Aeroporto Internacional de Istambul - Ataturk



Aeroporto Internacional de Istambul - Ataturk

O aeroporto Internacional de Istambul-Ataturk é um aeroporto lindíssimo, amplo, moderno e organizado. O aeroporto fica localizado na parte européia de Istambul no bairro de Yeşilköy e foi inaugurado em 1924. O aeroporto leva o nome do homem que transformou a Turquia em uma república e modernizou o país, Mustafa Kemal Ataturk, e o país  antes era o centro do antigo império Otamano que caiu no século passado.


O aeroporto passou por reformas e ampliações e se tornou moderno, eficiente e muito organizado pois você não fica perdido pois ele é bem sinalizado e mesmo quem não fala inglês consegue se virar numa boa.

O aeroporto fica  na costa do mar Egeu e quando se decola ou faz aterrizagem, é um belo visual lá de cima, ver aquele mar azul turquesa com os barquinhos lá em baixo é muito legal e só de lembrar da até uma dorzinha no coração de saudades da Turquia.

O aeroporto possui 3 terminais sendo 1 internacional, 1 doméstico e um outro para carga. O terminal internacional é enorme, bem maior que o de Guarulhos, que é o maior do Brasil e bem mais limpo, bonito e organizado que o de Guarulhos. Só uma coisa eles tem em comum, os dois são caros para chuchu, qualquer coisa besta que se coma no Ataturk não sai por menos de 10 euros, mas também são aceitos dólares e claro a lira turca.

O aeroporto  possui linha de metrô que  te leva para o centro e para a parte turística da cidade como o bairro Sultanahmed, onde ficam as principais atrações de Istambul como a Mesquita Azul e a Haya Sofia. Mas eu não usei então não tem como falar da qualidade do serviço.

O aeroporto possui um hotel bacana que fica no embarque internacional e embora seja caro  é uma opção  se você tiver grana sobrando, vale a pena se hospedar no intervalo de seu vôo para tomar um banho, descansar e comer alguma coisa, já que a viagem de volta ao Brasil é longa.

O Aeroporto é bem movimentado e partem vôos o dia inteiro para todos os cantos do mundo e a Turkish Airlines possui muitas rotas  então o aeroporto serve de base de conexão para os vôo da Turkish pelo globo.

O aeroporto possui um imenso Duty Free com preços bem legais e melhor ninguém fica te azucrinando como no de Guarulhos e você pode olhar a vontade os produtos pelas imensas lojas e depois se não quiser levar nada ninguém vai te olhar com cara feia.

Eu tenho uma paixão pelo aeroporto de Istambul pois foi lá onde eu pisei pela primeira fora do Brasil e como eu gosto muito da Turquia e ainda me lembro da minha primeira viagem quando eu aguardava minha conexão para Damasco, estava um frio imenso do lado de fora e eu lá toda acuada pois estava sozinha em um pais estranho e não via a hora de chegar na Síria e ver gente conhecida. Ali foi meu primeiro choque cultural no Oriente Médio pois eu era uma das poucas ocidentais naquela sala de embarque e me sentia um pouco temerosa com tanta gente de hejab perto de mim e eu la toda encolhida até que o Assad , um iraquiano que cismou comigo veio puxar assunto.

Como minha primeira viagem internacional foi para um lugar tão distante e exótico e além disso também era minha primeira viagem de avião e embora eu fale inglês muito bem eu tinha um medo extremo de me perder no aeroporto, perder o vôo ou pior entrar em um avião errado e ir para lá no Afeganistão !!!! Então vou fazer meio que um tutorial de como se locomover no Ataturk.

Então Vamos Lá !!!

Desembarque


Quando você sair do avião seja pelo finger (tubão)  você sairá direto em um corredor gigantesco (foto que tirei na volta) e é só seguir as placas escritas passaport control (imigração) ou se desembarcar no pátio e chegar no terminal de busão que te  deixará na porta que dá acesso ao corredor, dai é só seguir como para quem chega pelos fingers.

Conforme você for caminhado chegará em uma parte que tem esteiras e  é só subir que ela vai te levando e você não se cansa porque a caminhada é de quase 10 minutos dependendo de qual posição você desembarcou, mais longe ou mais perto da imigração.


Quando você chegar no final do corredor, terá duas opções: se estiver em conexão voce verá um balcão com funcionarios que irão checar sua passagem e te liberar para subir a escada e ir paro o setor de conexão e se seu destino for a Turquia ou se voce tiver comprado passagem separada para seu destino como eu fiz na segunda viagem voce terá que passar pela imigração, pegar bagagem , fazer check in, imigração de novo e ir para o setor de conexão e seu destino for a Turquia mesmo depois da imigração e bagagem você estará liberado para ir conhecer a bela Istambul ou se for pra outra parte da Turquia é só se dirigir para o embarque nacional.

Imigração     

                 foto que eu tirei meio de longe porque não pode tirar foto lá.


