domingo, 14 de outubro de 2012

Viajar de Trem na Turquia

Viajar de Trem na Turquia

Habibas,

Eu continuo na minha busca frénetica por informações e dicas para o roteiro da minha próxima viagem lá para as Arabias. Como a Turquia tem um território não muito pequeno e os três lugares que pretendo visitar ficam distante um dos outros, preciso encontrar a melhor opção para os deslocamentos.

A Turquia tem algumas cias aéreas, muitas empresas de ônibus e o trem para quem deseja explorar o interior do pais que tem muitas belezas naturais e muitos locais históricos para visitar. Viajar de avião é bom para quem deseja chegar rápido ao destino ou tem pouco tempo para ficar viajando pelo país.

Para conhecer melhor a Turquia, o ideal é percorrer a terra do Tarkan de trem, ônibus ou carro. Em alguns trechos costeiros e ilhas ainda existe a opção de viajar de barco. O legal é ir curtindo as paisagens mudando, outros cenários através da estradas ou ferrovia. Coisas que de avião não da pra curtir, já que ele é super rápido e ainda fica lá no alto!!!

A Turquia conta com uma rede ferroviária que te permite alcançar vários trechos do país saindo da estação Haydarpasa em Istambul que é a principal porta de entrada de turistas estrangeiros em terras turcas. Os trens de viagens de longa distâncias, pois  tem cabines com cama e vagão restaurante e um certo conforto para os viajantes.

 Em alguns trechos como entre a capital Ankara e Eskisehir são feitos nos modernos três de alta velocidade que em alguns anos irá percorrer vários trechos do país. A previsão da TCDD, a empresa turca que opera as ferrovias, é que até 2014 os trens de alta velocidade chegara a Istambul, para encurtar ainda mais distancias para quem não gosta ou não quer viajar de avião.

Um bilhete de cabine simples custa em média 25 Liras Turcas e o bilhete executivo 35 Liras Turcas para o trecho Ankara-Eskisehir. Quando for inaugurar o trecho Istambul-Ankara será feito em 03 horas pelos trens de alta velocidade. Hoje a mesma viagem feita de ônibus dura em média 06 horas.

         Mapa Ferroviário da Turquia

Mas infelizmente apenas alguns trechos estão em operação, pois foram cancelados para que os trilhos possam ser trocados para receber os trens de alta velocidade e fazer algumas outras adaptações. Hoje todos os três partindo de Istambul para o interior da Turquia foram suspensos até  que reforma das ferrovias terminem e os modernos trens de alta velocidade possam circular.

Atualmente os trechos que estão funcionando são: Ankara- Eskisehir, Ankara-Konya, Ankara-Arafyie, Ankara-Kars, Ankara-Adana, Ankara-Izmir e Ankara-Elazig. Alguns são diretos, outros tem várias paradas para embarque e desembarque. Os trens de longa distância possui cabines no estilo pullmann com poltronas de 2 e 1 lugares com entretenimento como os de avião e serviço de bordo, alguns trens mais antigos é no estilo europeu com cabines privativas ou compartilhadas mas por causa da suspensão poucas linhas estão operando. Ainda existe o modelo Couchette, que são vagões com camas sendo em cabines privativas com duas camas ou no compartilhado com 06 camas.

Os tipos de trem que existe na Turquia são: Yuksek Hizli Trenler ( primeira linha de trem de alta velocidade), Mavi Trenler (trens de média distância), Ekspresler (trens de longa distâncias) e Bölsegel Trenler ( trens de distâncias curtas).

Os bilhetes para as linhas que estão em funcionamento podem ser comprados na própria estação, em agências de viagens ou no site da Caminhos de Ferro do Estado Turco e os bilhetes podem ser reservados com até 15 dias de antecedência para acessar o site clique aqui .

Infelizmente todos os trechos para as cidades que eu vou visitar estão suspensos. O trem Istambul-Denizli onde fica Pamukkale, o trem Istambul-Konya que fica perto da Capadócia só devem voltar a operar em 2014. A única opção seria viajar de Istambul para Ankara de avião ou ônibus e de Ankara pegar o trem para Konya e de lá chegar de ônibus na Capadocia. A mesma coisa para Denizli, ir para Ankara e de lá fazer baldeações até chegar em Pamukkale. Como Ankara não está no roteiro, o jeito é fazer o percurso mais longo de avião e os médios e pequenos de ônibus.

Viajar de trem pela Turquia foi uma opção apresentada por um amigo turco que eu tinha um chamego antes de conhecer o meu ex sírio. O Fuat tinha me falado dessa opção em 2008 quando planejava viajar para Turquia entre 2009/2010. Como ele é de Ankara, a capital turca, as cidades que eu quero conhecer eram alcançadas partindo de lá. 

O post é para informar sobre essa forma de viagem, para quem vai viajar e o roteiro inclui Ankara e as cidades próximas, acho que vale a pena tentar ou para quem pensa em viajar daqui a 2 anos quando os trens partindo de Istambul voltarão a funcionar normalmente.

Mas uma coisa que com certeza vou fazer é visitar a Estação Haydarpasa que fica na beira mar do Estreito de Bósforo e que há pouco tempo atrás sofreu um incêndio e vale a pena visitar o local.

Algumas fotos sobre o transporte ferroviário na Turquia.










A Estação Haydarpasi foi construída em 1872 a mando do Sultão Abdulaziz de onde começaram a partir trens para o interior da Turquia e para países vizinhos como Síria, Iraque e antiga Pérsia hoje Irã. O lendário Expresso do Oriente que liga Istambul a Paris parte de outra estação, a  Sirkeci.

Selam !
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!