sábado, 27 de abril de 2013

Guia de Viagem Turquia Parte # 1 - Planejamento

Guia de Viagem Turquia Parte # 1 - Planejamento

O post é sobre como planejar uma viagem a Turquia, mas pode servir de base para outros destinos no Oriente Médio. Eu digo Oriente Médio porque é o foco do blog mas pode ser utilizada para planejar viagens para destinos internacionais diversos.

Sei que já fiz alguns posts sobre os destinos que queria visitar nas minhas próximas férias, que começaram por Dubai e Turquia. Depois decidi que viajaria somente para Turquia e visitaria várias cidades no país e depois tudo mudou de novo. A verdade que apesar de ser muito indecisa na hora de escolher algo, como a viagem de férias por exemplo. Eu ainda guardava uma pontinha de esperança de poder voltar a Síria este ano e fiquei esperando para ver se as coisas lá iriam se resolver até pouco tempo atrás. Como não a paz ainda não voltou eu decidi viajar somente para Istambul, e deixar a Síria para um outro momento. Então vamos ao que interessa!
 1- Escolha o destino que deseja visitar. Se for mais de um, liste os que são mais queridos.  No meu caso, depois de pensar bastante. Decidi tirar Capadócia e Pamukkale, para ficar apenas em Istambul. Então eu vou para Istambul apenas e espero curtir bastante a cidade. Não foi fácil decidir mas eu acho será melhor assim.

2- Com o destino escolhido, decida quando será possível viajar e quantos dias poderá ficar lá. Pode ser nas  férias ou em algum feriado prologando como Carnaval. O ideal é ficar pelo menos 07 dias no destino para poder conhecer e não fazer nada correndo e poder aproveitar aquele lugar dos sonhos com folga.

3- Com destino e data escolhidos, é preciso saber como vai custear a viagem. Se tiver uma boa poupança para cobrir os gastos tudo bem mas caso contrario, precisa saber o quanto vai precisar poupar por mês para conseguir o montante desejado. As passagens podem ser parceladas no cartão de credito, facilitando a vida dos viajantes.

4-Pesquisar se o seu destino necessita que seja providenciado  visto de turismo. No caso da Turquia, o visto é emitido no momento de entrada no país. Mas fique atenta se estiver indo para outro destino combinado com a Turquia. Também esteja atenta caso o seu voo tenha conexões em países que exigem visto de trânsito. Por exemplo se for para Turquia e for voar pela Emirates, Etihad ou Qatar Airways.

5- Estar atenta as estações do ano para viagens ao Hemisfério Norte. Lembre-se que os invernos  são muito rigorosos, o ar é mais seco. Então preprare-se levando agasalhos, cosméticos e remédios para amenizar os efeitos do clima frio e seco.

6- Procure se informar bastante sobre o destino através de sites e blogs de viagem. Compre Guias de Viagem e os devore. Leia todas as dicas e não deixe de levar os guias junto com você. Pois assim poderá consultar sempre que quiser. Comunidades, Grupos e Fan Pages do Facebook é uma ótima pedida para se informar e fazer novas amizades. É excelente para trocar informações e experiências, além de pegar dicas de quem conhece o lugar.

7- Faça uma lista dos lugares que mais desejar visitar em seu destino. Liste coisas como pontos turísticos, restaurantes, shoppings, museus e etc. Assim fica mais fácil definir quais são suas prioridades, e evite perder tempo em atrações que não lhe agrada. Se não gosta de visitar museus por exemplo, então exclua essa opção do seu roteiro para não perder tempo!

8- Viajar sozinho ou com agências? Se você é o tipo de pessoa que não gosta de ter que resolver problemas ou abacaxi sozinha. Ou então tem medo de se aventurar por lugares exóticos sem o apoio de alguém que conheça e possa  dar um help. Então talvez seja melhor viajar com agência e com um grupo. A parte boa é que terá companheiros de viagem e um guia. A parte ruim é que não irá interagir tanto com os locais andando em grupo de turistas somente. Mas se você curte novas experiências assim como eu, então viaje sozinho ou com amigos e parentes mas por conta própria. Sempre viajei assim, eu mesmo montando meus roteiros, comprando passagens, fazendo reservas de hotéis e serviços. Mas ai é questão de gosto mesmo.

