domingo, 11 de novembro de 2012

Viajar de Avião na Turquia e Cias Aéreas Turcas

Viajar de Avião na Turquia e Cias Aéreas Turcas

Este é mais um post sobre a preparação da próxima viagem que farei pra Arabias e até o exato momento será para Emirados e Turquia. Digo isso porque a viagem está marcada para minhas próximas férias, que será em Setembro de 2013. E até Setembro muita água vai passar e pode ser que as condições de segurança na Síria estejam melhores e ai seria possível adicionar mais uma  destination ao roteiro.

Como o roteiro na Turquia  passará por Istambul, Capadócia e Pamukkale, que ficam distantes umas das outras. Cá estou, quebrando a cabeça para escolher qual meio de transporte usar. O avião é bom por ser rápido e relativamente barato. Como as rotas de trem partindo de Istambul estão canceladas por conta da troca de tecnologia para receber os trens de alta velocidade, as opções para percorrer o pais por terra fica restrita a ônibus e carro. Como eu não dirijo, então fica a opção de ir de busão mesmo.

Viajar de busão é bacana porque da ver as paisagens mas fica demorado e cansativo rodar o pais assim. De Istambul até a Capadócia são mais de 800 km e percorrer de ônibus essa distância é cansativo. E as distâncias entre Capadócia e Pamukkale e Pamukkale e Istambul também passam dos 500 km.

Então eu comecei a pesquisar mais e cheguei a conclusão que seria melhor viajar de avião e deixar para uma outra viagem percorrer de ônibus distancias menores. Pois pretendo fazer outras viagens a Turquia então nessa será através de aviões mesmo.

A maior e mais famosa cia aérea turca é a Turkish Airlines que eu já viajei duas vezes e é uma das melhores cias do mundo com preços justos e bons serviços.Embora não ganhe nada com isso mas o blog super recomenda a cia por conta da experiência positiva ao viajar pelas Arabias com ela.

O blog já contou sua experiência aqui em voar entre o Brasil e Turquia e Turquia e Síria. Mas em voos domésticos será a primeira vez e espero que seja tão bom quanto foram os internacionais. Os voos internacionais desta próxima viagem serão com a Emirates Airlines.

A Turquia tem até que bastante aeroportos e todas as areas turísticas são servidas por pelo menos 1 aeroporto. Istambul tem dois aeroportos, o internacional Ataturk e o Sabiha Gokcen que fica na parte asiática da cidade. Na Capadócia temos disponíveis os aeroportos de Kayseri, Nevsehir e em Pamukkale o de Denizli.

Outras cidades importantes que não fazem parte do roteiro também são servidas por aeroportos como Ankara, Konya, Izmir, Antalya, Bodrum e outras mais. Alguns operam voos internacionais mais a maioria é de voos domesticos mesmo.
Cias Aéreas Turcas

Turkish Airlines

A Turkish Airlines opera voos para todos os aeroportos do pais e tem tarifas com preços amigáveis para voar em uma cia aérea premiada. Dizem que mesmo os voos domésticos mantem a qualidade excelente dos internacionais. Espero encontrar isso quando viajar pelo país.

Fiz uma simulação de voos  entre Istambul-Nevsehir, Nevsehir-Denizli e Denizli-Istambul no site da Turkish Airlines e encontrei esses valores e horários de voos. Escolhendo as tarifas mais baixas e ficou em 325,00 Liras Turcas que dá aproximadamente R$ 428,00. Para acessar o site clique aqui




As outras compahias turcas são:

Onur Air
Empresa turca low cost que opera voos domésticos e internacionais principalmente para Alemanha. A rotas domesticas partindo de Istambul são: Izmir, Antalya, Bodrum, Adana, Gaziantep. Trabzon, Malatya e Erzurum.
A cia aérea opera há 20 anos e os bilhetes podem ser reservados diretamente no site da Onu Air. Para Acessar o site clique aqui.

