As Vestes Islâmicas e o que é Hejab?

Vestes Islâmicas e o que é Hejab?

Tai um post que eu estou querendo fazer desde que eu criei o blog . Muitas pessoas aqui no Brasil não sabem quais são as diferenças básicas entre as vestes mais usadas pelas mulheres muçulmanas. Por pura falta de conhecimentos as pessoas acabam é pagando mico quando avistam uma muçulmana e logo solta a piadinha de que ela está de burca e as vezes a moça ta de niqab e os engraçadinhos não sabem a sutil diferença.

De todas as vestes islâmicas a mais conhecidas de nós brasileiros, é o bom e velho hejab. O hejab como muitos errôneamente pensam, não se trata meramente de um lenço na cabeça de uma mulher muçulmana. Existem vários modelos de hejab usados atualmente pelas meninas e mulheres que seguem a religião de Allah.

O hejab traduzido do para árabe para o português significa cobertura, ou algo que cobre. O hejab nada mais é que a recomendação de que as mulheres devem cobrir seus atributos físicos tão logo sua primeira menstruação ocorra. O hejab além de cobri os cabelos, deve cobrir o colo, os braços, as pernas até o tornozelo. A mulher deve optar por roupas que cubram os quadris como batas, vestidos ou chamisiers que são aqueles camisões lindos, calças folgadas e saias longas.

De nada adianta uma muçulmana usar o véu se ela não cobrir os braços e colo. Em alguns lugares muitas muçulmanas moderninhas usam o hejab com roupas ousadas (na Síria por exemplo) onde a mina tava de lenço na cabeça mas com blusa com decotão e calça daquelas mais justas do que roupa de mulher fruta.

Embora muitos países islâmicos não obrigam a usar o hejab, ou as vezes até proíbe que use como a Turquia. Muitas meninas decidem se cobrir e vestir-se com modéstia e escapar dos olhares gulosos dos homens de lá. Certos países como Arabia Saudita, Irã exigem que as turistas estrangeiras não muçulmanas usem o hejab.

Na verdade cada país tem um estilo adotado pelas muçulmanas locais. Os mais bonitos e conhecidos são os hejabs estilo turco (eu não gosto), estilo sírio, estilo Dubai, estilo egípcio, estilo Indonésio e outros mais. Também existe moda para hejab, existem aqueles que estão in e os que estão out na moda islâmica de cada pais ou região. Em 2010 quando estive na Síria, o hejab que tava na moda era o branco simples e o preto bordado com vidrilhos e lantejoulas e elas usam da forma que eu acho mais lindo. Elas prendem os cabelos bem no alto da cabeça e o hejab fica parecendo um penteado a la Amy Winehouse com bastante volume no alto.

As roupas que acompanham o lenço também são interessantes e  cada país as mulheres adotam seus modelos preferidos. Na Síria além das meninas com roupas ousadas, vemos as que usam um trench-coat com hejab branco, as que usam abaya, as que usam burca (geralmente iraquianas e palestinas refugiadas). Em outros países como Arabia Saudita elas usam abayas, niqab por exemplo. Já as turcas usam hejab estilo turco, niqab, trench-coats ou manteou e as que não usam hejab mesmo.

Eu vou fazer uma explicação básica atráves de algumas fotos para ajudar alguem que ainda esteja com dúvidas ou para quem não conhece mesmo. Gente, não reparem nas imagens porque eu ainda estou aprendendo a mexer com edição de fotos então ainda não estou 100% e espero que me desculpem por isso!

Yalla!!!


Hejab

A foto acima nos mostra duas muçulmanas modernas mas que não abre mão da opção de se cobrir. A moça do hejab preto usa uma combinação muito comuns entre as muçulmanas brasileiras, sírias, libanesas e européias. Hejab de tecido leve com t-shirt de manga comprida e jeans. A moça de hejab lilás, parece que esta usando uma pashimina com tshirt colorida e enfeites no lenço. São hejabs bonitos e práticos e  que qualquer jovem pode usar sem medo de ser feliz.


Esta foto eu tirei em Damasco no meu último dia de viagem. Nesta perfumaria vemos vários estilos de hejabs que as meninas sírias usam. Mas isso é apenas uma amostrinha! Realmente as meninas sírias são bonitas e  se vestem bem!

Yalla!