9- Quando e como fazer reservas de hotéis, serviços e bilhetes aéreos. A primeira coisa é saber se a data que você escolheu é alta ou baixa temporada no destino. Na Turquia e nos demais países do Hemisfério Norte, a alta temporada é no verão. Entre os meses de Junho a Agosto. Mas se o seu destino for Dubai por exemplo, a alta temporada por lá é no inverno, entre Dezembro e Março, quando as temperaturas são mais amenas. No verão, em Dubai a temperatura é em torno de 50 Cº, impossível curtir passeios ao ar livre assim!!! Então os turistas costumam lotar Dubai na época mais fresca. Mas o ideal é comprar as passagens entre 2 a 6 meses antes da viagem. Antes disso os preços costumam ser salgados e as chances de mudarem datas e horários de voos é maior. As passagens podem ser compradas nos próprios sites das empresas aéreas. Em sites especializados como Decolar.com, Submarino Viagens, onde você escolhe as datas de ida e volta, e o site te dá todos os voos disponíveis, com preço e cia aérea.

10- Pesquise os tipos de hospedagens e valores. As opções são desde hotéis de luxo, hotéis de categoria turística, hostels, aluguel de flats e quartos de residências familiares. Para saber se  o hotel em que pretende se hospedar  é bom conhecer, procure saber  a classificação dele no Tripadvisor. O Tripadvisor é um site onde os turistas dão notas para  os serviços, acomodações e os funcionários dos hotéis. Assim você se livra de ficar em um hotel ruim! Pesquise hotéis em sites como Decolar.com. Booking.com e Hotelscombined.com. Veja os valores das diárias e os hotéis disponíveis e faça uma visita aos sites dos hotéis que gostou. Eu sempre dou uma pesquisada nos sites mencionados e depois faço a reserva diretamente no site do hotel.

Espero que tenham gostado do post!



Reações:

6 comentários:

  1. Amei!
    Também prefiro viajar assim... eu mesma montando meu "pacote" rrsr
    O Tripadvisor é mto massa mesmo né... até um videozinho com fotos da nossa viagem da pra fazer :)))

    ResponderExcluir
  2. Olá Lú!

    O TripAdvisor é mto bom, ajuda a escolher o melhor hotel e os melhores preços.
    Também gosto de montar minhas viagens, até porque eu conheço melhor do que muitos agentes de viagens. Pelo menos aqui na minha região, eles são muito fraquinhos!
    Fui em 2 cvc aqui da região para ver pacotes para a Turquia e foi uma decepção total.
    Eles são apenas vendedores e não agentes de viagem. Mas na minha concepção agentes de viagens, devem entender de viagens, pelo menos o basico!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Andrea, tudo bem?
    Estou aqui lendo seu Guia de Planejamento de Viagem para a Turquia e gostei muito, principalmente sobre viajar sozinha ou com grupo de turismo. À algum tempo atrás eu desejava muito conhecer Egito e Dubai e ultimamente venho sonhando e me imaginando em Istanbul na Turquia. Bem, como vc pesquisa bastante, vc tem conhecimento de agências de turismo para a Turquia? Já sei que a CVC é bem carinha...Pra falar a verdade eu gostaria muito de ir sozinha, mas ainda não vou ariscar, pois meu inglês ainda não é bom rsrs...
    Aproveito para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo pra vc e todos que curtem o seu Blog.
    Beijos
    Lia

    ResponderExcluir
  4. Olá Lia!

    Olha viajar para Turquia não é dificil! É um pais tranquilo, seguro e não é muito caro.
    Sobre agências eu não sei, porque sou eu mesma que reservo tudo sozinha! Compro as passagens pela internet, agencia ou diretamente com empresas aereas. Depois reservo hoteis sempre checando a pontuação deles em sites como tripadivisor, booking e etc. Compro os guias de viagem do local e levo comigo. Vejo dicas em sites e blogs de locais para visitar ou converso com amigos que moram nos locais. Faço seguro viagem pela internet ou agencia. Troco dinheiro e levo em cartão travel money em euros, desbloqueio cartoes de credito e debito para usar no exterior. Tiro os vistos quando são necessários. Enfim planejo tudo pelo menos com 3 meses e sempre deu certo!
    Qualquer coisa é só perguntar !

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Andréia por responder!
    Suas informações são muito úteis. Fico tranquila em saber que a Turquia é um País seguro. Estou pesquisando Pacotes na Turquia Turismo e se tiver alguma dúvida, com certeza vou perguntar a você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oLá Lia disponha sempre!

    Tem muitos pacotes para Turquia mas como nunca usei não poderia dizer que dá certo.
    Mas nos voos de volta sempre via muitos grupos viajando por pacotes e que tinham adorado!
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!