Anadolu Jet
Anadolu Jet é uma empresa do mesmo grupo da Turkish Airlines e tem como hub o aeroporto de Ankara. A empresa é jovem no mercado e voos domésticos e internacionais.
Como faz parte do grupo Turkish Airlines pode se voar com milhas da empresa irmã ou acumular milhas usando o cartão de milhagens.
A compra também é feita através do site que é muito semelhante ao da Turkish Airlines. Para acessar ao site clique aqui.
A Anadolu Jet não opera no Ataturk Airport em Istambul e sim no Sabiha Gokcen e de lá partem voos para praticamente todos os lugares da Turquia como Ankara,Adana, Antalya, Bodrum, Çanakkale, Gaziantep, Izmir, Hatay, Kay.seri, Trabzon e Van.

Atlasjet
Empresa turca fundada em 2001 e tem como base o Aeroporto de Istambul.  A Atlasjet opera voos domésticos e também voos internacionais no Oriente Medio como Líbano, Iraque, Irã e também para Europa.
Na Turquia a empresa voa para Adana, Antalya, Bodrum, Dalaman, Izmir e para o Chipre (parte turca).
Os bilhetes podem ser reservados diretamente no site da companhia e para mais detalhes clique aqui

Fly Pegasus
 Empresa aérea low cost, fundada na Turquia em 1990 e tem como base o Aeroporto Sabiha Gokcen e opera principalmente para as cidades de Adana, Ankara, Izmir e Antalya e também voos internacionais.
Para maiores informações basta acessar o site da cia, clique aqui

Borajet
Borajet é uma cia aérea pequena que opera voos a partir de aeronaves menores como esse turboelices como o da foto acima. Os principais destinos são para Ankara, Antalya, Bursa, Çanakkale e Trabzon. Os voos partem do Aeroporto de Sabiha Gokcen. Para acessar o site da Borajet, clique aqui

Sun Express
Sun Express é outra cia aérea turca low cost que opera voos para diversos destinos na Turquia. A cia aérea utiliza o aeroporto Sahiha Gokcen em Istambul de onde partem voos domésticos e internacionais da Sun Express. Os principais destinos são: Adana, Antalya, Bodrum, Gaziantep, Hatay, Esmirna, Kayseri, Kars e Van.

A Sun Express faz parte do grupo Lufthansa e foi fundada em 1989. Para maiores informações basta acessar o site da empresa, clique aqui.

Espero que o post possa ajudar alguem que esteja se preparando para uma viagem a Turquia. Embora eu tenha decidido por voar by Turkish Airlines, eu achei importante falar um pouquinho sobre as outras cias aéreas.

Para informações sobre meios de transporte na Turquia, sugiro ler estes posts também: Viajar de Ônibus e Viajar de Trem.

Selam !!!


domingo, 4 de novembro de 2012

Os Banheiros Das Árabias

Os Banheiros Das Árabias

Eu gostaria de saber do pessoal que acompanha o blog, quais de vocês já viram ou já usaram um banheiro típico das Arabias? Não?! Então, vocês não sabem o que estão perdendo, só que ao contrário!!! Caraca que negócio é aquilo?!

Para as meninas que estão pensando em se aventurar pelo Oriente Médio para conhecer o habibi ou país que ele nasceu, se prepare porque o bagulho é doido como dizem por aqui no RJ.!!!

Eu já sabia desse detalhe antes de viajar, pois eu vi as fotos ou video do objeto no blog do Claudiomar do Mundo Numa Mochila e fiquei meio que chocada e meio apreensiva de ter que usar aquela porcaria.

Se você não entendeu bulhufas do que eu to falando, se liga na foto que eu fiz no banheiro do shopping Cham City Center em Damasco.
Eu tinha andado pra caramba pela cidade com eu ex noivo e terminamos o dia no shopping. Depois de fazer compras e de  um lanchinho, eu percebi que estava muito apertada e não daria tempo de chegar até o hotel sem molhar as calças. Dai foi aquele corre-corre para achar o único banheiro feminino que ficava no primeiro andar. Depois que correr igual uma louca e ao abrir a porta do toilet, me deparei com isso. Pensei: ou é aqui ou nas calças!

Primeiro você precisa tirar parte dos roupas para não correr nenhum risco, caso seja iniciante como eu era naquela época. Sem falar que era inverno e eu tava de segunda pele, meia-calça e calça e meia de lã ... nossa foi pauleira!!! Mas consegui usar o bendito!!!

