Chá Turco

Chá Turco - Türk Çayi

Os turcos são chegados em beber um chá e bem bastante. É um costume dos povos do Oriente Médio e não somente dos turcos.

Os chás mais consumidos são o chá negro turco e o chá de maçã, leia aqui para saber mais sobre este chá. Beber chá é mais que um hábito, é uma tradição turca que nós quando visitamos a Turquia percebemos isso logo de cara.

O chá turco é servido em  duas versões: o "forte" e mais escuro para os turcos e o "fraco" e mais claro para os turistas. O chá preto turco tem todo um modo especial de se preparar e para tal é necessário um chaleira diferente.

Um chaleira dupla, que os turcos chamam de çaydanlik é o segredo na preparação do chá preto a moda turca. A chaleira dupla funciona da seguinte forma: na chaleira maior coloca-se a água e leva ao fogo para ferver, na chaleira menor sobreposta a maior coloca-se o chá preto e depois de aquecida a água transfere para a chaleira menor e adicionar mais água na chaleira maior e deixa mais um pouco no fogo. A chaleira sempre fica na fogo para aquecer porque os turcos gostam de chá bem quente e bebem bastante.

Na Turquia e na Síria, o chá é sempre servido em mini-tulipas de vidro decoradas com flores e as vezes folheadas a ouro. A mini-tulipas sem em um pires bem decorado com uma colher e torrão de açúcar para adoçar. Gosto muito do jeito deles servirem as coisas, com carinho sabe !?

Eu prefiro o chá de maçã turco pois é mais suave e  eu também não gosto mesmo do chá preto, acho que tenho alergia .. sei lá fico com um sensação ruim de ressecamento da mucosa oral. Mas com certeza é melhor que o chá de saquinho que a gente compra nos supermercados.

Para quem quiser experimentar o chá pode tentar fazendo uma pequena adaptação. Se não tem uma chaleira turca, o jeito é improvisar usando uma chaleira maior com água e dentro colocar um bule menor com o chá dentro e ferver e ir adicionando a água e no bule.


Na minha próxima viagem para Turquia, eu vou ver se consigo fazer um vídeo de preparação do chá na casa de um amigo e colocar uma atualização no blog. Quando fiz as viagens eu não fazia fotos e vídeos mais explicativos porque nem pensava em ter um blog então na próxima terá muitos vídeos e fotos legais!!!

Gostou do post?

Selam

You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!