sábado, 31 de março de 2012

Aeroporto Internacional de Istambul - Ataturk



Aeroporto Internacional de Istambul - Ataturk

O aeroporto Internacional de Istambul-Ataturk é um aeroporto lindíssimo, amplo, moderno e organizado. O aeroporto fica localizado na parte européia de Istambul no bairro de Yeşilköy e foi inaugurado em 1924. O aeroporto leva o nome do homem que transformou a Turquia em uma república e modernizou o país, Mustafa Kemal Ataturk, e o país  antes era o centro do antigo império Otamano que caiu no século passado.


O aeroporto passou por reformas e ampliações e se tornou moderno, eficiente e muito organizado pois você não fica perdido pois ele é bem sinalizado e mesmo quem não fala inglês consegue se virar numa boa.

O aeroporto fica  na costa do mar Egeu e quando se decola ou faz aterrizagem, é um belo visual lá de cima, ver aquele mar azul turquesa com os barquinhos lá em baixo é muito legal e só de lembrar da até uma dorzinha no coração de saudades da Turquia.

O aeroporto possui 3 terminais sendo 1 internacional, 1 doméstico e um outro para carga. O terminal internacional é enorme, bem maior que o de Guarulhos, que é o maior do Brasil e bem mais limpo, bonito e organizado que o de Guarulhos. Só uma coisa eles tem em comum, os dois são caros para chuchu, qualquer coisa besta que se coma no Ataturk não sai por menos de 10 euros, mas também são aceitos dólares e claro a lira turca.

O aeroporto  possui linha de metrô que  te leva para o centro e para a parte turística da cidade como o bairro Sultanahmed, onde ficam as principais atrações de Istambul como a Mesquita Azul e a Haya Sofia. Mas eu não usei então não tem como falar da qualidade do serviço.

O aeroporto possui um hotel bacana que fica no embarque internacional e embora seja caro  é uma opção  se você tiver grana sobrando, vale a pena se hospedar no intervalo de seu vôo para tomar um banho, descansar e comer alguma coisa, já que a viagem de volta ao Brasil é longa.

O Aeroporto é bem movimentado e partem vôos o dia inteiro para todos os cantos do mundo e a Turkish Airlines possui muitas rotas  então o aeroporto serve de base de conexão para os vôo da Turkish pelo globo.

O aeroporto possui um imenso Duty Free com preços bem legais e melhor ninguém fica te azucrinando como no de Guarulhos e você pode olhar a vontade os produtos pelas imensas lojas e depois se não quiser levar nada ninguém vai te olhar com cara feia.

Eu tenho uma paixão pelo aeroporto de Istambul pois foi lá onde eu pisei pela primeira fora do Brasil e como eu gosto muito da Turquia e ainda me lembro da minha primeira viagem quando eu aguardava minha conexão para Damasco, estava um frio imenso do lado de fora e eu lá toda acuada pois estava sozinha em um pais estranho e não via a hora de chegar na Síria e ver gente conhecida. Ali foi meu primeiro choque cultural no Oriente Médio pois eu era uma das poucas ocidentais naquela sala de embarque e me sentia um pouco temerosa com tanta gente de hejab perto de mim e eu la toda encolhida até que o Assad , um iraquiano que cismou comigo veio puxar assunto.

Como minha primeira viagem internacional foi para um lugar tão distante e exótico e além disso também era minha primeira viagem de avião e embora eu fale inglês muito bem eu tinha um medo extremo de me perder no aeroporto, perder o vôo ou pior entrar em um avião errado e ir para lá no Afeganistão !!!! Então vou fazer meio que um tutorial de como se locomover no Ataturk.

Então Vamos Lá !!!

Desembarque


Quando você sair do avião seja pelo finger (tubão)  você sairá direto em um corredor gigantesco (foto que tirei na volta) e é só seguir as placas escritas passaport control (imigração) ou se desembarcar no pátio e chegar no terminal de busão que te  deixará na porta que dá acesso ao corredor, dai é só seguir como para quem chega pelos fingers.