Caso não tenham notado, não havia nem papel nem cesto de lixo naquele diacho de banheiro. Tinha somente a duchinha ao lado. Mas eu pensei: não vou usar essa coisa é nunca! Sorte que eu tinha lencinhos umedecidos na bolsa e usei e embrulhei em os lenço usado em um limpo e joguei no cesto perto da pia de lavar as mãos! Sufoco total!!!

Eu fiquei surpresa de encontrar um toilet a moda antiga em um shopping que fica na parte mais nobre de Damasco. Porque nos hotéis que fiquei e na casa do ex e da mãe dele, os sanitários eram como os brasileiros e tinha papel e cesto!!!

A outra vez que passei aperto foi na viagem para Lattakia na costa da Síria, onde na casa que ficamos tinha um banheiro com sanitário comum mas a porta do banheiro estava com defeito e o banheiro do quarto que eu fiquei que tinha o sanitário a moda antiga. Pela privacidade optei por usar somente o sanitário do banheiro do meu quarto.

Na volta para Damasco, paramos em um posto na estrada e o banheiro também era assim e não teve jeito. Estávamos no meio do deserto sírio .. ou era ali ou teria que aguentar até chegar em Damasco!

Na Turquia também tem banheiros assim mas felizmente eu não encontrei nenhum banheiro oriental pelo caminho. Este tipo de sanitário é encontrada praticamente em todo Oriente Médio e em vários países Asia!

Soube que existem outras versões do tradicional sanitário francês sim ... se quiser saber se o sanitário que tem um hotel que pretende se hospedar ... pergunte se o toilet é no estilo francês ... senão pode ter que encarar o estilo turco como é conhecido aquele que eu encarei na Síria.

A adaptação mais conhecida da versão francesa nas Arabias é adaptar um caninho no sanitário para que as pessoas possam fazer sua higiene após concluir o "trabalho"! Os árabes não usam papel higiênico mas se lavam nas partes e secam com toalhas de pano! Pensando bem essa forma é melhor que o papel pois a limpeza é mais eficiente!

Nos hotéis que fiquei hospedada nas Arabias ... tinham sempre as duas opções usar o papel branquinho e fofinho com os cestinhos sempre trocados pelo menos duas vezes por dia ou então usar a duchinha ... já que seria só o hóspede mesmo usando mas mesmo assim fiquei com receio de usar !!!!

Selecionei algumas fotos que achei na Internet  ... de várias modalidades de banheiros orientais !!






Então, animados para encarar um desses ?

Salam Waleikum !!!

Filme A Noiva Síria

Filme  A Noiva Síria

A Noiva Síria foi um filme que me impressinou bastante pois  conta a estória de uma moça drusa que vivia na fronteira entre Israel e Síria. Para quem não sabe no sul da Síria ficam as Colinas de Golan que são terroritórios ocupado por Israel desde 1967 depois de um conflito entre os países e a Síria acabou levando a pior!

A noiva síria é Mona Salman que  faz uma difícil escolha ao cruzar a fronteira entre os países inimigos para se casar. Uma decisão que significa escolher entre nunca mais ver a família ou se casar. Síria e Israel são inimigos declarados e caso visite um deles fica quase impossível visitar o outro. Para todos se encontrarem tem que ser em um território livre como a Turquia, Jordânia ou Chipre!

O filme mostra a forma como os sírios, palestinos e os árabes em geral são tratados pelos israelenses que usurparam a terra dos palestinos.

O filme foi lançado em 2004 mas a estoria passa em meados de 2000/2001 e mostra um pouco do luto dos sírios por conta de Hafez al Assad, pai do Presidente Bashar al Assad. Isto acaba provando que o blog costuma dizer que Bashar é mais querido do que odiado pelos sírios !!!!


O filme retrata um pouco do drusos um povo sem território definido e que é meio que uma mistura de cristãos com muçulmanos e vivem na Síria, Líbano e Palestina.

A cerimônia ocorre na fronteira entre Síria e Israel e a moça vai morar na Síria! Um casamento arranjado com seu primo Talel .... com um cara que trabalha na TV síria !

