domingo, 10 de novembro de 2013

Guloseimas Turcas


Guloseimas Turcas

Eu sou uma pessoa daquelas que só pensa em comida quando viaja. Sério! Minha preocupação principal é sobre a comida local. Não por eu ser gulosa nem nada, é porque a comida é algo muito forte em uma cultura. A comida diz muito sobre o país e seus costumes. Vou dividir o assunto em dois post: comidas e guloseimas! As guloseimas são a melhor parte ever so far !!!

Simit


A cada esquina de Istambul, existe uma barraquinha de simit. Simit é uma rosquinha de gergelim e que pode ser consumida pura ou com recheios. Os mais comuns são Nutella e queijo polenguinho. Eu gosto muito da versão recheada com Nutella. Ir a Istambul e não comer um simit é como ir a Roma e não comer pizza!

Castanha Assada

Outra guloseima sempre presente em barraquinhas de Istambul é a castanha assada. Os turcos chamam de kestane e os tiozinhos vendem por peso. A castanha não chegar ser uma gostosura mas tá valendo. Estas castanhas tem um sabor parecido com aquelas castanhas portuguesas que costumamos comer no Natal.


Milho cozido e assado

O bom e velho milho verde tão conhecido pelos brasileiros, também é apreciado em terras otomanas. A versão cozinha é minha predileta. A versão assada não é tão boa para meu paladar, mas eu vi muita gente consumindo.

Suco de Romã

 As barraquinhas de suco de romã também estão espalhadas pela cidade. O suco de romã tem um sabor forte mas agradável, pelo menos para o meu paladar!

Suco de Toranja 
O suco de toranja também é muito vendido pelas ruas de Istambul. Ideal para acompanhar um doner kebab para matar a fome mas deixar o bolso a salvo!

Visne  (Suco de Cereja)
Suco de cereja ou visne como é chamado la na Terra dos Sultões. Tomei pela primeira vez durante as minha viagens a Síria e Turquia em 2010, foi servido nos voos da Turkish Airlines. Na Turquia a marca Cappy era a mais vendida nos restaurantes e nos supermercados além das propagandas na TV turca.

Ayran (iogurte salgado)
Não sou lá muito fã desta iguaria turca mas tem gente que gosta. Este ai é o Ayran, iogurte batido com sal. Tem também o temperado com ervas. O pessoal toma no lugar de refrigerantes para acompanhar um donner kebab ou shish kebap. Este ai foi degustado no Hat Donner em Beyazit.

Dondurma ( sorvete puxa-puxa turco)
O famoso sorvete puxa-puxa turco é uma delicia. Ele é meio elástico e o vendedor fica fazendo gracinhas na hora de entregar a sua guloseima. Eu sempre pedia a opção de 4 sabores e o rosinha azedinho era o melhor. Na estação de Tramway Kabatas também tem um delicioso, com sabores diferentes. Por toda Istambul os vendedores de Dondurma estão presentes.

Doner Kebab
O famoso churrasco turco no espetão é  presença garantida em terras turcas. Tem de frango, carneiro e misto de carneiro e frango. Fatiado bem fininho com tomate, pimentão e batata frita e depois enrolado no pão pita por um tiozão bigodudo ou não é pedida certa em Istambul. Eu particularmente prefiro a versão síria, a shawerna! Mas claro que comi vários donner kebabs !!!

Sanduíche de Peixe

Os sanduíches de peixes são outra atração culinária em Istambul, especialmente nos restaurantes sobre a Ponte Gálata e nos barquinhos ao lado da ponte sobre as águas do Chifre de Ouro. Muito bom e com gostinho de comida local e não gororobas para turista ver !!!!

Espetinhos
Os famosos shish kebabs tem para todos os gostos! Carneiro, frango, peixe, carne bovina e até camarões. Muitas opções são bem apimentadas e eu adoro, mesmo que minha gastrite ataque, eu como!

Turkish Lokum
As famosas delicias turcas que são uma especie de bala de gelatina mas que foi melhorada e com mais glamour. Tem de muitos sabores dos mais comuns aos exótico!

Baklava
As baklavas são um dos doces turcos mais famosos. Feitos a base de massa folhada, calda de açúcar e pistache tem um sabor muito agradável.

Cezerye
Cezerye são parecidas com as delicias turcas porem são mais gostosas., mas doces!!! Eu acho as delicias turcas um pouco sem doce por isso prefiro as cezerye. Mas isso é uma questão de gosto mesmo!

Halva
A halva parece um pouco com aqueles doces de geleia de mocotó. Aqueles doces branco e rosa. Parece mais não é igual. Mas eu também não curto tanto também !

Xarope de Romã
O xarope de romã é delicioso e é excelente para saladas como fatuche, mediterrânea e taboule.  Ele é bem viscoso com sabor agridoce e dá um toque a mais a qualquer salada!!!!

Tulumba
Este delicioso docinho turco ( também existe na versão árabe) parece muito com o nosso famoso churros. A diferença é que o doce tulumba é mais durinho, não tem recheio mas recebe um calda de açúcar por fora. Adoro este doce. Comi muito no Qatar também pois tinha no buffet do hotel que eu fiquei.

Lokma
Parece um bolinho de chuva, mas é durinho e com calda de açúcar como o tulumba. Gosto muito. Tanto que no Qatar eu pegava o lokma e colocava aquele pudim árabe por cima e mandava pra dentro. Os doces turcos e árabes são praticamente os mesmos e só muda é nome, e as vezes nem muda !!!

Feta
O delicioso queijo salgadinho de origem grega é muito consumido na Turquia e nos países árabes como Síria e Qatar. Eu adoro esse queijo e na mesa de cafe dos hotéis e presença garantida. Um dos meus queijos prediletos!!!

Beyaz Pinar



Os queijos da Pinar são uma delicia. Principalmente o cream cheese que parece requeijão. Tem até no Qatar também, foi servido inclusive nos voos da Qatar Airways. O queijo Cheddar é muito bom. Consegui trazer o cream cheese no avião sem problemas, achei que daria problemas.Na próxima vez vou encher a mochila !!!

Pizza Turca

Parece uma esfiha aberta grande. Algumas são boas e outras não. Tem poucos restaurantes que fazem um massa boa com recheio idem ! As apimentadas são as melhores! A minha gastrite é que sofre !!!

E ai gostou das guloseimas turcas? Conhece outras ?

Selam !!!





Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!