sábado, 23 de junho de 2012

Voe Turkish Airlines

Voe Turkish Airlines 

Olá Habibtys !!!

Bem as férias de Julho estão as portas e nesta época do ano partem muitos grupos e pessoas viajando sozinhas rumo ao Oriende Médio , seja para fazer a muito usada Rota Egito, Israel e Jordânia conhecida como viagem a Terra Santa ou circuítos na Turquia, Emirados e Líbano.

Pensando nisso eu resolvi fazer alguns posts especíais para quem vai embarcar pela primeira vez com destino ao Oriente Médio e tem pouca ou quase nenhuma informação sobre esta fração do globo terrestre.

Sério, tinha muita gente perdida nos voos que fiz do Brasil para Istambul e alguns achavam que na Turquia falava-se  árabe ou que Jerusalém fica perto do mar e outras confusões sobre vestimenta, cuidados com saúde e beleza, o que levar na mala e muitas outras coisas.

E para começar esta série nada melhor do que falar da cia aérea BBB ou seja a boa, bonita e barata, a Turkish Airlines.

Eu já fiz um post falando sobre passagens aéreas para  a  Síria e  a Turkish Airlines claro, estava descrita no post mas nunca falei exclusivamente sobre a empresa turca. Quem desejar ler o post sobre passagens áereas para a terra do meu habibi leia aqui.

A Turkish Airlines é a companhia aérea nacional  da Turquia e foi fundada em 1933 e hoje possui rotas por todo o globo terrestre e conta com cerca de 200 destinos.

A Turkish Airlines foi eleita a melhor companhia aérea da Europa pela Skytrax que classificou a empresa turca como 4 estrelas por possuir o melhor serviço de bordo, por apresentar menos problemas com extravio de bagagem e  entre outras.

A Turkish Airlines começou a operar voos entre São Paulo e Istambul em 2009, eram 3 voos semanais com escala em Dakar no Senegal. Na minha primeira viagem em 2010 pela Turkish eu fiz escala em Dakar mas na segunda em Junho de 2010 o voo foi direto. 

Atualmente são 04 voos semanais partindo sempre 3ª, 4ª, 6ª e Domingos as 23: 15 hs de São Paulo para Istambul e as 10:45hs de Istambul para Guarulhos no verão, porque no inverno os voos partindo de São Paulo saem as 01:25 hs da madrugada. Já viajei nos 02 horários e eu achei melhor viajar as 23:15 hs.

Os voos duram cerca de 12 horas, as vezes chegando a 13 dependendo das condições do tempo, mudanças de rotas. Os voos são bem tranquilos apesar de longos mas as aeronaves são bem confortáveis mesmo na Classe Econômica.

Por falar em Classes de Viagem, na minhas viagens pela Turkish os voos eram realizados por aeronaves A-340 no trecho Guarulhos-Istambul e só dispunha de 02 classes, a econômica e a executiva. Eu fui de econômica nas duas viagens que fiz.

A Turkish Airlines batiza suas aeronaves com nomes de cidades e regiões da Turquia e que me lembre eu viajei nas seguintes aeronaves: Marmara, Adana e Kayseri.

A Turkish Airlines é membro da Star Alliance, a maior  rede de companhias áereas do mundo. Então toda vez que você viaja por uma compahia da Star Alliance você acumula milhas que podem ser usada para emitir um bilhete prêmio em qualquer uma das compahias. No Brasil além da Turkish Airlines temos outras como Tam, Air Canada, Avianca, Air China, Lufthansa, Tap, United, Copa, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss Airlines. Viu quanta vantagem em voar pela Turkish Airlines e outras cias parceiras.

A Experiência de voar pela Turkish Airlines.

Foto da Internet pois não tirei nenhuma durante o check in

Check in

Em 2010 a Turkish disponibilizava cerca de 05 balcões para realizar o despacho de bagagens e emitir o cartão de embarque, eram 04 para a Classe Econômica e 01 para a Business. Hoje pelo que li tem um balcão para quem vai na Confort Class, que não existia quando viajei.

