sábado, 7 de julho de 2012

Chá Turco de Maçã

Foto da Internet
Chá Turco de Maçã - Elma Çay

Olá Habibtys !!!

Primeiro queria pedir desculpas pela ausência de posts nestes últimos dias  .... a semana foi pesada, fiz muitas vistorias e ainda tive que acompanhar um acidente com vazamento de oléo mineral de 03 transformadores de energia na beira do Rio Paraíba do Sul, foram 03 dias tendo que acompanhar a retirada do solo contaminado e tal. Mas vou tentar colocar os posts em dia neste final de semana.

Outra coisa  é que eu vou parar de fazer posts sobre  cantores e clips até eu conseguir colocar letra e tradução para todos os vídeos postados aqui no Conexão Oriente. Espero que  pelos menos até o final do mês de Agosto eu consiga fazer o up to date dos posts de música.

Pois bem vamos ao chá de maçã turco. Este chá é o mais consumidos pelos turcos e são oferecidos aos turistas nos hotéis, restaurantes, bares, cafes, lojas de tapete e arguile e em outras centenas de lugares.

O chá de maçã ou elma çay em turco, é docinho, sempre servido quente e é perfeito para acompanhar as sobremesas como a delicia turca ( doce de gelatina colorido ) e a baklva (doce feito com massa folhada, calda de açuçar e recheios deliciosos).

O chá feito da forma tradicional utiliza-se fatias de maça secas, compradas em empórios, mercados mas tem opção de comprar o industrializado em forma de saches, em pó ou em caixinhas tipo longa vida, que você pode trazer para consumir aqui.

O charme está em consumir o chá que é servido em um copinho todo decorado em forma de tulipa, que o simbolo da Turquia ( o logo da Turkish Airlines também é uma tulipa) com um pires também decorado e uma colher.

                                                                       Foto da Internet

Os copos são um detalhe a parte, pois são lindos com suas pinturas feitas  a mão com detalhes dourados, vermelho e outras cores ... dão um toque a mais no seu chazinho de maçã.

Receita 

O modo correto de fazer esse chá é usar as fatias de maçã seca, canela em pau, cravos da Índia e água quente.

Se você encontrar as fatias de maça secas aqui no Brasil, você pode usar cerca de 150g de fatias de maçã seca, 1 canela em pau, 2 cravinhos da Índia e 1 litro e meio de água. Ferva a água  juntamento com os ingredientes por uns 15/20 minutos em uma chaleira, sirva e adoce a gosto.

Se não achar as fatias secas de maça, utilize o bom e velho chá em saquinho ... mas precisa adaptar a receita ... colocando os ingrediente  em uma chaleira  e depois coe e sirva ou então  ferva somente a água e coloque os ingredientes separadamente em cada xícara ou copo e coloque a água sobre eles e mexa bem.


Eu vou tentar fazer as fatias de maças secas em casa e se ficar legal eu posto aqui!

Eu sou suspeita para falar pois sempre gostei de chá de maçã mesmo antes de viajar para Turquia.

Selam !









Reações:

4 comentários:

  1. Andrei voltei de novo no seu blog, eu passei uma semana sem passar por aqui. Tive problemas com a minha conta no google, e além entrou vírus no meu computador.
    Agora estou usando o computador da minha irmã.
    ABRAÇOS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Salam Wanilson !

    Bem-vindo de volta querido !
    Espero que consiga restauras seu pc !!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. E vc sempre matando o povo com essas receitas meu deus rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Pois é esse chá é muito bom e fica melhor ainda comendo junto com um docinho turco !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!