domingo, 4 de novembro de 2012

Os Banheiros Das Árabias

Os Banheiros Das Árabias

Eu gostaria de saber do pessoal que acompanha o blog, quais de vocês já viram ou já usaram um banheiro típico das Arabias? Não?! Então, vocês não sabem o que estão perdendo, só que ao contrário!!! Caraca que negócio é aquilo?!

Para as meninas que estão pensando em se aventurar pelo Oriente Médio para conhecer o habibi ou país que ele nasceu, se prepare porque o bagulho é doido como dizem por aqui no RJ.!!!

Eu já sabia desse detalhe antes de viajar, pois eu vi as fotos ou video do objeto no blog do Claudiomar do Mundo Numa Mochila e fiquei meio que chocada e meio apreensiva de ter que usar aquela porcaria.

Se você não entendeu bulhufas do que eu to falando, se liga na foto que eu fiz no banheiro do shopping Cham City Center em Damasco.
Eu tinha andado pra caramba pela cidade com eu ex noivo e terminamos o dia no shopping. Depois de fazer compras e de  um lanchinho, eu percebi que estava muito apertada e não daria tempo de chegar até o hotel sem molhar as calças. Dai foi aquele corre-corre para achar o único banheiro feminino que ficava no primeiro andar. Depois que correr igual uma louca e ao abrir a porta do toilet, me deparei com isso. Pensei: ou é aqui ou nas calças!

Primeiro você precisa tirar parte dos roupas para não correr nenhum risco, caso seja iniciante como eu era naquela época. Sem falar que era inverno e eu tava de segunda pele, meia-calça e calça e meia de lã ... nossa foi pauleira!!! Mas consegui usar o bendito!!!

Caso não tenham notado, não havia nem papel nem cesto de lixo naquele diacho de banheiro. Tinha somente a duchinha ao lado. Mas eu pensei: não vou usar essa coisa é nunca! Sorte que eu tinha lencinhos umedecidos na bolsa e usei e embrulhei em os lenço usado em um limpo e joguei no cesto perto da pia de lavar as mãos! Sufoco total!!!

Eu fiquei surpresa de encontrar um toilet a moda antiga em um shopping que fica na parte mais nobre de Damasco. Porque nos hotéis que fiquei e na casa do ex e da mãe dele, os sanitários eram como os brasileiros e tinha papel e cesto!!!

A outra vez que passei aperto foi na viagem para Lattakia na costa da Síria, onde na casa que ficamos tinha um banheiro com sanitário comum mas a porta do banheiro estava com defeito e o banheiro do quarto que eu fiquei que tinha o sanitário a moda antiga. Pela privacidade optei por usar somente o sanitário do banheiro do meu quarto.

Na volta para Damasco, paramos em um posto na estrada e o banheiro também era assim e não teve jeito. Estávamos no meio do deserto sírio .. ou era ali ou teria que aguentar até chegar em Damasco!

Na Turquia também tem banheiros assim mas felizmente eu não encontrei nenhum banheiro oriental pelo caminho. Este tipo de sanitário é encontrada praticamente em todo Oriente Médio e em vários países Asia!

Soube que existem outras versões do tradicional sanitário francês sim ... se quiser saber se o sanitário que tem um hotel que pretende se hospedar ... pergunte se o toilet é no estilo francês ... senão pode ter que encarar o estilo turco como é conhecido aquele que eu encarei na Síria.

A adaptação mais conhecida da versão francesa nas Arabias é adaptar um caninho no sanitário para que as pessoas possam fazer sua higiene após concluir o "trabalho"! Os árabes não usam papel higiênico mas se lavam nas partes e secam com toalhas de pano! Pensando bem essa forma é melhor que o papel pois a limpeza é mais eficiente!

Nos hotéis que fiquei hospedada nas Arabias ... tinham sempre as duas opções usar o papel branquinho e fofinho com os cestinhos sempre trocados pelo menos duas vezes por dia ou então usar a duchinha ... já que seria só o hóspede mesmo usando mas mesmo assim fiquei com receio de usar !!!!

Selecionei algumas fotos que achei na Internet  ... de várias modalidades de banheiros orientais !!






Então, animados para encarar um desses ?

Salam Waleikum !!!
Reações:

9 comentários:

  1. Salam

    Eu já usei um das arabias(uhuuul).
    Mas graças a Allah, a única coisa diferente era La Salle de Bain. O box é parecido com o sexto exemplo.
    Não existem chuveiros como os nossos. É um chuveirão de mão e não têm aqueles botões( Quente-Morno-Frio),tem uma caixa onde a água é aquecida e distribuída para toda a casa. Você escolhe a temperatura numa válvula que fica na parede tipo um registro. Tem um suporte em que se pode acoplar o chuveiro,mas aí,a água vai longeeeeee, rs
    Eu achava um "saco" ÚÚ
    Acho que o Brasil é um dos poucos que ainda não usa esse tipo de aquecedor e chuveiro.
    #Fica aqui minha Experiência#
    Bjs Andreia!

    ResponderExcluir
  2. Esses banheiros são horríveis! Ainda tem que acertar na pontaria kkkkkkk Até mesmo aqui no Brasil acho estranho só o papel, e lá no oriente é estranho só a duchinha! O ideal é o uso dos dois mas isso é coisa rara de se ver..rs Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Salam Star!

    Mó dificil ficar mirando quando se está apertada e ainda não domina a técnica!!!
    Tem coragem de usar a duchinha não ... vai saber como a pessoas que usou antes .... medo!
    Melhor usar os 2 mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Salam Tatiane!

    Pelo menos os chuveiros eram normais, como dos hoteis e algumas casas daqui. Aquecido a gás mas com chuveirão com opções de quente,frio e bastante água.
    Mas eu achei muito estranho aquele sanitário no chão .... na Síria alguns tinham botão de descarga na parede e outros não! Meldels que loucura !!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Pôxa... eu só conehço de foto mesmo!
    Mas fico superintrigada como a pessoa se seca ? que toalhas são essas de pano? onde ficam q não as vejo em foto alguma? Ou é a gente q tem q andar com nossa toalhinha? Ai ai... e se não tem a toalhinha, tem pelo menos aqueles papel-toalha ? Viajando pra lá o jeito é andar com um rolo de papel higiênico na bolsa - kkkkk
    0_0

    ResponderExcluir
  6. Salam Lu!

    Olha muitos não usam nada pra se enxugar, outros toalhas de pano individuais!
    Mas é muito esquisito este tipo de banheiro!
    Não curti não !
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. RSRsrrsr eu tambem tive essa surpresa no Marrocos ,porem essa é a maneira correta de fazer as necessidade evita e muito problemas intestinais o correto é fazer as necessidades de cocoras.
    E concordo com as opiniões de fazer a higiena com papel e depois com a ducha.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!