Eu tomei conhecimento deste filme em 2008 quando conheci meu ex noivo e comecei a pesquisar sobre relacionamento com sírios e sempre encontrava o filme. Não tinha nenhum blog sobre relacionamento com sírios, acho que Conexão Oriente é único a falar sobre o assunto.


O filme conta de forma humorada o drama das famílias que foram separadas por causa da ocupação israelense de um território que sempre pertenceu aos sírios !!! Seja o casamento arrajado, seja a irmã mais nova namoradeira e o tio que casou com uma estrangeira  o filme mostra um pouco da vida das pessoas na Síria e fronteira!!! Umas das fronteiras mas chapa quente do planeta !

No elenco temos:

Clara Khoury - Mona
Hiam Abbas - Amal
Makram Khoury - Marwan
Eyad Sheety - Hattem
Evelyn Kaplun - Evelyna
Julie Anne Roth - Jeanne
Adnan Tarabshi - Amin
Marlene Bajali - A mãe
Uri Gavriel - Simon
Alon Dahan - Arik
Robert Henig - Joseph
Derar Sliman - Tallel
Ranin Boulos - Mai  
Hanna Abou Manneh - Rama 
 
 
  Assista ao filme com áudio em árabe e legenda em inglês ... se conseguir com legenda em português ou espanhol eu atualizo o post !!



Espero que gostem do filme e veja um pedacinho da amada Síria !!!

Salam Waleikum !!!

sábado, 3 de novembro de 2012

Amor Árabe - Cuidado Com Perfil Fake Em Sites de Relacionamentos

Amor Árabe - Cuidado com Perfil Fake em Sites de Relacionamentos!

Olá Habibas,

Fiquei alguns dias sem postar por conta do excesso de trabalho na última semana de Outubro e não tive pique para postar nada aqui no Blog. Peço desculpas pelo ocorrido!

Tem um tempão que não falo sobre relacionamento aqui no Blog ... vocês devem imaginar o motivo né? É que eu estava tentado resolver os problemas do meu namoro com Ahmed .... pois no comecinho de Outubro eu tinha terminado com ele e não estava com muito ânimo para falar de amor. Então ele não aceitou de jeito nenhum o término e tal e acabou que optamos por reatar. Reatamos com algumas regras que incluem: deixar a Síria e vir para o Brasil ou então tchau.

Então no tempo que ficamos "terminados" eu aproveitei para ver como estava as redes de relacionamentos e chats pelo mundo árabe e fiquei pesquisando para o blog e me distraindo com alguns amiguinhos novos, pois eu estava decidida a não reatar com Ahmed e até tinha postado no Facebook que tinha recebido algumas propostas de casamento. Essa declaração ferveu em off ... meus amigos, o Ahmed e os amigos dele traduziram minhas palavras e foi uma confusão só !!!! Eu não fazia idéia que eles bisbilhotavam minhas postagens em português no Facebook. Meninas, muito cuidado com o quê andam postando em português ... porque os habibis estão fuxicando nossa vida e traduzindo nossas atualizações!!!
 Com tempo e coração livre eu rodei vários sites e fiquei abismada com a quantidade de perfis fakes que andam infestando as redes de relacionamentos. As mais infectadas são o Badoo e o Facebook!! Eu choquei! Na minha época não era assim não !!! Quando conheci o meu ex noivo essa coisa de fake não era tão comum assim não por aquelas bandas.

Eu fiz um tour completo pelos Badoo e rodei de Istambul até Al Kuwait e fiquei chocada com tantos perfis fakes por mega bite quadrado!!! Tem alguns que tem muita cara de pau mesmo e só se for muito burra para cair. Tipo perfil com foto do Tarkan ou Sheikh Hamdan mas outros enganam fácil fácil.

Pior que usar foto de artista famoso bonito ... mas famoso somente no Oriente Médio para enganar mocinhas incautas ... são as respostas que me deram quando eu questionava a razão pela qual eles usavam uma ou mais fotos do Majed Al Mohandis no perfil deles por exemplo. A resposta mais comum era: "não quero me expor!" Aha, não quer se expor mas cria perfil no Badoo ou Facebook?! Pra cima de moi?! Não cola essa não habibi! Se quer privacidade não use rede sociais. Usar perfil fake é atestado de cafajeste! Que no mínimo é coisa de homem casado sem vergonha que não quer ser descoberto pela esposa ao paquerar estrangeiras!!!

