Cortinas Árabes

Cortinas Árabes

Olá Habibas !

Hoje quero falar de algo que adoro! Sim eu sou apaixonada por cortinas árabes, que são aquelas todas elaboradas, cheias de detalhes  e geralmente confeccionadas em belos tecidos.

A minha  mãe nunca gostou muito destas coisas de cortinas, tapetes, almofadas. Sempre achou que usar isso em casa dava poeira e traballho para limpar, sem falar da chata da minha irmã que a alérgica a tudo !

 Então essas coisas aqui em casa só na época das festas de fim de ano, só para as visitas verem ! Mas por um milagre, essa semana minha mãe colocou uma cortina na sala.

Eu  adoro essas coisas, de casa enfeitada ... sei lá eu acho que cortinas, tapetes e etc ... deixam a casa mais bonita e aconchegante.

Na minha opinião não existe desing  de cortinas mais bonitas do que as arabian style. Nossa eu lembro lá da casa dos país do meu namorado, das cortinas lindas, do estofado maravilhoso dos sofás ... nossa pena que não tenha uma foto da casa deles em Damasco.

Nossa todo lugar que eu visitava ficava encantada com a beleza daquelas cortinas maravilhosas, com acabamento perfeito, as cores bem tipo sou das Arabias ... bem palácio das mil e uma noites !!!

                                  Foto da Internet - Típica decoração de uma casa síria

Eu notei que mesmo as casas mais simples tinham cortinas bonitas, eu estava sempre no distrito de Jaramana, próximo a Damasco, que é um lugar mais humilde, onde moram refugiados iraquianos e palestinos. Mesmo naqueles prédios simples, sem acabamento nas fachadas, eu observava as belas cortinas enfeitadando a paisagem bege dos edifícios de Jaramana.

Nos hotéis e restaurantes mais chiques, as cortinas mais pareciam obras de arte. Cortinas com várias camadas de tecidos nobres davam um toque mais luxuosa ao local.

Eu já confessei que não sou uma boa fotógrafa mas vamos dar uma olhadinha nos clicks que eu fiz em algumas das cortinas que eu vi em Damasco.

                                  Cortina do Quarto que fiquei hospedada no Omayad Hotel

                             Cortina do Restaurante do Hotel Dedeman - Jantar Valentines Day

                                              Detalhe da Cortina do Omayad Hotel

 
                                  Cortina do meu quarto no Al Shahbandar Hotel


                          Ops ... até a cortina do banheiro era fofinha !

Eu acho o estilo de cortinas sírias as mais bonitas do Oriente Médio e por falar nisso a Síria exporta muita cortina !!! As melhoras fábricas ficam lá nas Terras de Sham.

As mais conhecidas são: Ali-Baba, Al Saadi, Kassabtex  entre outras. Oro  muito para que as coisas na Síria melhorem e a vida das pessoas voltem ao normal, e eu que possa ir fazer minhas compras para as coisas da minha casa, pois além de ser muito mais barato do que no Brasil ainda são exclusivas !!!

Bem eu acho que é tudo !

Salam

You May Also Like

6 comentários.

  1. Salam Andréia,
    ahh eu adoro cortinas, almofadas, tapetes e toda parafernália de decoração. Eu tenho uma cortina parecida com a do Omayad Hotel, bem parecida mesmo só muda a cor que é rosa, mas tem um tempão que eu não uso ela por causa da minha irmã que é alérgica e por causa da minha cadela que adora fazer xixi em tudo que ela vê.
    Beijos e abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Salam Báàh !!!

    Eu adoro cortinas, tapetes e almofadas .... mas minha mãe não gosta, minha irmã é alérgica e minha coelha estraga tudo mordendo e arranhando

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. eu tambem adoro essa decoração, lustres, sofas enormes, alias acho que essa coisa de cama king veio de la, pois quando visitei um home center nas arabias, fiquei chocada, todos os moveis são muito grandes, eu me senti miniatura, proporcionais ao tamanho das familias e dos exageros tipicos. paredes e tetos com gessos, nao akeles simples do brasil, tudo cheio de detalhes. ate na cozinha os armarios nao sao normais. ah, eu acho legal!!!Parabens a dona do blog pois vc interage com seus visitantes, alguns por ai ignoram totalmente as perguntas e comentarios, não entro mais.

    ResponderExcluir
  4. Salam Samia!

    Gosto muito do estilo dos árabes em decorar suas casas, até mesmo as mais simples.
    Deve ter sido mesmo inventada na Arabia Saudita, parece cama de sultões, tipo do SultanAhmed , la no palicio dele que tem uma cama bem grande, que cabia parte do harem dele lá.
    Os sauditas parecem ter bom gosto na hora de decorar, conversando com alguns sauiditas pela webcam, eu já vi esse teto rebaixado de gesso, tipo super bem trabalhado.
    Obrigada pelos elogios e o objeto do blog é divulgar a cultura do oriende médio e trocar experiencia com os leitores e amigos do blog!

    Bause

    ResponderExcluir
  5. Realmente Andreia... sobre esse tipo de decoração de alguns países árabes,O Estilo é classico e pode se passar 300 anos que a mobília estará bonito e agradavel aos olhos dos mais criticos observadores!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sara!

    É por isso que eu gosto tanto de estilo de decoração árabe. Nunca fica fora de moda!

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!