sábado, 26 de outubro de 2013

Como é voar pela Qatar Airways

Como é voar pela Qatar Airways

Voar pela empresa aérea 5 estrelas que foi eleita por 02 anos consecutivos como melhor companhia do ano, foi uma experiência inesquecível. A decisão de voar pela Qatar Airways ocorreu devido a 02 importantes fatores: preço e qualidade.

Devido a alta do Dólar e Euro as passagens para o Oriente Médio ficaram absurdamente caras. Especialmente para Istambul. E quando encontrei as passagens pelo preço mais baixo em comparação com as outras cias,  não tive dúvida, seria a Qatar Airways. A possibilidade de fazer stopover na ida e na volta em Doha foi decisiva, pois voaria em uma companhia premiada e ainda conheceria o Golfo Pérsico.



A compras dos bilhetes

Por uma falha no sistema do site da Qatar Airways não consegui comprar os bilhetes online usando meu cartão de débito. Para minha sorte o dia seguinte era o aniversário da cidade e eu aproveitei para ir até São Paulo e comprar os bilhetes no escritório da Qatar Airways. O bilhete era para Istambul na Turquia.

O escritório fica em um edifício comercial na região do bairro Morumbi, perto do Shopping Nações Unidas. Para subir até a sala onde funciona o escritório é preciso apresentar os passaportes para ter o acesso permitido.

O atendimento foi muito bom, os funcionários são muito eficientes e atenciosos e prontos para ajudar os clientes. Tivemos novamente problemas com o cartão de débito do Bradesco que não quis liberar o pagamento de mais de 6 mil reais para débito em conta. Fiquei muito nervosa, pois já passava das 04:00 hs da tarde e não tinha como fazer a transferência para a conta da Qatar Airways. Foi realizada a reserva dos bilhetes e do SPTC para emissão de visto e reserva de hotel no Qatar. Falarei mais sobre este serviço em outro post.  A funcionária disse que eu poderia no dia seguinte fazer a transferência para a conta da Qatar Airways e foi o que fiz e menos de 02 horas recebi os vouchers do bilhete e do serviços SPTC. Eu paguei R$ 3.127,25 por cada bilhete em classe econômica.
Check-in

 O voo estava marcado para as 02:45 hs da madrugada do dia 09 de Setembro e o check-in abriu por volta das 11:00 hs da noite do dia 08. Havia uma fila gigantesca que pegava grande parte da Asa D do aeroporto de Guarulhos. E nós pegamos o final da fila, mesmo chegando antes da 11:00 hs no aeroporto.

Aguardei cerca de 01:30 na fila para despachar as bagagens e pegar os cartões de embarque. Antes de chegar aos balcões, funcionários de uma empresa terceirizada fazem uma pequena entrevista perguntando coisas como : quem fez as malas, se alguém abriu, se tem algum item proibidos e coisas parecidas.

No balcão as malas são pesadas e cada passageiro pode levar até 02 malas de 32 kg de bagagem despachada e uma bagagem de mão de até 7 kg. O atendente confere também os passaportes e coloca os bilhetes em um envelope de acordo com o destino da passageiro em Doha. Passageiros com conexão de até 08 horas recebem o envelope amarelo e uma etiqueta também amarela que é colocada em sua bagagem de mão.

Já para o passageiro em conexão longa ou com destino final em Doha,  recebe o envelope e etiqueta azuis. OS passageiros da classe executiva recebem o envelope e etiqueta na cor burgundy (vinho) independente do destino. Existe também o envelope verde fluor mas eu não vi ninguém portando algum deste. O nosso era azul pois faríamos um stopover em Doha antes de seguir para Istambul.

Ao ler a revista Oryx que tinha em casa, entendi que o envelope verde é para quem será levado diretamente para o avião do segundo voo e não deve pegar o ônibus para irá fazer conexão ou desembarcar em Doha. Mas lembrando que não ví nenhum passageiro com envelope verde nos voos da Qatar Airways.
Fiquem bem atentos a cor de seu envelope e etiqueta, pois ao desembarcar em Doha, a cor dos mesmos servem para você identificar em qual terminal irá descer. O avião para no pátio e os passageiros seguem de ônibus até os terminais. Cor amarela descer no primeiro terminal que é o embarque. Cor azul descer no segundo terminal que é o chegada. Passageiros com a cor burgundy (vinho) são levados de limousine até o terminal de destino de embarque ou desembarque. Fique atento a sua cor para não descer em local errado. Eles avisam quando o avião está pousando mas muita gente não presta atenção e depois fica perdida. Tem voos que tem conexões imediatas, como para o Japão por exemplo. Aliás os voos de ida e volta estavam lotados de japoneses e descendentes vindos da Terra do Sol Nascente.

