Receita Síria - Hommus

Receita Síria - Hommus

O Hommus é uma receita de origem síria mas precisamente da cidade de Homs mas muitos pensam que a receita seja libanesa ou egípcia mas não é !!!!

O Hommus é delicioso e eu adoro o modo como os sírios consomem esta delicia. Eles cortam com as mãos um pedaço de pão árabe e coloca um porção de carne que pode ser frango, carneiro ou bovina, enrola como um charutinho e mergulha na tigela com Hommus e manda pra dentro!!! Nossa é uma delicia !!!

O Hommus é uma pasta de grão de bico temperada com tahine (pasta de gergelim) e outros temperos.

Tem uma receita que eu peguei da internet que faço e  dá super certo.

Ingredientes:

1 - Pacote de 500 gramas de grão de bico
2 - 100 ml de tahine (a venda em empórios árabes, grandes supermercados)
3 - 2 dentes de alho
4 - 2 colheres de óleo de soja ou milho
5 - Sal a gosto
6 - Suco de meio limão
7 - Azeite extra-virgem a gosto

Preparo

* Deixar os grãos de molho em água da noite para o dia ou pelos menos 10 horas e troque a água pelo menos umas duas vezes.
*  Despeje a água fora e coloque os grãos em uma panela de pressão e coloque agua ate que cubra os grãos e acrescente um pouco de sal e cozinhe por cerca de 35 minutos.
* Após o cozimento coloque os grãos em um processador ou liquidificador e acrescente uns 300 ml da água do cozimento, o sal a gosto, o suco de meio limão , os dentes de alho, o óleo de soja, o tahine e bata até formar uma massa homegênea na cor bege e se precisar acrescente mais um pouco de água do cozimento.
* Transfira o hommus para uma tigela ou prato, faça um "buraco" no meio formando tipo um pudim (como na foto) e regue bastante azeite extra virgem por cima e sirva com pão sírio e pedaços pequenos de carne ou frango.

Obs: Algumas pessoas utilizam o grão de bico em caixinha que já vem cozido mas eu nunca experimentei fazer deste modo, então não posso dizer se fica igual a receita tradicional.

Espero que gostem deste post delicioso.


Salam




You May Also Like

0 comentários.

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!