Conforme você for caminhado chegará em uma parte que tem esteiras e  é só subir que ela vai te levando e você não se cansa porque a caminhada é de quase 10 minutos dependendo de qual posição você desembarcou, mais longe ou mais perto da imigração.


Quando você chegar no final do corredor, terá duas opções: se estiver em conexão voce verá um balcão com funcionarios que irão checar sua passagem e te liberar para subir a escada e ir paro o setor de conexão e se seu destino for a Turquia ou se voce tiver comprado passagem separada para seu destino como eu fiz na segunda viagem voce terá que passar pela imigração, pegar bagagem , fazer check in, imigração de novo e ir para o setor de conexão e seu destino for a Turquia mesmo depois da imigração e bagagem você estará liberado para ir conhecer a bela Istambul ou se for pra outra parte da Turquia é só se dirigir para o embarque nacional.

Imigração     

                 foto que eu tirei meio de longe porque não pode tirar foto lá.


Se voce estiver em conexão não tem erro é só seguir pela esteira até o final, onde você verá um balcão para pagar para pagar pelo visto (brasileiros não precisam pagar é só entrar na fila imigração nos balcões para estrangeiros/foreings) as filas para imigração e no canto o balcão de conferência de cartão de embarque para você ir para embarque internacional.

A passagem pela imigração é tranquila e dificilmente te perguntam alguma coisa ou em alguns casos o policial da imigração seja  a cara do Tarkan (cantor turco bonitão) e começa a te dar mole e xavecar daí se você for solteira, aproveita pois os turcos são bem bonitões.

Embarque Internacional


No setor internacional  se você estiver em conexão, subirá pela escada e sairá  próximo as salas de embarque e para ir para a parte comercial, onde ficam a praça de alimentação, Duty Free e Hotel é só seguir as placas ou então as esteiras que não tem erro.

O Hotel fica em um cantinho logo após o setor de imigração e também as lojas e lanchonetes que fica nesse cantinho do terminal.




Do meio onde fica o controle de passaporte até o outro canto extremo temos o Duty Free, os Restaurantes, lanchonetes, banheiros, mesquita, posto médico, casa de cambio, telefones e lugares para sentar.








Salas de Embarque

Bem mais confortáveis que as do aeroporto de Guarulhos e com uma vista mais ampla do aeroporto, vale a pena sentar e ficar assistindo as aeronaves chegando e partindo enquanto seu vôo não sai.







Bem eu espero que este post possa ser útil a alguém que esteja de viagem marcada para Turquia ou que vá fazer somente uma conexão.

Quem quiser pode acessar o site do aeroporto, que  está bem legal clique aqui e alguma coisa que eu possa ter esquecido de colocar no post vocês poderão encontrar lá.

Diexem seus comentários !!!!


Selam

sábado, 24 de março de 2012

Saudades de Damasco - Wrap Kebab


Wrap Kebab

Wrap Kebab ou Shawerma é um negócio dos deuses que eu comia la em Damasco para matar a fome pois depois 3 dias comendo sfiha no café da manha, almoço e jantar você já quer declarar guerra ao país.

É sério eu não entendo como eles comem tanta sfiha, Deus do Céu !!! A eu comi o wrap kebad pela primeira vez quando estava visitando o shopping Cham City Center pela primeira vez  e de logo de cara pedi um penne com molho de queijo mas quando vi meu namorado desembrulhando uns pacotinhos compridos de papel alumínio e comendo uma coisa que parecia um pão sírio com carne e molho, eu fiquei de olho grande e quis provar !!! Nossa que delicia, ele tinha comprado um de carne e outro de frango, eu peguei o de carne e mordi, que coisa mais deliciosa, uma carne macia bem temperada, com um molho deliciosa e um pão super tostadinho. Não teve jeito e fiquei fã !!!

