sábado, 15 de junho de 2013

Mitos e Verdades Sobre a Carta-Convite

Mitos e Verdades Sobre a Carta-Convite

Desde que eu comecei com o blog, eu recebo muitos emails e mensagens no Grupo e também  inbox pelo Facebook, com perguntas sobre a Carta-Convite. Já perdi a conta de quantas vezes já recebi mensagens com dúvidas sobre a famosa Carta-Convite!

A Carta-Convite gera muitas dúvidas e até dores de cabeça para quem  pretende ajudar alguém a conseguir um visto de turismo. Claro que a maioria que chega aqui no blog atrás de informações sobre a tal Carta-Convite é uma brasileira que está "namorando" algum habibi das Arabias, especialmente de países como Egito, Líbano, Argélia, Tunísia.

Muitas meninas não tem idéia da seriedade que é esse documento, que a torna responsável por tudo que o lindo habibi fizer enquanto estiver em solo brasileiro. Pior do que isso, é saber que muitos homens de países pobres das Arabias ficam na Internet tentando fisgar uma mulher ocidental para usar a boa lábia deles e meia dúzia de palavras melosas para conseguir a tal Carta-Convite e de quebra um visto para o amado país do futebol e samba!!!

Mas afinal o que é a Carta-Convite? Quais os mitos e verdade que rolam em torno desse documento mágico desejado por milhares de habibis que sonham em mudar de vida e país as custas dos sentimentos de mulheres ocidentais.

Verdades

A Carta-Convite é um documento público que necessita de reconhecimento de firma em Cartório e custa entre R$ 200,00 a R$ 300,00 de acordo com cada região do Brasil.

Quem emite o documento fica responsável pela hospedagem do estrangeiro, pelas custas que ele pode causar aos cofres públicos em caso de doença, morte, problemas com a Policia ou Justiça. Se ele precisar de internação e não tiver seguro ou plano de saúde e precisar de usar o SUS (você terá que ressacir os valores gastos com ele). Se for preso, terá que pagar advogado, fianças e custas judiciais se ele for condenado.

O fato de enviar um Carta-Convite para o habibi não garante a emissão do visto e muito menos a admissão dele na imigração dos aeroportos. Em muitos casos a Carta-Convite pode até atrapalhar, pois se o Cônsul desconfiar que o objetivo dele é ficar aqui e se vocês só se conhecem pela Internet, a Embaixada vai negar o visto.

Mitos

Os habibis acham que com a posse de uma Carta-Convite vai automaticamente emitir o visto de turismo. Se ele não tem emprego fixo, dinheiro ou cartões de crédito ou algum bem em nome deles, as chances de conseguir um visto são quase nulas.

Os habibis acham que o sistema de vistos no Brasil é como nos Emirados Árabes por exemplo, onde os sponsors (quem envia a Carta-Convite) é que emite o visto para eles. Em Dubai os nativos ou os residentes permanentes se dirigem a um orgão do governo local, fazem um deposito de 1000,00 Dirhams e emite o visto para o amigo ou parente. Na maioria dos países do Golfo é assim, então eles cismam que no Brasil é da mesma forma. Muitos ficam até com raiva achando que é má vontade.

Os habibis acham que chegando aqui com a Carta-Convite e visto de turismo, vão conseguir um emprego e visto de trabalho na semana seguinte. Eles não entendem que o sistema de visto e de permanência aqui é diferente e por isso perturbam tanto as brazucas para conseguir a sonhada Carta-Convite.

Conselho

Eu já falei zilhões de vezes aqui mas não custa lembrar de novo! Cuidado com homens que logo de cara vem com essas estorinhas de Carta-Convite pro seu lado. Não seja trampolim pra ninguém. Acredite ou não tem homens que ficam o dia inteiro em vários perfis tentando conseguir a Carta-Convite AND o visto de entrada no Brasil.

Mas se mesmo assim quiser arriscar, vá até um Cartório de 1º Ofício da sua cidade e peça o formulário de Carta-Convite, preencha, pague as taxas de reconhecimento de firma e do documento. Mande a carta pra ele e espere a ligação da Embaixada que irá de ter perguntar o grau de relacionamento de vocês, se já esteve lá e outras coisitas mais! Boa sorte!!!

Salam !!!

Reações:

3 comentários:

  1. Eu vim dar um conselho... a carta-convite mais atrapalha do que ajuda pois a imigração acha q seu noivo vai ficar na sua casa ilegalmente, experiência própria tivemos o visto negado. Aconselho q finja q ele vai ao Brasil por 1 semana apenas a turismo, e mostre a reserva do hotel, ou quem sabe um curso de português.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alice!

    Na maioria das vezes a carta-convite atrapalha mais que se não tiver. A alternativa e pedir para um parente ou amigo do sexo masculino enviar a carta-convite. Mas continua não sendo uma garantia de visto

    ResponderExcluir
  3. A carta convite e obrigatoria para visto de turista caso não tenha reservas e outra se voce fizer a carta ela custa menos de 30,00.Acredito que isso de visto e sorte tantos vem como turista e fica no aerporto a minha pergunta é como eles conseguem ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!