização. Tem excelente avaliação no Tripadvisor também! Fica em Sultanahmet.

6) Magnaura Palace Hotel
Este hotel foi dica de uma leitora. Tem excelente localização e avaliação no Tripadvisor. O valor das diárias são bem salgadas mas quem puder gastar um pouco mais, é uma boa opção de hospedagem em Istambul. Fica em Sultanahmet

7) Abel hotel
Hotel fofo e bem localizado. Tem boa avaliação no Tripavisor e diárias razoáveis. Fica próximo a Fatih Mosque, Bazar Egípcio e transportes públicos. Fica em Sultanahmet.

8) Ibis Hotel
Hotel bem simples, no padrão cama pra dormir e chuveiro para tomar banho. Mas é limpo, seguro e barato. Fica na Kennedy Caddesi e de frente para o Mar de Marmara. Excelente opção para quem não quer gastar muito com hospedagem. Não fica longe das atrações se for de taxi. Fica em Sultanahmet.

9) Holiday Inn Istambul City
Este hotel fica próximo ao Palácio Topkap e outras atrações de Istambul. É um hotel simples e com diárias medianas. Não é um hotel luxuoso mas para quem vai ficar o dia todo batendo perna na rua, pode ser uma boa opção.  Fica em Sultanahmet.

10) Anemon Galata Hotel
Hotel bacana localizado próximo a Torre Gálata e com vista para o Chifre de Ouro. Não é um hotel barato mas é bem confortável. Tem boa avaliação no Tripadvisor. Fica em Beyoglu.

11) Golden City Istanbul Hotel
Hotel localizado no Chifre de Ouro, próximo a Ponte e Torre Gálata. Do restaurante no terraço do hotel, se tem uma bela vista da Cidade Velha e do Chifre de Ouro e das mesquitas. Não é um hotel barato mas é confortável e bem localizado. Tem excelente avaliação no Tripadvisor. Fica em Beyoglu.

12) Aston Residence
Este hotel fica próximo a Praça Taksim, Istiklal Caddesi e outras atrações em Beyoglu. É confortável e tem diárias razoáveis. Tem excelente avaliação no Tripadvisor. Fica em Beyoglu.

13) Riva Hotel
Este hotel também fica localizado próximo a Praça Taksim. É confortável, diárias razoáveis e boa localização.  Tem boa avaliação no Tripadvisor. Fica em Beyoglu.

14) Nydia Hotel  Galataport
Lindo hotel localizado próximo ao Estreito de Bósforo. Confortável e luxuoso com diárias salgadas. Excelente para quem passar férias bem confortáveis e em grande estilo em Istanbul. Fica em Beyoglu.

15) Gálata Antique Hotel
Este fica localizado próximo a Praça Taksim e Istiklal Caddesi e outras atrações importantes. É um hotel simples e com diárias medianas. Tem boa avaliação no Tripadvisor. Fica localizado em Beyoglu.

16) The House Hotel Nisantasi
Este hotel fica no bairro mais cool e fashion de Istanbul. Hotel confortável e com diárias salgadas .... bom para quem deseja ficar entre gente bonita e descolada em Istambul. Fica em Nisantasi.

É bom deixar claro que em Istambul os hotéis não são baratos mas pesquisando bem é possível encontrar bons hotéis com preços justos. Na alta temporada os preços ficam bem salgados pois a procura é grande. Europeus adoram passar férias na Turquia então por isso que fica mais concorrido e os preços sobem no verão!!

UP DATE

Acabei de fechar com os hotéis que ficarei hospedada. Ficarei 04 dias no Victory Hotel & Spa  e 04 dias no Aston Residence. Nunca me hospedei nestes hotéis antes e espero ter feito uma boa escolha.

A reserva do Victory Hotel & Spa foi realizada diretamente pelo site do hotel. A reserva do Aston Residence eu fiz pelo site www.booking.com. Nunca fiz reservas por este site  e espero que tudo ocorra bem!


Selam !!!