Desde aquele dia então eu passei o restante de primeira viagem e toda a segunda comendo aquele negocio. No shopping Cham City Center tem um fast-food só disso e tem diversos recheios e você compra os trios como aqui, tipo Wrap Kebab, batatas fritas gordas deliciosas e copão de Pepsi, na Síria eles bebem mais Pepsi do que Coca e eu acabei adquirindo o hábito e quase não bebo mais Coca  só Bebsi !!!!

O wrap kebab nada mais é do que o shawerma ou churrasco turco ou grego que as pessoas conhecem aqui, ou seja aquele espeto cheio de carnes misturadas com legumes que eles fatiam fininho.


Esse churrascão grego por aqui eu nunca comi, e como conheci a melhor sharwarma ou wrap kebab das Arábias eu não vou me arriscar e o jeito e aguentar até Agosto para matar minha fome em Damasco!!

Receita de Shawarma


Ingridientes

½kg de pernil de carneiro ou filé mignon
½ litro de vinho tinto seco
300g de picles variados (cebola, pepino e cenoura)
100g de damasco seco picado
100g de nozes em pedaços
2 tomates picados
½ maço de salsinha
½ maço de hortelã
1 colher (sopa rasa) de pimenta síria
1 colher (café rasa) de canela em pó
1 pacote de pão árabe folha

Preparo
- No liquidificador bater o vinho, os temperos e as ervas 
-Deixar a carne de molho pelo menos por um dia 
-Cozinhe a carne  na panela com o caldo da marinada sempre virando os lados para dourar e sem deixar secar todo o caldo e depois desfie a carne e reserve o caldo do cozimento da carne 
-Cortar os picles em tiras e juntar ao tomate, damasco e nozes e junte com a carne desfiada 
-Colocar sobre o pão folha, uma fileira do recheio e um pouco do molho caldo de cozimento da carne 
-Sirva enrolando o pão com se fosse um rocambole e coloco o papel laminado para manter quentinho e é só indo desenrolando para comer. 
 -Pode servir acompanho de fritas 

O pão sírio folha ou quadrado você encontra em grandes supermercados ou lojas de produtos árabes                

                                               
Essa é minha comida árabe preferida a receita que eu faço quebra um galho mas não fica igual a de Damasco! Talvez eu não seja uma cozinheira muito boa .....


Salam                                                                         

sábado, 10 de março de 2012

10 LUGARES QUE QUERO CONHECER NO ORIENTE MÉDIO !!!!

Os 10 lugares que quero conhecer no Oriente Médio !

Que sou apaixonada pelo Oriente Médio, não restam mais duvidas!!! E sinto uma imensa saudade de lá e hoje fui ao shopping com meu irmão para ver se distraia um pouco as idéias e tava comentando com ele como sinto falta de Damasco e do ar diferente que aquela cidade tem.

Damasco é magica e espero viver lá assim que a situação melhorar mas tem outros lugares que quero muito conhecer lá nas Arábias!!! São dezenas ... mas hoje vou falar dos 10 mais ... que eu tenho mais vontade de conhecer e espero poder realizar esse desejo pois estou planejando uma grande viagem pelo Oriente em 2013! Pois pretendo sair de licença prêmio do trabalho e aproveitar cerca de 4 meses viajando pelas Arábias mas a situação tem que acalmar lá primeiro, não que eu tenha receio não !!! ... Mas meu namorado e família pediram para eu esperar um pouco mais ! e como a situação do Ahmed está complicada, sem contato há mais de um mês, não se surpreendam se amanhã ou depois eu postar aqui que estou viajando para Síria para resgatar o Ahmed.

Mas voltando ao assunto do post vou falar brevemente de cada destino e farei  outros post detalhando a preparação para essa big expedição pelas Arabias.


Vamos lá conhecer as cidades que povoam meus pensamentos e sonhos !