Os artistas e caras famosos mais "usados"em perfis fakes são: Majed Al Mohandes, Sheikh Hamdan, Sheikh Nasser, Tarkan, Amr Diab, Wael Kfoury, Fares Karam, fotos de outros príncipes árabes menos conhecidos, atores indianos como Abhishek Bachchan  e Hrithik Roshan, modelos e até políticos!!!

Para as meninas que estão começando agora e não conhece muito sobre as gostosuras do Oriente Médio e não sabe se aquele bonito que te adicionou é real ou um fake querendo se dar bem. O Conexão Oriente vai te ensinar o caminhos das pedras para não ser enganada por um sheikh fajuto.

1) Desconfie de caras muito lindo demais tipo o Tarkan ou Majed - Não quero dizer que um gatão árabe não possa se interessar por você, a gente bem que torce para que aconteça! Mas pense, caras muito gato tipo o Tarkan são super assediados e sempre tem muita mulher em cima e em tese esse cara não precisaria ter perfil em sites de relacionamento pelo simples fato de chover mulher em cima deles. Então ele não tem motivo para procurar mulher porque elas literalmente caem aos montes em cima dele! Fica a dica!!!

2) Desconfie de caras gatos em fotos profissionais demais para pessoas comuns  - Tem cara que pode ser fotogênico mesmo e ter uma câmera boa e amigos que saibam fotografar bem .... mas geralmente eles usam câmeras dos celulares e ou câmera caseiras e as fotos ficam com cara de amadoras como as nossas. Eu explico, tipo o Tarkan, Majed e o Sheikh Hamdan gostam dos holofotes e sempre tem um fotografo profissional que faz fotos com uma boa iluminação, com um bom cenário e em ângulos perfeitos, entende? Fique de olho em fotos perfeitas demais para pessoas comuns!!!

3) Desconfie de caras que gostam de postar fotos todo fantasiado de Sheikh Árabe rico para impressionar as gatinhas ocidentais. As vestes árabes típicas de sheikh são comuns nos países do Golfo Pérsico e muita gente associa o uso daqueles vestes com riqueza e dinheiro. Nem sempre o cara que usa aquelas vestes é um cara rico de fato. Ele pode ter comprado, alugado ou mesmo pego emprestado para tirar fotos para colocar no perfil dele. Até ai tudo bem, todo homem gosta de impressionar .... mas muitos não usam sequer suas fotos e pegam fotos de príncipes árabes famosos ou não é quem não está familiarizada com os membros bonitões das famílias reais do Golfo .... cai que nem uma patinha na labia no sheikh fajuto!!!

4) Complementando o item anterior, alguns também gostam de tirar fotos em frente ou dentro de carrões fantasiados de sheik rico para fortalecer a falsa de ideia que muitas mulheres tem que todo árabe é rico ou que basta colocar uma thobe branca e um  keffyeh ou shemagh branco e vermelho na cabeça que transformar qualquer homem em  sheikh rico. Cuidado meninas ! Entrem no post sobre os homens árabes mais belos clique aqui e verá os detalhes das vestes que um príncipe árabe verdadeiro usa e verá a diferença entre um cara que finge ser um príncipe árabe daqueles que realmente são. As vestes dos príncipes tem detalhes bordados a ouro nas vestes .... não tem como errar!!!

5) Desconfie também se no perfil dele no Facebook não tem amigos reais ou se só tem mulheres adicionadas e garotas estrangeiras. Isto pode ser um indicio que ele atira para todo lado ou talvez seja casado e não quer se descoberto. E pior ainda se ele tiver mais de um perfil no Badoo, Facebook ou outra rede social ou em ambos!!!

Vejas as fotos do principais gatos usados como foto de perfil fake de árabe safado com más intenções ( não aquela boa e má intenção e sim querer de roubar ou coisa pior).













Bem este foi mais um post com alertas para as meninas iniciantes e para as que estão mais tempo na estrada como esta que vos fala .... cuidado nunca é demais !!!!

Salam Aleikum !!!!