Shaylas e Amira

A Shayla conforme mostra as imagens acima não nada mais que um hejab maior, que esconde mais. Este "tipo" de hejab é mais usado pelas mulheres do Golfo Pérsico embora tenha visto dele na Síria também!
Já o Hejab Amira é também chamado de hejab sport. Por ser uma peça única e de tecido com elasticidade facilita a vida das meninas que querem praticar esporte sem o perigo dele sair da cabeça, como na prática da natação por exemplo. Este tipo de hejab é muito usado pelas muçulmanas do sudeste asiático como na Indonésia por exemplo. Não me lembro de ter visto mulheres usando este modelo na Síria. Pode ser usando por baixo de outro hejab para aumentar a segurança no caso de usar aqueles hejabs de tecidos finos que adoram escorregar da cabeças das fias!!

Yalla!


Chador e Khimar

O chador é uma vestimenta utilizadas por muitas mulheres iranianas, iraquianas, egípcias e sauditas. Não vi dessas vestimentas na Síria nem na Turquia. O chador é basicamente uma capa que cobre da cabeça aos pés praticamente, e com um lenço no meio. Parece, eu disse parece, com os hábito usados pelas freiras católicas. Parece com as roupas em que Maria é representada em quadros. Na verdade as muçulmanas usam o véu para imitar Maria. Maria era uma moça que se dava ao respeito por isso recebeu a missão de gerar e cuidar de Jesus.

Já a Khimar é usada pelas mulheres do Yemem e parece uma mistura de burqa com niqab. Acho as vestes mais estranhas de todas usadas pelas muçulmanas. Mais feia até que a burqa na minha humilde opinião.

Yalla


Burca

Burca é uma veste, se  é que se pode chamar de veste um negócio desses. A burqa ficou conhecida pelos brasileiros na época que invadiram o Afeganistão e  aquela repórter da Grobu foi lá e entrou de véu no pais dos talibãs e mostrou a mulheres que eram oprimidas e obrigada a usar isso. As burqas são as roupas que mais escondem uma mulher dos olhares indevidos. Elas são de um tecido que possui uma tela na altura dos olhos para a mulher pode enchergar. Na Síria eu vi um modelo de burqa que consiste em um tecido meio transparente que permite enchegar alguma coisa. Isso me deixou chocada, foi logo nos primeiros dias em solo sírio, estava eu andando pelo Souk Hamadieh e me deparo com uma menina usando uma burqa dessas com uma amiga de cada lado, guiando a mina para ela não tropeçar porque ja estava escurecendo. Vi outras mulheres usando a burqa tradicional lá em Damasco.

Yalla!


Niqab

O niqab é uma veste parecida com uma abaya  e com um  lenço que parece uma toca ninja, onde somente os olhos aparecem. Este modelo eu acho bem bacana e super usaria se fosse muçulmana. O niqab é feito dos mesmos tecidos que em são confeccionadas as abayas e por baixo as meninas usam suas roupas normais.
O niqab é usado pelas mulheres do Golfo Pérsico, Egito, Síria e  até pelas turcas mas são poucas!


Estes são os modelos de vestes e hijabs que eu conheço. Se você conhece outro modelo por favor não deixe de comentar.

Só faltou falar das abayas, mas estas terão um post separado para falar das abayas

Para usar o hejab as meninas costumam prender os cabelos e usar uma espécie de touca que algumas chamam de taquia e colocam por cima dos cabelos. Depois colocam o hejab de sua preferência e utilizam alfinetes e presilhas para enfeitar e evitar que o hejab escorregue.

Para quem tem interesse em saber como usar o hejab ou descobrir novos jeitos de usar, eu sugiro assistir a estes  02 vídeos feitos pela Falestine Zarrouk mais conhecida como  a Fay dos hejabs. Existem outros vídeos no canal dela e quem tiver interesse é só ir lá e assistir!!!


Espero que tenham gostado do post!

Salam Aleikum!!!

You May Also Like

5 comentários.

  1. Salam, Andreia! Super texto! E bem divertido como sempre.
    Saudades de seus comments lá no meu blog, apareça por lá!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico pensando se o cabelo delas não ficam meio mofados ou azedos, já que passam a maior parte do dia com estes véus. Assim mesmo, acho bonito e interessante este costume muçulmano (exceto aqueles véus que comprometem a visão das mulheres).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assalámu alaikum ... acho que posso te responder isso ... não nossos cabelos não ficam mofados, nem azedos. Muçulmanos são limpos,a higiene é muito importante pra nós.

      Excluir
  3. Salam Denise!!!
    Fico feliz que tenha gostado do post, e sempre passo no seu blog !

    Bjus



    ResponderExcluir
  4. Salam Magda!


    Depende, tem lugares onde o clima é mto seco como em Damasco, e a gente não transpira muito pois o corpo retem a agua.
    Agora para quem mora em áreas mais umidas como Brasil, sudeste asiatico deve passar um perrengue.
    Tem que lavar os cabelos e secar muito bem antes de colocar o hejab!

    Bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!