sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FAQ - Oriente Médio


FAQ - Oriente Médio
Perguntas Frequentes

1- Quando foi sua primeira viagem para o Oriente Médio e para qual país?
A primeira vez que fui para o exterior, foi em Fevereiro de 2010 para Síria.

2- Quantos países e para quais cidades  você viajou?
Já viajei para 04 países: Estive 03 vezes na Turquia, 02 na Síria, 02 no Qatar e 02 no Senegal. Conheço Damasco, Maaloula, Homs e Lattakia na Síria. Istambul na Turquia, Doha no Qatar e Dakkar no Senegal.

3- Qual país voce gostou mais e porque?
Gosto muito da Síria e Turquia. Gosto dos dois países na mesma medida!

4- Voce viaja sozinha? Sentiu medo?
As primeiras duas viagens eu fui sozinha, nesta última eu tive um acompanhante. O Oriente Médio é muito tranquilo para mulheres viajando sozinha e nunca tive maiores problemas.

5- O que mais gosta e mais incomoda no Oriente Médio?
O que mais gosto é a segurança, não existem assaltos e roubos como no Brasil. O que me chateia é o assédio masculino. Os turcos incomodam mais que os árabes.

6- Qual é o proximo país que pretende conhecer?
Na verdade quero conhecer todos os países do Oriente Médio e Norte da África. Possivelmente a próxima viagem será para os Emirados Árabes, Turquia e Líbano.

7- Qual a melhor e a pior Imigração do Oriente Médio?
A melhor é a do Aeroporto de Istambul pois eles não perguntam nada e apenas carimbam o passaporte. A imigração do Aeroporto de Damasco é tranquila e com pouquissimas perguntas e os agentes são bem educados. Na verdade nunca tive problemas com a Imigração, nem mesmo no Qatar, somente na volta é que me perguntaram de onde eu estava vindo e o agente estava de olho nos meus vistos da Síria.

8 - Como conseguiu vistos para os países que visitou?
Para entrar na Turquia brasileiros não precisam de visto. Na Síria é preciso tirar o visto antes. No Qatar quem viaja pela Qatar Airways, a companhia providencia o visto.

9- Quanto custa em média uma viagem ao Oriente Médio?
Depende. Depende de quanto você tem disponível para gastar. Mas nas minhas viagens eu gastei uma média de R$10.000,00 por cada viagem, voando por boas cias aéreas mas na classe econômica e ficando em hotéis 4 ou 5 estrelas. Eu costumo calcular uma média de 100 euros por dia para despesas diárias fora a hospedagem. Não gosto de ficar em hotéis distantes nem muito fuleiros. Costumo ficar em hotéis com diárias entre 100 a 150 euros.

Acho que 100 euros por dia para almoçar, passear e jantar é uma quantia razoável. Normalmente as diárias incluem café da manhã então é preciso ter dinheiro para duas refeições na rua, além dos passeios, tickets de entrada e transportes. Para comprar eu costumo levar 500 dólares para gastar em free shops, shoppings, lojas de rua e mercados locais. Apesar de levar uma média de 100 euros por dia, eu nunca gasto todo o dinheiro, eu levo por segurança mesmo. Acho melhor sobrar do que faltar.

Quais companhias aéreas você já voou?
Foram 02 vezes pela Turkish Airlines e a última pela Qatar Airways.

Qual é o melhor aeroporto que você já embarcou?
Até hoje o melhor foi o Aeroporto Internacional Ataturk. Os aeroportos de Damasco e Doha parecem uma rodoviária.

Você tem medo de voar de avião? Qual foi o maior de tempo a bordo de um avião?
Não tenho medo, na verdade eu adoro. Foram 14:30 de voo entre Guarulhos e Doha!

Qual foi o melhor hotel em que ficou hospedada?
Sem dúvida foi em Doha no hotel Retaj al Rayyan. Mas também gostei do hotel Al Shahbandar em Damasco, que é uma antiga mansão árabe transformada em hotel.

Os árabes são todos terroristas?
Este é uma grande mentira plantada pela mídia ocidental, pois 90% dos árabes são pessoas de bem e os árabes muçulmanos são tolerantes e  os radicais homens-bomba são uma pequena minoria.

Você não tem medo de sofrer um ataque terrorista?
Não, não tenho. Como disse o Oriente Médio é um lugar tranquilo, os riscos de sofrer um ataque terrorista são bem menores do que eu levar uma bala perdida no Rio de Janeiro.

Todos os árabes são muçulmanos?
A maioria é, mas em países como Síria, Líbano, Egito e Iraque existe várias comunidades cristãs e até mesmo judias.

Árabes e muçulmanos são a mesma coisa?
Não! Árabes são de origem semita assim como os judeus. Muçulmanos são as pessoas que seguem os preceitos do Islam, independente de etnia. A maioria dos muçulmanos não são árabes.

O Islam prega a violência e a morte de infiéis?
Assim como a Bíblia dos cristãs e a Torah dos judeus, O Quran contem citações semelhantes e que se referiam ao passado. Então se eu afirmar que o Quran manda matar, eu terei que dizer que a Bíblia e Torah também manda fazer a mesma coisa. Sempre haverá distorções das Escrituras  com intuito de provocar o ódio aos muçulmanos.

