sábado, 6 de outubro de 2012

Dança do Ventre Turca

Dança do ventre turca

Dança do ventre é uma atividade que eu sempre quis fazer mas nunca consegui! Primeiro que dança é um negócio que tenho pouca expertise, eu gosto mas meu corpo não obedece as ordens do meu cérebro e parece coisa de gringo no samba. Não levo o menor jeito! Não mesmo!

Mas espero um dia conseguir me matricular em alguma academia e aprender a mexer as cadeiras que nem a Shakira! Menos né? Bem menos!

Uma coisa que me chamou atenção durante minhas andanças pelas Arabias foi a dança do ventre. A árabe ou egípcia como é conhecida e a dança do ventre turca. Na Síria você não vê mulheres vestidas de odaliscas dançando nos bares e danceterias comuns. Somente nos bares " de homens" se é que me entendem?! Mas mesmo lá elas dançam de vestido mas com o os penduricálios sobre a roupa!

Já na Turquia, nos bares noturnos frequentados pelos locais e nos bares e boates para turistas, as moças estão lá dançando e os turcos e os turistas também ..... ficam lá babando em cima delas!

O que eu achei mais "engraçado" é que as bailarinas turcas dançam de salto. Sempre pensei que para dançar a belly dance as fias tinham que ficar descalças senão os movimentos não saem perfeitos! Mas ai que ta a diferença. A dança do ventre turca é um pouco diferente da árabe/egípcia. Os movimentos são diferentes!

A dança turca tem mais movimentos dos braços, elas rodopiam mais. Parece um pouco com dança dos ciganos. Parece não, a dança turca é meio uma mistura de dança cigana com grega e árabe/egipcia!! As roupas também lembra um cigana com bastante moedas e correntes nas vestes e muito vermelho, verde e dourado.

 As músicas também são um pouco diferente daquelas que costumam ver em apresentações de belly dance árabe. Tem menos derbake, aquela coisa marcada do estilo egípcio que eles chamam de solo tabla.

A dança do ventre turca é chamada de "gobek dans" e foi criada do mix de dança do ventre egípcia e danças gregas segundo alguns historiadores. Segundo eles a dança grega fazia parte de rituais religiosos.

Na Turquia enquanto a bailarina dança as pessoas ( homens) colocam dinheiro na roupa dela e ganha um requebrado dela. Eu achava muito engraçado ver os homens fazendo isso.

Na Turquia existem festivais de dança do ventre, apresentações na TV e percebi que a dançarina é tratada com respeito embora os homens ficam lá todos cheios de má intenções mas enfim a bailarina não é mau vista por causa disso.

A bailarina de belly dance turca mais famoso na Turquia é Didem, uma moça alta e esguia e que dança muito bem e queria mexer as cadeiras que nem ela. Dança com uma elegância digna de uma princesa!!!


Pelo que tenho lido em breve teremos dança do ventre turca na Tv, por conta da novela Salve Jorge. Acho que é a Cléo Pires que andou aprendendo a dança turca.

O estilo turco de dança de ventre é apaixonante! Alias como quase tudo daquele país !






Espero que tenham gostado do post!

Selam !!!
Reações:

15 comentários:

  1. Linda dança!! É encantadora!! Pelo que vi, me parece que as turcas mexem mais os ombros e trabalham movimentos mais sinuosos com o corpo. Mas vou ser sincera, se você não tivesse colocado que a dança é turca acho que eu jamais perceberia, e continuaria pensando que é árabe!
    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Salam Andréia! Adorei as suas postagens de hoje, primeiro sobre os incríveis tapetes que são onipresentes na decoração de todo Oriente Médio. Minha amiga do Irã disse que na casa dela tem tapete até na cozinha! E eles tem tanto cuidado que os tapetes passam de gerações.
    E quanto a dança do ventre turca, estou encantanda com tanta perfeição. Essa Didem parece uma máquina de movimentos tão coordenados rsrs
    Devo confessar que antes eu não tinha uma boa impressão da belly dance turca por causa de uma mocinha chamada Asena, que por acaso era namorado do Ibrahim Tatlises, o apresentador desse programa.
    Bjs da Pérsia!

    ResponderExcluir
  3. OI Andreia! Adorei sua postagem sobre a dança do ventre turca, pois como sabe tenho paixão pelas danças do Oriente, os movimentos, as roupas que são um luxo.
    Parabéns! Showwwww

    ResponderExcluir
  4. Ah, É lindo demais Andréia! Estou ansiosa por esta novela. A dança do ventre é uma das grandes identidades destes países do oriente médio, que aliás não tem apenas ela como única manifestação de dança. Todas as danças deste outro lado de lá são muito interessantes!

    ResponderExcluir
  5. Olá M.

    Estamos ansiosas para a estréia de Salve Jorge e ver como será a Turquia sob a otica de Glória Perez!

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Amiga Tânia!

    Sei que voce gosta de dançar, e até hoje não me ensinou a dança do ventre!

    A dança na versão turca é muito maneira !!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Salam Janaina !!

    Quando estava escrevendo sobre os tapetes, lembrei de voce porque tapetes persas não saiam da minha cabeça. Na Síria as casas tem muitos tapetes tbm ... eu adoro acho que deixa a casa mais bonita!!!
    Gosto do jeito que a Didem dança, é muito graciosa quanto a namorada do Ebrahim Tatlises eu não sei que é.
    Ele parece o Faustão apresentado programas!

    Bause

    ResponderExcluir
  8. Salam Star!

    Tem diferença na dança e principalmente nas músicas que tem a batida mais turca, das musicas mais tradicionais turcas.
    Acho mais bonito o jeito turco apesar de gostar de dança do ventre egipcia!

    Bause

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post Andréia, parecia estar adivinhando, pois conicidentemente tava dando uma olhada em uns videos no youtube de uma professora de dança do ventre. E realmente eh meio difícil de aprender, viu? O tal do shime e tudo mais.
    Porém ainda assim, adoraria aprender um dia!
    E essa Didem parece feita de borracha..Dança muito bem!
    =)

    ResponderExcluir
  10. Selam Andressa!
    Gosto muita da versão turca da dança do ventre! O tal do shime é um negócio que meu corpo não consegue fazer1
    elas parecem não ter coluna!

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Andreia, a dança tem várias modalidades, e esta em questão, que ocupa mais movimentos de braços e menos derbake, é chamada TAKSIM. É um modalidade ainda mais melodiosa, mais lenta... anime-se e comece uma aula dde dança, faz bem pro corpo e pra alma. Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Salam Gabriela!!!

    Quero muito aprender a dançar, acho lindo .... é uma das coisas que sempre quis fazer mas nunca tive tempo ou oportunidade !!!

    ResponderExcluir
  13. sinceramente, eu acho a dança do ventre árabe muito mais bonita.

    ResponderExcluir
  14. Olá Nathy!
    Pois é questão de gosto pessoal mesmo né?

    ResponderExcluir
  15. Olá nathy@

    É questão de gosto pessoal mesmo né? Apesar da origem real da dança ser egipcia e não árabe !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!