Filme A Noiva Síria

Filme  A Noiva Síria

A Noiva Síria foi um filme que me impressinou bastante pois  conta a estória de uma moça drusa que vivia na fronteira entre Israel e Síria. Para quem não sabe no sul da Síria ficam as Colinas de Golan que são terroritórios ocupado por Israel desde 1967 depois de um conflito entre os países e a Síria acabou levando a pior!

A noiva síria é Mona Salman que  faz uma difícil escolha ao cruzar a fronteira entre os países inimigos para se casar. Uma decisão que significa escolher entre nunca mais ver a família ou se casar. Síria e Israel são inimigos declarados e caso visite um deles fica quase impossível visitar o outro. Para todos se encontrarem tem que ser em um território livre como a Turquia, Jordânia ou Chipre!

O filme mostra a forma como os sírios, palestinos e os árabes em geral são tratados pelos israelenses que usurparam a terra dos palestinos.

O filme foi lançado em 2004 mas a estoria passa em meados de 2000/2001 e mostra um pouco do luto dos sírios por conta de Hafez al Assad, pai do Presidente Bashar al Assad. Isto acaba provando que o blog costuma dizer que Bashar é mais querido do que odiado pelos sírios !!!!


O filme retrata um pouco do drusos um povo sem território definido e que é meio que uma mistura de cristãos com muçulmanos e vivem na Síria, Líbano e Palestina.

A cerimônia ocorre na fronteira entre Síria e Israel e a moça vai morar na Síria! Um casamento arranjado com seu primo Talel .... com um cara que trabalha na TV síria !

Eu tomei conhecimento deste filme em 2008 quando conheci meu ex noivo e comecei a pesquisar sobre relacionamento com sírios e sempre encontrava o filme. Não tinha nenhum blog sobre relacionamento com sírios, acho que Conexão Oriente é único a falar sobre o assunto.


O filme conta de forma humorada o drama das famílias que foram separadas por causa da ocupação israelense de um território que sempre pertenceu aos sírios !!! Seja o casamento arrajado, seja a irmã mais nova namoradeira e o tio que casou com uma estrangeira  o filme mostra um pouco da vida das pessoas na Síria e fronteira!!! Umas das fronteiras mas chapa quente do planeta !

No elenco temos:

Clara Khoury - Mona
Hiam Abbas - Amal
Makram Khoury - Marwan
Eyad Sheety - Hattem
Evelyn Kaplun - Evelyna
Julie Anne Roth - Jeanne
Adnan Tarabshi - Amin
Marlene Bajali - A mãe
Uri Gavriel - Simon
Alon Dahan - Arik
Robert Henig - Joseph
Derar Sliman - Tallel
Ranin Boulos - Mai  
Hanna Abou Manneh - Rama 
 
 
  Assista ao filme com áudio em árabe e legenda em inglês ... se conseguir com legenda em português ou espanhol eu atualizo o post !!



Espero que gostem do filme e veja um pedacinho da amada Síria !!!

Salam Waleikum !!!

You May Also Like

7 comentários.

  1. Salam, Andreia!

    achei o máximo você ter postado um filme aqui.
    Valeu!
    Visite-me quando puder, seus comentários também me ajudam a melhorar meu blog, que aliás, foi totalmente mudado recentemente.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Salam Denise!

    Obrigada!

    Mas não deixo de visitar seu espaço, to sempre lá mas nem sempre comento ou entro logada no blogger!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Andreia, por disponibilizar em seu blog este achado!

    ResponderExcluir
  4. Salam Magda!

    De nada mas eu não gostei do final, e vc ja assistiu?

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti! infelizmente não consigo encontrar filmes do mesmo naipe da noiva siria.. Isso é uma sugestão de post =)
    Eu gostei da historia,a noiva é sofrida coitada, a atriz dramatizou bem, só não gostei do final, acho que podia ter dramatizado mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa!

    O filme é muito bom mesmo, infelizmente muitas familias foram separadas quando Israel ocupou as Colinas de Golan!

    ResponderExcluir
  7. Não consegui abrir...estou há muito tempo tentando ver este filme.Como faço pra assistir?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!