Outra coisa para ficar atento é para quem comprou os bilhetes com cartão de crédito não pode esquecer de levar pois será solicitada a apresentação do cartão no check-in


O Embarque

O voo QR 922 parte as 02:45 da madrugada e cada passageiro da econômica recebe uma bolinha adesiva em seus cartões de embarque. Azul para passageiros na frente do avião e vermelha para a parte de trás do avião. Prioridades e classe executiva embarcam primeiro, depois quem tem bolinha vermelha e por último bolinha azul. Como tínhamos a bolinha azul embarcamos por ultimo. Esse fato só ocorreu no voo São Paulo - Doha nos demais os embarques ocorreram através de filas comuns.


Cabine Classe Econômica

O esquema das poltronas é 3-4-3, que é bem incomoda pois sempre quem fica no corredor é acordado o tempo todo por quem está na janela e no meio. Fiquei na janela e meu companheiro de viagem no meio. E um voo de 14:30 hs é impossível não levantar para ir ao toalete ou esticar as pernas. As poltronas tem um espaço bem maior que a outra companhia que já voei. Eu tenho 1.74 cm e pernas compridas e foi tranquilo viajar ali. É maior que o espaço da Turkish Airlines que voei nas outras vezes.

Atendimento

Excelente, os comissários são muito atenciosos, e procuram sempre atender muito bem os passageiros. Em 90% das vezes que eu apertei o botão, um comissário aparecia. Somente no voo de volta entre Doha e São Paulo eu apertei o botão várias vezes e não aparecia ninguém. Somente na ultima tentativa que apareceu uma comissária e fulana ainda demonstrou  má vontade. Eu tinha rasurado o papel da Receita Federal e queria um novo e ela disse que não tinha. Mas era mentira, porque logo depois fui ao toalete e vi outra comissária entregando o papel para outro passageiro. Então a fulana nem se deu ao trabalho de procurar e foi logo dizendo que não tinha. Se fosse este fato, poderia dizer que o atendimento da Qatar Airways é 100% mas devido ao mau atendimento da fulana, dou nota 8,5 para a cia do Qatar. Mas eu vi várias comissárias se esforçando para atender coisas mais difíceis e aquela mal amada ainda mentiu. Custava dizer que tentaria achar um para me dar?!

Mas nos demais voos o atendimento foi excelente. A tripulação foi muito simpática e solicita o tempo todo. Nos voos entre Brasil e Qatar teve pelo menos um comissário falando português na cabine. Os demais comissários se esforçavam para entender as demandas dos passageiros.  As crianças recebiam atenção maior ganhando uma mochilinha do Bob Esponja com livros e lápis de colorir entre outras coisas.


Serviço de Bordo

Foram servidas 03 refeições nos trechos entre São Paulo e Doha e 01 entre Doha e Istambul. Como voo sai as 02:45 da madrugada, a primeira refeição servida é o café da manhã com prato quente, frutas, sucos, café e bolinho. Diferente da Turkish Airlines as refeições são servidas em vasilhames de plástico e os talheres também são de plástico.

Foi servido um lanche por volta do meio dia que era composto por sanduíche de queijo, banana, barra de cereal e sorvete Haag Danz de macadâmia e sucos e refrigerantes. Foi servido outra refeição 02 horas antes do voo pousar. Eu escolhi um prato com frango e arroz, além de salada, pão, queijo, requeijão, chocolate Godiva, mouse de chocolate e sucos, refrigerantes. Nos voos entre São Paulo e Doha também foram servidas bebidas alcoólicas como vinho tinto, branco, cerveja, whisky, Gim e Vodca.

Nos voos entre Doha e Istambul foram servidas refeições mais simples e sem opções de escolha. As melhores refeições foram feitas no voo de volta entre Doha e São Paulo. A primeira refeição tinha 03 opções para prato quente: frango com arroz, frango com molho de romã e cordeiro com legumes. Escolhemos o carneiro e estava delicioso, não tinha sabor de comida de avião. Foi servido um lanche com sanduíche de frango, tangerina e sorvete London Dairy de morango e bebidas. A ultima refeição foi frango com legumes, salada, pão, frios e chocolate Godiva.