Eu embarquei na época de grande movimento no aeroporto de Guarulhos, pois foi na véspera do Carnaval e também 02 dias antes de começar a Copa do Mundo de 2010. Então a fila do Check In estava grande e demorou um pouco e fiquei cerca de 30/40 minutos na fila e olha que eu tinha chegado cedo no aeroporto então fui pra fila assim que o balcão abriu.

Embarque


Como sempre chego bem cedo ao aeroporto faço o check in assim que o bacão da Turkish abre, e assim que despacho a bagagem  faço as coisas com mais tempo, como fazer um lanche, trocar dinheiro e claro ir para a fila da imigração e raio-x que sempre são demoradas e vou para área de embarque esperar pelo meu voo.

Os voos partem no horário previsto e o embarque é relativamente rápido e os comissários são educados e gentis mas eu acho que falta uma simpatia. Alguns passageiros que não falam inglês tem uma certa dificuldade em achar seus lugares e até mesmo como colocar o bagagem no compartimento, colocar os cintos e eu percebi nos voos em que estava uma certa impaciência e até mesmo uma  má vontade dos comissários com os passageiros  que não falam a língua do Tio Sam. Eu acho que Turkish deveria dispor de pelo menos um comissário falante de língua portuguesa em seus voos na rota São Paulo - Istambul. Eu particularmente não tive nenhum problema com a tripulação, fui atendida em tudo que pedi mas eu achei o que uma comissária fez com um senhor,  foi uma falta de educação e cortesia tremenda para uma companhia que foi eleita por apresentar o melhor serviço de bordo. Serviço de bordo excelente não é só a comida em si, mas ai entra também a maneira como o comissário se dirige ao passageiro, com cordialidade e respeito.  O que aquela turca grossa fez foi grotesco ...

     Foto que tirei no voo Istambul- São Paulo

Conforto a bordo: As aeronaves e as classes de serviços

Os voos que fiz  entre São Paulo-Istambul-São Paulo foram feitas por aeronaves A340-300 e os voos Istambul-Damasco-Istambul foram feitas em aeronaves A320-200. As aeronaves eram novas, limpas e confortáveis para a classe de serviços que eu viajei.

Os voos feitos em aeronaves A340-300 eram divididos em duas classes de serviços: a Business e a Econômica. Com capacidade para 270 passageiros.

ER com 03 classes de serviços: Business, Confort e Economy. Esta aeronave comporta cerca de  334 passageiros segundo informações contidas no site da Turkish Airlines.

Eu gostei muito do catering servido na economy class, foram 3 refeições generosas, com pelos menos duas opções de pratos quentes, mais saladas, sobremesas e bebidas com ou sem álcool. Foi entregue aos passageiros da Classe Econômica, uma necessaire contendo lip balm, protetor auricular, um par de meias, mascara para os olhos,  mini escova de dentes, mini pasta de dente e também um fone de ouvidos para poder usar naquela telinha que vem na costas de cada poltrona. Cada monitor daquele permite ao passageiros assistir filmes, seriados, desenhos, ver as imagens das câmeras instaladas na parte externa da aeronave, ouvir musicas ... tinha um canal do Tarkan e até joguinhos tem.

Na parte final do avião tem uma mesinha com sanduíches, muffins, água e sucos para você pegar e matar a fome de guloseimas que dá no meio da viagem.

Os banheiros no final da viagem já estavam bem  complicados de usar pois as pessoas jogam papel do chão e desconfiam até que erraram o alvo durante alguma turbulência e urinaram no chão de um dos banheiros. Esse problema não existiu quando o voo fazia escala em Dakar e o pessoal do aeroporto fazia uma limpezinha nos banheiros. Mas nos voos diretos o negócio ficou complicado e a tripulação deveria ter feito uma limpeza pelo menos superficial, afinal aeromoça não é só para servir cafezinho né?!!


 Amostra do que servido nos voos da Turkish - Foto da internet

A qualidade dos alimentos servidos pela Turkish é de primeira, os talheres são de metal, toalhas umedecidas para limpar as mãos, variedades de sucos, refrigerantes  além de vinhos e cervejas turcas e  importadas também. Eu experimentei um vinho tinto muito gostoso na minha viagem de volta ao Brasil.

