Diario de Viagem a Turquia 2013 - Palácio Topkap, Harem e Restaurante 360

Diário de Viagem a Turquia 2013 - Palácio Topkap, Harem e Restaurante 360

Segue mais um relato sobre a viagem a Turquia

Como o dia anterior foi muito puxado e cansativo, acabei acordando bem tarde, por volta das 11:30 hs do quarto dia em Istambul! E fui direto do hotel para o restaurante. Estava faminta! Estava sofrendo dos efeitos do Jet Leg e por conta disso dormia muito tarde e não conseguia acordar cedo!!

Fomo ao Pierre Loti Roof Pub Restaurante que fica na avenida principal entre Beyazit e Sultanahmet. O restaurante é amplo e tranquilo, sem aquela horda de turistas barulhentos. O atendimento é bom e a comida também. Pedimos peixe, donner, kebab e saladas. Para beber água com gás e cerveja Efes.

Palácio Topkap

Seguimos a pé do restaurante até o Palácio Topkap que merece um post a parte, por não entrarei em maiores detalhes neste post. O Palácio que foi durante muito tempo a residência oficial dos sultões otomanos, hoje abriga vários museus.

O palácio possui duas entradas, sendo uma ao lado da Aya Sofia e a outra no Parque Gulhane ao lado dos Museus Arqueológicos de Istambul. Usamos a entrada ao lado da Aya Sofia. Foi um dos passeios que mais gostei de fazer e com certeza visitarei novamente nas próximas férias !!!

Antes dos portões do primeiro pátio, chamado de Porta Imperial,  existe a Fonte de Ahmet 3º que é muito bonita por sinal. Na Porta Imperial ficam vários guardas portando armamento pesado, se não me engano eram fuzis. O motivo para usar fuzis na porta de um museu é por conta dos tesouros que estão no palácio! Muito estranho ver homens fortemente armados em um  local turístico.

Ao passar pela Porta Imperial chegamos ao Primeiro Pátio onde ficam a Haghia Irene, Casa da Moeda, Bilheteria, loja de souvenires e um restaurante. Para esta parte do pátio a entrada é franca. Para entrar no Segundo Pátio onde ficam o palácio e o harém é preciso comprar dois bilhetes por pessoa. A entrada no palácio é 25 liras turcas e para o Harém é 15 liras turcas. Existe a opção de comprar um cartão passaporte para vários museus incluindo Palácio Topkap e Harém do Palácio.

Ao passar pelo segundo portão existem catracas onde se colocam os bilhetes e existe dectores de metais para bolsas e para pessoas também ! Nesta parte é que ficam os tesouros dos sultões com muito ouro e pedras preciosas. Também tem as relíquias muçulmanas, as espadas e armas de fogo dos sultões. É uma pena não poder filmar nem fotografar. Claro que algumas pessoas tentavam tirar fotos escondidas e quando eram surpreendidas pelos guardas levavam uma bronca daquelas na frente de todo mundo.

Como o palácio é muito grande, eu decidi por fazer um post exclusivo e contar todos os detalhes, pois a beleza do Palácio Topkap merece um post só para ele!! Fui ao Harém do Palácio mas infelizmente as duas câmeras ficaram sem bateria e eu não tirei nenhuma foto de lá! A boa parte é que terei que voltar lá no ano que vem e poder tirar todas as fotos.







Show de Cultura coreana

Saímos do Palácio Topkap e compramos castanha assada, milho cozido, sorvete Dondurma e suco de romã e paramos para assistir aos shows de cultura coreana que faziam parte do Festival Korea-Turkey. Ficamos por cerca de 01 hora sentados na arquibancada em frente a Aya Sofia. Fiquei até com vontade de viajar para a Coreia do Sul. Quem sabe depois que eu fiz o meu tour por todo Oriente Médio, eu decida conhecer o extremo Oriente!?

Pausa para o lanche


Saímos do show dos coreanos e seguimos ladeira a cima e pararmos do Starbucks e tomamos um frapuccino de morango e muffin de Blueberry e depois fomos para o hotel para descansar um pouco, carregar as câmeras e tomar um banho!

Jantar no Restaurante 360



Pegamos um taxi que custou 15 liras turcas até uma transversal da Istiklal Cadesi e então seguimos a pé por esta avenida até chegar no restaurante. O restaurante fica no último andar do prédio e tem um vista de 360 graus da cidade de Istambul. Fiz reservas para o jantar e chegamos lá por volta das 10:00 hs da noite e saímos de lá pela meia noite e pouco!

Sinceramente eu não gostei muito do Restaurante 360, talvez por eu ser caipira demais e não gostar de muita papagaiada na hora do jantar. O restaurante se transforma em balada por volta das 11 horas da noite e tem performances para entreter os clientes. A clientela do restaurante é composta por quase 100% de estrangeiros, principalmente turistas europeus.

Achei o serviço ruim, demora muito para alguém vir de atender e demora mais ainda para trazer o jantar e pra piorar era um ambiente escuro e que quase não enxergava o que estava comendo. O restaurante é recomendando pelos guias de viagem Folha e Lonely Planet e também por alguns blogs. Mas eu sou to tipo que vou para Turquia para ver e ouvir música e dança locais e não para ficar ouvindo musica estrangeira. Para quem curte a cultura local não recomendo ir neste restaurante. O atendimento não é bom, a comida é razoável e tudo é caro. Se fosse caro mais comida foi excepcional e atendimento bom não me incomodava em pagar! Foi o pior restaurante que fui na Turquia!

Bem este foi o relato sobre o 4 dia em Istambul e espero que tenham gostado!

Selam !!!

You May Also Like

5 comentários.

  1. Seguramente o extremo Oriente é lindo e interessante também :)
    Desses lugares q vc foi agora na Turquia, teve algum q vc já havia visitado antes ou foram todos novidades ?

    ResponderExcluir
  2. Seguramente o extremo Oriente é lindo e interessante também :)
    Desses lugares q vc foi agora na Turquia, teve algum q vc já havia visitado antes ou foram todos novidades ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Lu!
    Quando eu terminar meu tour pelo Orinte Médio vou poder conhecer a Asia, especialmente o Extremo Oriente!
    Em Istambul eu não conhecia o Palacio Topkap, Mesquita Azul, Museus Arqueológicos.
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  4. A arquitetura é muito linda,eu não conhecia nada sobre a Turquia,estou adorando os posts!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rita!

    A Turquia é muito linda mesmo ! Principalmente Istambul.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!