Guia de Viagem Turquia Parte IV - Dinheiro ou Cartão ? O que levar ?

Guia de Viagem Turquia Parte IV - Dinheiro ou Cartão ? O que levar ?

Como levar dinheiro em segurança em viagens internacionais, é uma das preocupações dos viajantes, principalmente para os marinheiros de primeira viagem. Oque é melhor? Levar somente dinheiro em espécie? Levar dinheiro e cartões internacionais? Ou usar aqueles cartões de débito/créditos pré-pagos?

Eu sempre que viajei pro exterior levei dinheiro em três formas: em espécie, cartões de crédito internacionais e os cartões de bancos que eu uso. Os cartões do Itau e Santander funcionaram sem problemas. Existe ainda a opção de traveler checks, mas estes não são aceitos em todos os países e foram praticamente aposentados depois que lançaram os cartões pré-pagos de débito e crédito.

Dinheiro em espécie
Ainda umas opções mais escolhidas pelos viajantes. As moedas mais usadas para este fim são dólares americanos e euros. A escolha vai depender do destino. Como é difícil encontrar moedas de países da Asia e Oriente Médio aqui no Brasil. A melhor opção é levar euros e ou dólares e fazer o cambio em locais confiáveis como bancos e lojas de câmbios indicada por guias de viagens, amigos e blogueiros. Não troque dinheiro com cambistas nas ruas, pois as chances de receber dinheiro falso ou cédulas que estão fora de circulação são bem grandes.

O ideal é levar cerca de 100 dólares ou 70 euros para cada dia de estadia no exterior, fora o pagamento das diárias de hotéis e hostels. Levar essa quantia é uma segurança para você poder se alimentar direito, pagar o transporte e entradas em atrações turísticas. Claro que tem vários blogs e sites de viajantes no estilo mochilão que sobrevivem com 30 doletas diárias. Eu pessoalmente costumo levar cerca de 100 euros para cada dia da viagem. Não gasto tudo, mas me sinto segura tendo um dinheirinho a mais na carteira. Na última viagem voltei com 500 euros na carteira.

Nas áreas turísticas tem várias lojas de cambio como em Sultanahmet e Beyoglu. No aeroporto de Internacional Ataturk tem lojas de cambio e caixas eletrônicos para realizar saques com cartões.

Cartões de Crédito Internacionais
Os cartões de crédito internacionais, são com certeza uma segurança a mais durantes viagens ao exterior. É sempre recomendável levar pelo menos duas bandeiras diferentes tipo Visa/MasterCard. Os cartões Amex e Dinners também são aceitos. 

Os cartões podem ser usados tanto para compras  como em saques em caixas eletrônicos, que lá gringa é conhecidos como ATM. Para sacar dinheiro basta ir em caixas eletrônicos que tenham as bandeiras de Visa, Visa Electron, Maestro, Plus ou Cirrus.

Para usar seus cartões no exterior, é preciso desbloquear junto a sua operadora de cartões. Você informa para quais países estará viajando e quantos dias ficará por lá. Embora os cartões sejam internacionais, as operadoras por segurança, exigem o desbloqueio dos cartões. 

Vale lembrar que as compras e saques feitos no exterior estão sujeitos a tributação de IOF e além disso a conversão é feita para o Real no vencimento da próxima fatura. Se hoje você faz um saque ou compra na gringa e o dólar hoje está cotado a R$ 2, 29, quando sua fatura for fechada o dólar pode subir ou cair. E a diferença pode ser bem grande.

OS banco que eu conheço na Turquia são: Akbank e Garanti Bank. E maioria dos cartões internacionais são aceitos nos caixas eletrônicos do Akbank.
Cartões Pré-Pagos De Crédito e Débito

 Os cartões pré-pagos de débito e crédito estão ficando cada vez mais famosos entre os viajantes. Os cartões funcionam da seguinte forma: você carrega o cartão com x valor em dólar ou euro e pode usar para sacar dinheiro diretamente em caixas eletrônicos ou pagar em forma de débito ou crédito nos estabelecimentos comercias.

Com a vantagem de não se tarifado em IOF ou pagar diferenças cambiais na hora de fechamento de sua fatura de cartão. Em caso de perda ou roubo você pode cancelar o cartão e bloquear o uso indevido dele por terceiros. Eu nunca usei essa opção, mas amigos que usaram em viagens internacionais super aprovaram e recomendam!! Talvez eu experimente agora na minha viagem a Turquia com passagem pelo Qatar.

As empresas mais conhecidas do ramo são a Confidence (sempre faço cambio com eles no aeroporto de Guarulhos), Banco Rendimento, Banco Itau, Banco do Brasil, Santander e outros.

Existe  a opção de usar seu cartão de banco comum, aquele de movimentar sua conta corrente. Eu usei os cartões das minha contas do Itau e Santander. Do Bradesco não funcionou. O Itau precisou ser desbloqueado e o Santander era débito e crédito junto e desbloquei junto a operadora.

E vocês quando viajam, como levam seu dinheirinho? Comente !!!

Salam

You May Also Like

3 comentários.

  1. É, eu ainda não usei o cartão pré-pago. Sempre levei mais dinheiro em espécie, mas 2 cartões de bandeiras diferentes, como vc citou no texto.
    Da última vez que voltei da Alemanha/Holanda/Turquia, fiz 2 saques no cartão de crédito e quando voltei, na hora de pagar, foi um absurdo! Levei quase um ano para "voltar ao normal" de tanta dívida que fiquei. A utilização de saque em cartão de crédito deve ser em ultilíssimo caso (era o meu, aliás).

    ResponderExcluir
  2. É, eu não usei o cartão pré-pago nas minhas viagens anteriores. Sempre levei mais dinheiro em espécie, mas 2 cartões de bandeiras diferentes, como vc citou no texto.
    Da última vez que voltei da Alemanha/Holanda/Turquia, fiz 2 saques no cartão de crédito e quando voltei, na hora de pagar, foi um absurdo! Levei quase um ano para "voltar ao normal" de tanta dívida que fiquei. A utilização de saque em cartão de crédito deve ser em ultilíssimo caso (era o meu, aliás).

    ResponderExcluir
  3. Olá Leticia !!!

    Também nunca usei o cartão pré-pago, mas já me disseram que é mto bom!
    Nossa sacar do cartão de crédito é só em último caso, porque as chances de susto na fatura é certo!!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!