Estou muito curiosa para conhecer a Confort Class e não vejo a hora de viajar para  Arábias de novo e experimentar a nova classe da THY.

Pelo que li o serviço da Confort Class é excelente e as poltronas bem confortáveis e com um bom espaço para as pernas e que  as refeições são ótimas e que possui 04 banheiros exclusivos !!!

Desembarque

Foto que tirei durante o desembarque do voo Damasco-Istambul

O desembarque é bem tranquilo e fácil  ...  basta seguir as placas informativas que existem ao longo do corredor que liga os fingers as áreas de imigração e conexão. Leia meu post sobre o aeroporto aqui .

A filas da imigração no Aeroporto Ataturk embora sejam grandes não se perde muito tempo para receber o visto que tem validade de 90 dias.

Para quem está em conexão também é bem fácil e sugiro ler o post sobre o Ataturk  o link está no parágrafo acima.

Foto da aeronave que voei na minha ultima viagem ao Oriente Médio

A minha experiência de voar pela Turkish Airlimes foi excelente, a empresa ofereceu um viagem boa, com boa comida e com opções de entreternimento. Mas acho que a tripulação precisa ter pelo menos um membro que seja falante de língua portuguesa para os trechos São Paulo-Istambul-São Paulo pois pelo menos nas vezes que eu viajei a maioria do passageiros eram brasileiros e uma atenção também na conservação dos banheiros .... pois ficarão bem sujinhos depois 12, 13 horas de voo.

Com certeza a Turkish sempre minha melhor escolha para viajar para o Oriente Médio pois o preço é justo e a qualidade muito boa e só precisa melhorar um pouquinho.

Eu nota 9.0 para Turkish Airlines e recomendo para quem vai fazer uma viagem ao Oriente Médio, Asia ou Leste Europeu poi é com certeza a melhor companhia a voar com preços mais acessíveis.

A parte que eu mais gosto é quando estamos sobrevoando o Deserto do Saara e também quando estamos chegando na Turquia, são lindas paisagens.

Olha as fotos das paisagens que eu falei acima






Revendo estas fotos me deu uma saudade e vontade imensa de viajar de novo e ouvir aquela musiquinha bem tradicional turca quando o avião pouso em Istambul.

Na época que eu viajei as informações dadas pelo comandante eram sempre em inglês e turco durante o voo, mas na decolagem e pouso eram dadas informações em português (gravadas), quando houve um problema na aeronave durante a escala em Dakar as informações foram em inglês somente.

Pra quem deseja ter uma ideia segue aqui video simulador dos voos São Paulo - Istambul e Istambul-São Paulo. Os vídeos ajudam a entrar no clima de viagem  .... que saudade !!!








 Espero que tenham gostado do post e deixem seus comentário !!!

Salam


Reações:

6 comentários:

  1. Salam Andréia,
    Estou de volta e de férias, fiquei tanto tempo longe mas pelo menos tirei 8,0 em Geometria. Agr que estou de férias e não vou viajar (infelizmente) vou ficar aqui por mais tempo.
    Bjs e Abraços

    ResponderExcluir
  2. Salam Báàh

    Que bom que está de volta habiba !
    Senti sua falta aqui !!
    Férias é sempre bom e estou feliz pq recuperou suas notas ... nossa matemativa é uó mesmo.
    Aproveite as férias !!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Chiqui essa voo da turkish airlines, o meu sonho é conhecer a Turquia Andreia.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei voar pela Turkish Airlines e também quero voltar a Turquia !

    Bauce

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito da comfort class, um preço acessivel e poltronas espaçosas, eu fico agoniada em lugar apertado, preço melhor que emirates e qatar airways, melhor custo beneficio. realmente os comissarios nao falam portugues, estranho isso. Tambem não há atrasos.

    ResponderExcluir
  6. Salam Samia !


    Ainda não voei de confort class ... quem sabe na proxima! E o que achou dos comissários? Acho o pessoal da cabine crew muito mau-humorados !

    Bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!