Entretenimento

O sistema de entretenimento Oryx é composto por telas individuais touch screen e também controle através de joystick. No Oryx existem filmes ( alguns dublados em português), seriados, desenhos, jogos e vários canais de música. Existem canais somente de música árabe que proporciona a alegria de poder ouvir Majed al Muhandis a mais de 11.000 metros de altura. Tem também Haifa Wehbe, Nancy Ajram e outros artistas pops mas os clássicos árabes e músicas islâmicas também estão presentes.

Para relaxar eu vou confessar que devo ter assistido ao filme Os Croods pelos menos umas 15 vezes. O filme é muito engraçado pois ajuda a passar as infinitas 14:30 hs a bordo de um avião em classe econômica. Na poltrona existe saídas para carregar celulares ou notebooks e também espaço para fones de ouvido. Sem dúvidas o sistema Oryx é superior ao da Turkish Airlines e super aprovei!!!

O nome Oryx simboliza o animal que é a logomarca da Qatar Airways e do Qatar também. Existem outras empresa ligados ao governo com o hotel Oryx Rotana. Tinha até chaveiro do Oryx sendo vendido no free shop do aeroporto de Doha. A bordo também oferecido a Revista Oryx e uma revista com itens do free shop de Doha e que podem ser adquiridos também na aeronave.

Kit de Amenidades

Para cada passageiro da econômica nos voos de longa distancia como entre São Paulo e Doha, um kit contendo meia, mascara para dormir, escova, creme dental e protetor de ouvido em uma sacolinha de pano. Achei pobrinho o kit comparando ao ofertado pela Turkish Airlines que era uma necessaire bonitinha com os mesmos itens da Qatar Airways além de conter também lipbalm.

Também recebemos cobertor, travesseiro e fones de ouvido. Nos banheiros tinha lenços umedecidos, lenços refrescantes, sabonete liquido, hidrantes e body splash. Isso foi um diferencial em relação a Turkish Airlines.

Desembarque



 

Chegamos em Doha por volta das 11:00 hs da noite do dia 09 de Setembro e parecia que estávamos em um forno. O caminho entre o avião e o ônibus foi sufocante devido ao calor. O ônibus percorreu cerca de 20 minutos entre o pátio até o terminal de desembarque. O ônibus para primeiro no terminal de embarque e conexão para quem está com o envelope amarelo e segue depois para o terminal de desembarque para quem está de longa conexão ou o destino final é Doha e está portando o envelope azul.

Chegando ao nosso terminal fomos até o balcão de SPTC e aguardamos a liberação do vouchers de hospedagem e visto para ir ao setor de imigração. Falarei do SPTC e sobre vistos para o Qatar em posts específicos.



Voos realizados

QR 922 - São Paulo - Doha  em um Boing B777-200LR
QR 480 - Doha - Istambul em um Airbus A320
QR 483 - Istambul - Doha em um Airbus A320
QR 921 - Doha - São Paulo em um Boing B777-200LR

Considerações finais

Voaria de novo com a Qatar Airways, foi válido cada centavo pago pelos bilhetes e recomendo a todos em viagem ao Oriente Médio e Asia utilizar os serviços da empresa. Foram voos tranquilos com poucas turbulência e apenas um pouso mais brusco. Os atendentes dos balcões de check-in são muito educados e a tripulação muito eficiente apenas com uma ressalva pelo incidente no voo de volta. Foi uma excelente experiência voar pela Qatar Airways e nas próximas férias para as Arabias a empresa é minha favorita para me levar mais uma vez ao Oriente Médio.

No geral em uma escala de 0 a 10 de satisfação com os serviços da Qatar Airways da compra ao desembarque no regresso, a nota é 9,5 de satisfação. Também não tive problemas com as bagagens e nem com atrasos. Estou muito satisfeita por ter voado pela Qatar Airways em Setembro. Com certeza voarei outras vezes!

Este foi o meu relato sobre a experiência de voar pela Qatar Airways!

Salam !!!

     
Reações:

4 comentários:

  1. Muito bom o seu post, tudo explicadinho nos mínimos detalhes! Deu até vontade de voar pela Qatar =)

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  2. Olá Amiga do Manual!

    Voe sim que vc irá gostar muito! Excelente cia aérea!

    Abraços

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  3. Olá, vou para o Japão e pretendo voar com a Qatar de São Paulo a Doha. Gostaria de saber se é necessário visto para pousar em Doha. Obrigada! Parabéns pelo post, muito bem explicado!

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  4. Olá Alessandra@
    Depende. Depende se vc fará somente uma conexão em Doha ou um stoppover.
    Se for somente uma conexão não precisa de visto, porque não irá sair do aeroporto. Agora se for fazer um stoppover ai precisa de visto sim !

    Abraços

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