1º Beirute - Líbano



A bela capital do Líbano mais conhecida com Paris do Oriente Médio. Esse cidade sempre me fascinou e meu desejo de conhece-la é bem antigo e quase foi realizado na minha ultima viagem á Síria.
Beirut já esta confirmada no meu roteiro para 2013.

2º Dubai - Emirados Árabes Unidos 


Essa pérola do deserto também um desejo antigo e também está confirmadissima para minha próxima viagem ao Mundo Árabe e não vejo a hora de poder estar em Dubai.


3º Petra - Jordânia


Conhecer este tesouro arqueológico é meu sonho antigo e também quase realizei na minha ultima viagem á Síria mas por motivo de doença eu preferi cancelar viagem para fora da Síria com exceção da Turquia já que teria que fazer conexão lá mesmo então resolvi passear por lá de novo.

4º Capadócia - Turquia


Conhecer a Capadócia fica nas províncias de Kayseri e Nevsehir,  no Vale do Goreme na Turquia. Eu desejo poder voar de balão sobre as aquelas formações rochosas que mais parecem o solo lunar e visitar as cidade subterrâneas e ficar hospedada em um hotel caverna, que  é uma experiência que fica para vida toda, conversei com os colegas dos voos que fizeram esse roteiro e eles voltaram extasiados com tamanha beleza existente naquele lugar.

Muitos falam da Igreja de São Jorge da Capadócia esculpida em uma caverna é um lugar que quero visitar e alem dos locais onde os cristãos se escondiam das perseguições e os turcos de povos invasores.

5º Deserto de Wadi Rum - Jordania


Eu tenho muita vontade de passear pelo deserto de Wadi Rum a bordo de um 4x4 e passar a noite acampada junto com os beduínos e viver uma experiência diferente e guardar para o resto da vida.

6º Cairo - Egito


Conhecer a capital do Egito com seus museus, o rio Nilo, as piramides, os mercados, e assim como é em Damasco eu imagino que andar pela cidade do Cairo deve fazer a gente de sentir como estivesse em outra época e isso mexe com a gente, pois o Brasil é um país jovem e então nós não temos essa sensação de voltar no tempo.

7º Pamukkale - Turquia


As piscinas naturais de agua morna de Pamukkale atraem milhares de visitantes a esta pequena parte da Turquia. Esta beleza foi esculpida por milhares de anos da água infiltrando o solo calcário e formando as piscinas. Pamukkale significa castelo de algodão em turco pois as piscinas tem um formata peculiar e muito bonito e tenho uma vontade imensa de visitar este lugar.

8º Mar Morto - Lado Jordaniano



Nadar nas águas que não afundam, sempre foi uma vontade minha e por sorte  a Jordânia possui parte do Mar Morto então posso ter o prazer de conhecer já que pelo lado palestino não é possível pois eu não posso viajar para palestina porque a Síria não permite a entrada de pessoas que possuem carimbo de Israel em seus passaportes então eu só posso conhecer o lado jordaniano.

9º Palmira - Síria




Palmira no deserto sírio próximo a fronteira com Iraque é um grande sitio arqueológicos com inúmeras ruínas bem preservadas e que atraem muitos visitantes e onde eu soube que tem camelos, pois eu já fui 2 vezes para o Oriente Médio e até agora não vi nenhum camelinho sequer a não ser o Jamal o camelo de pelúcia que ganhei do meu namorado na ultima viagem.

10º Jerusalém - Palestina


Jerusalém ocupo o 10º lugar aqui por conta dos entraves políticos entre Síria e Israel, mas este cidade é mais que numero 1 no meu coração mas por conta do amor inexplicavel que tenho pela Síria e pelo meu sírio, esse sonho tem que ser adiado até que esses países talvez façam um acordo de paz ! Mas sonhar nunca é demais ... quem sabe Síria e Israel possam um dia esquecer o passado e se tornarem nações amigas !

Esse post é bem resumido mesmo e vou fazer post mais específicos a medida que eu for acertando o roteiro e fazendo os ajustes.


Boa Noite !!!

Salam e Shalom !!!!