STPC Serviço da Qatar Airways Para Passageiros em Conexões Longas em Doha


STPC Serviço da Qatar Airways Para Passageiros em Conexões Longas em Doha

Olá queridos!

Este post estou querendo fazer desde que voltei de viagem em Setembro para Turquia e Qatar. Quero muito relatar minha experiência de fazer conexões longas em Doha com tudo pago pela Qatar Airways. O termo SPTC corresponde a Stopover Paid By Carrier ou em bom português "parada paga pela companhia".

Para que um passageiro Qatar Airways possa usufruir deste serviço que é composto por visto, transporte, acomodação e alimentação é preciso se enquadrar em algumas regras:

- Quando todos os voos são operados pela Qatar Airways ( codeshare não vale )
- Quando não existe uma conexão inferior a 08 horas para seu destino final
- Que a conexão ocorra em 8 a 24 horas a partir do seu desembarque em Doha
- Que as reservas não podem incluir voos de/para Abu Dhabi, Bahrain, Dubai, Kuwait e Muscat
- O Serviço é free para passageiros das classes primeira e executiva e para algumas classes de tarifa para quem viaja na econômica
- Para Passageiros da Classe Econômica com passagens classe H, Y e E tem direito ao STPC grátis. Passageiros com passagens classe V e W tem direito somente ao STPC pago e os passageiros com bilhetes em outras classes não tem direito ao STPC pago ou grátis.

Como saber se a sua reserva dá direito ao STPC grátis?

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o escritório da Qatar Airways mais próximo e descobrir se a sua reserva se enquadra nos requisitos descritos acima. Se sua reserva for elegível para o serviço, você receberá um voucher com os detalhes de sua pré reserva de hotel. Este documento deverá ser levado impresso com você na viagem e apresentado no Aeroporto de Doha para receber o visto de transito, tranfers aeroporto/hotel/aeroporto, acomodação e alimentação.


Minha Experiência

Comprei os bilhetes diretamente no escritório da Qatar Airways e recebi por email os vouchers com a pré reserva em Doha.  Recebi o de ida e do volta. Pois minhas conexões em Doha seriam de 15 horas e 17 horas! 

Ao desembarcar no Aeroporto de Doha me dirigi ao balcão " Booked Hotel Accommodation" e entreguei o voucher com a pré reserva, o cartão de embarque para o segundo voo e meu passaporte. A atendente da Qatar Airways conferiu os documentos entregues e pediu que eu aguardasse sentada. Esperei cerca de 15 minutos e a atendente veio com vários passaportes e vouchers em mãos e chamava os passageiros pelo nome e entregava os documentos.

Com o voucher e passaporte em mãos, me dirigi a fila de estrangeiros da imigração. Existem 03 filas distintas: estrangeiros, cataris e portadores de passaportes de que fazem parte do Conselho de Cooperação dos países do Golfo Pérsico. Fui para fila de estrangeiros que estava bem grande, cheia de imigrantes da Asia que chegavam em Doha para trabalhar na construção civil, mas isto é assunto para outro post.



 
Fiquei uns 20  minutos na fila da Imigração, até que fui atendida por um catari vestido a caráter muito educado porem sério. Ele não fez qualquer pergunta, carimbou os passaportes e pediu para que eu e meu companheiro de viagem tirarem uma foto e fomos liberados. Passamos pelo Raio X e fomos para o saguão e procuramos pelos inúmeros balcões de hotéis ... até que encontrei o nº 12 do Retaj Al Rayyan.

Um rapaz muito simpático, que se na me engano era indiano nos levou até ao ônibus do hotel. O trajeto do aeroporto de Doha até o hotel Retaj al Rayyan foi de aproximadamente 20 minutos. Vinte minutos marcantes, pois Doha a noite é linda. Nosso hotel fica próximo aos prédios da West Bay e até hoje ainda penso naquela noite, pois como apaixanoda pelo Oriente Médio que sou, o Qatar era mais uma fronteira alcançada.



O Hotel Retaj Al Rayan fica no distrito de Al Dafna, em frente ao mar verde claro de Doha. O hotel é lindo e o staff é excelente. Na recepção do hotel foi solicitado passaportes, vouchers e cartão de embarque. O atendente informou que o voucher dava direito a hospedagem e alimentação no valor de 175 rials qataris e que o ônibus estaria nos esperando as 11:30 da manhã seguinte para nos levar de volta ao aeroporto.

Fiquei em um quarto muito confortável com vista para o mar e para o hotel Hilton.A classificação do quarto era deluxe room com duas camas na ida e como cama casal na volta! Depois de curtir o quarto, aproveitamos para tomar banho e descansar um pouco e logo depois descemos e fomos jantar. O restaurante tem um buffet com muitos pratos quentes e frios, sobremesas e bebidas não alcoólicas. Álcool não é vendido pois se trata de um hotel islâmico!Como eu não bebo, não fez diferença alguma! A comida é muito boa mas eu me acabei mesmo foi nos doces árabes!!!

O café da manhã também é excelente e as meninas que trabalham servindo os hospédes, eram muito simpáticas. Todas muçulmanas de algum país asiático como Filipinas, Indonésia ou Malásia. No hotel também havia muitos funcionários indianos, paquistaneses, libaneses e egípcios.



Eu pensei que ficaria no hotel Oryx Rotana que também pertence ao grupo da Qatar Airways e fica ao lado do aeroporto. Mas para nossa sorte ficamos no hotel Retaj Al Rayyan tanto ida como na volta. Pelo que li antes de viajar quase tudo mundo fica neste hotel e eu fiquei no Retaj Al Rayyan. Eu penso voltar a Doha na próxima viagem e ficar pelo menos 2 dias lá e conhecer muitas coisas!

O hotel tem piscina, sala de ginastica, restaurantes e cafes para os hospedes além serviço de transfers e city-tours. Os passageiros da Qatar Airways da primeira classe e executiva tem limousines para fazer o traslado do aeroporto/hotel/aeroporto.

Pelos padrões do Golfo Pérsico o hotel é classificado como 04 estrelas mas é muito melhor que alguns 05 estrelas aqui do Brasil. Para mim o hotel é muito bom, ainda mais de graça!!!

A experiência de voar pela Qatar Airways foi muito boa e a conexão em Doha com tudo pago pela companhia foi tudo de bom!! Recomendo para quem for viajar para o Oriente Médio, Asia ou África que se tiver oportunidade de ir pela Qatar Airways, aproveite, pois com certeza será uma excelente experiência!!!

Nota para o STPC em Doha : 10

Para mais detalhes visite o site do hotel Retaj al Rayyan aqui e o site da Qatar Airways aqui

You May Also Like

7 comentários.

  1. Amando seu blog, achei por a caso, na verdade pesquisando o Fazza3. ;P

    ResponderExcluir
  2. Ah, você já pesquisou no lookbook.nu alguns habibs estilosos?

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréia,
    Tenho 105 Liras turcas e gostaria de vende-las. Pode ajudar?
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  4. Você pode tentar na Fan Page do blog e ver se alguém tem interesse! Sempre tem alguém de viagem para Turquia aparecendo por lá !

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. ola bilhete emitdos com milhas nessas circustancias posso usa-lo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha que a cia aérea pode te dar uma informação mais precisa, porque as regras sempre mudam e eu viajei em 2013.

      Excluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!