Você é muçulmana?
Não sou. Estudo a religião para conhecer e entender melhor. Eu sou cristã mas não pertenço a nenhuma denominação ou igreja.

Os árabes podem ter quantas esposas quiserem?
Não! Os muçulmanos árabes ou não podem ter até 04 esposas mas em muitos países como Turquia e Síria não é comum o homem ter mais que uma esposa.

Todos os árabes são sheikhs ricos e donos de poços de petróleo?
Não, isso é lenda! Somente uma pequena parcela da população que é rica como os sheikhs do petróleo e maioria está no Golfo Pérsico e pertencem as famílias reais árabes como os sauditas, cataris, emiratis e kuwaitis.

Conheci um árabe no Facebook e ele disse quer casar comigo ou que me ama, como saber se ele diz a verdade?
Primeiro leia todos os meus posts sobre relacionamentos e verá dicas incríveis. Não existe fórmula mágica mas não acredite 100% em alguém que você nem conhece pessoalmente.

Meu namorado árabe do Facebook diz que vir ao Brasil para trabalhar e pediu carta-convite, o que eu faço?
Quem já leu meus posts sobre amor árabe sabe, que quando o cara fica muito interessado em vir pro Brasil ou logo vai falando em carta-convite é bom por as barbas de molho.

Meu namorado muçulmano da internet pediu para ver nua ou mostrar os seios, o que faço?
Delete ele da sua vida e parta para outra, pois esse ai quer só diversão ou então está testando você, e por caso ele for sério e vc mostrar as tetas quem vai partir para outra é ele!

Conheci um árabe, turco, afegão ou whatever e quero ir conhece-lo, o que acha?
Primeiro certifique-se que ele é uma boa pessoa, falando com os país, amigos chefe do trabalho e até a bisavó dele. Tire o visto, compre as passagens e vá. Mas fique em hotéis e não leve ele pra lá e qualquer coisa grite harame  que e a puliça vai descer o cacete nele ! Mas cuidado com países muito rígidos como os Golfo Pérsico para que você não leve uma 100 chibatadas por expor sua figura na Medina. To bincando o problema não é por ele ser árabe e sim porque é uma pessoa que você conhece apenas na Internet!

Como conseguir um árabe rico e cheio da grana e que me dê muito ouro?
Minha filha até hoje não sei! Se descobrir por favor me conte! Insalhah muito ouro!

O que os árabe acham das brasileiras?
Infelizmente temos uma má fama por lá. A parte de boa é que eles não sabem identificar as brasileiras das demais gringas por lá. Brasileiro tem cara de todos os povos. Eles sempre perguntam se eu sou italiana, espanhola ou americana. Nunca chegaram de cara perguntando se eu era brasileira. Mas eu nunca sofri preconceito e nem discriminada por ser brasileira. Por isso uso roupas mais comportadas para chamar menos a atenção dos homens de lá.

Você é casada com árabe?
Não sou casada, mas já fui noiva de um sírio e namorei outro sírio também!

Qual o cantor e cantora árabe que mais gosta?
Amo Majed al Muhandes e Haifa Wehbe.

Você fala árabe?
Falo somente o básico mas tenho vontade de estudar árabe e me tornar fluente. Quem sabe quando a guerra da Síria terminar, eu vou passar um tempo  lá estudando. O árabe sírio eu mais fácil e claro para entender.

Qual conselho você pode dar para quem pretende conhecer o Oriente Médio?
Vá sem medo e de coração aberto para conhecer a região onde tudo começou. Nossos pais são dali, Adão, Abraão, Jesus nasceram e andaram por aquelas terras. Viaje sem preconceitos e abertos para conhecer lugares e povos diferentes mas adoráveis!

Salam !
Reações:

2 comentários:

  1. Salam Andreia! Simplesmente adorei esse FAQ! Depois de ter realizado uma parte do meu sonho de conhecer o Irã, também tenho vontade de conhecer todos os países do Oriente Médio e também Ásia Central, ou antiga Rota da Seda. Eu que nunca tinha viajado para o exterior, não senti nenhum medo também de estar sozinha.No Irã não sofri nenhum assédio, e concordo que somos nós que devemos impor o respeito a eles se quisermos ser respeitadas. Eu mesma saí várias vezes só com meninos, alguns que eu nunca tinha visto antes e eles me trataram como irmã. Engraçado que a primeira vista eles pensavam que eu era do Paquistão ou Índia, ou do Sul do Irã. Também não tive nenhum problema em falar que sou cristã, eles simplesmente sorriam e falavam que acreditamos no mesmo Deus.
    Beijos da Pérsia!

    ResponderExcluir
  2. Waleikum Salam Janaina!
    Quanto tempo não conversamos!
    Como foi sua passagem por Istambul? Conseguiu sair do aeroporto?
    Ah quero muito conhecer todo o Oriente Médio e Norte da Africa e depois me aventurar pela Asia e chegar até ao Japão!
    Viajar é vício bom, quem viaja uma vez quer sempre voar para lugares mais longe o possivel!
    O Irã também está na minha lista e quem sabe não viajamos juntas para lá e para Síria!?
    Beijos !!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!