Se voce estiver em conexão não tem erro é só seguir pela esteira até o final, onde você verá um balcão para pagar para pagar pelo visto (brasileiros não precisam pagar é só entrar na fila imigração nos balcões para estrangeiros/foreings) as filas para imigração e no canto o balcão de conferência de cartão de embarque para você ir para embarque internacional.

A passagem pela imigração é tranquila e dificilmente te perguntam alguma coisa ou em alguns casos o policial da imigração seja  a cara do Tarkan (cantor turco bonitão) e começa a te dar mole e xavecar daí se você for solteira, aproveita pois os turcos são bem bonitões.

Embarque Internacional


No setor internacional  se você estiver em conexão, subirá pela escada e sairá  próximo as salas de embarque e para ir para a parte comercial, onde ficam a praça de alimentação, Duty Free e Hotel é só seguir as placas ou então as esteiras que não tem erro.

O Hotel fica em um cantinho logo após o setor de imigração e também as lojas e lanchonetes que fica nesse cantinho do terminal.




Do meio onde fica o controle de passaporte até o outro canto extremo temos o Duty Free, os Restaurantes, lanchonetes, banheiros, mesquita, posto médico, casa de cambio, telefones e lugares para sentar.








Salas de Embarque

Bem mais confortáveis que as do aeroporto de Guarulhos e com uma vista mais ampla do aeroporto, vale a pena sentar e ficar assistindo as aeronaves chegando e partindo enquanto seu vôo não sai.







Bem eu espero que este post possa ser útil a alguém que esteja de viagem marcada para Turquia ou que vá fazer somente uma conexão.

Quem quiser pode acessar o site do aeroporto, que  está bem legal clique aqui e alguma coisa que eu possa ter esquecido de colocar no post vocês poderão encontrar lá.

Diexem seus comentários !!!!


Selam

You May Also Like

50 comentários.

  1. Na verdade so queria um maior esclarecimento a respeito do procedimento para conexão, pois terei que ficar 10 horas aguardando conexão para dublin, minha duvida é se terei que passar pela imigração turca, existe alguma burocracia para esse procedimento de conexão que não seja a conferencia de passagem e passaporte? pois vou precisar ficar 10 horas aguardando conexão, sei la, tipo eu precisar de algum visto provisorio ou algo semelhante? grato...

    ResponderExcluir
  2. Salam Rafaeli !

    Olha vc não especificou com cia aérea vc vair voar! Se for pela Turkish Airlines e o intervalo na conexão for 10 horas, vc pode ter direito a um hotel para passar a noite e alimentação, mas isso se não tiver outro voo antes para seu destino que é Dublin. Se vai voar por cia aérea então vc pode sair e dormir em hotel da cidade ou mesmo no aeroporto.
    Em voos de conexão não precisa de passar pela imigração mas tem precisa apresentar seu passaporte e cartão de embarque do próximo voo e mesmo para quem passar pela imigração turca não existe problema para quem possui passaporte brasileiro, pois eles carimbam o passaporte sem nem olhar muito na nossa cara.
    Não precisa de visto para quem esta em conexão, ah não ser que vc tenha comprado passagens separadas ai sim terá que passar pela imigração.
    Se a sua passagem for brasilxdublin com conexão em istambul, fique tranquilo pois não vai ter problemas, mas ficar 10 horas é meio cansativo .... ficava 5 horas esperando conexão e achava cansativo, se vc esta indo pela turkish telefona para o escritorio para saber se tem direito a hospedagem cortesia, pois o voo da turkish partindo de sao paulo, chega em istambul por volta das 18:00 hs depois de ter voado 12 horas direto.
    Espero ter respondido as suas dúvidas !

    Bauce

    ResponderExcluir
  3. Andreia, Muito obrigado... suas informações foram extremamente uteis, me ajudou muito, e sobre a companhia é a turkish airlines sim, e minha passagem é são pauloXdublin... assim vou verificar sobre esta hospedagem..., pois a passagem fala exatamente de 9h55min de espera por conexão, mas se caso a turkish não disponibilizar essa "cortesia", pois como você observou, e apesar da minha total inexperiência em voos internacionais, creio que isso deve ser responsabilidade deles, você tem ideia de quanto seria o valor de um pernoite nesse hotel que existe dentro do aeroporto? Grato...

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafaeli!

    Fico feliz em saber que o blog te ajudou de alguma forma, pois esse é nosso objetivo!
    Minha primeira viagem internacional também foi feita pela Turkish Airlines eu estava indo para a Síria e Turquia.
    Não tem mistérios, o aeroporto é bem sinalizado, basta seguir as placas que vc chegará no balcão de conexão e apresenta seu cartão de embarque e passaporte e eles te mandou subir uma escada que te levará até o terminal de embarque internacional.
    O Hotel do aeroporto pode ser acessado pela area de embarque ao lado da Starbuck e Mavi (até a ultima viagem era assim) facil de achar e verá o logo da Turkish.
    Os valores vc pode ver no site do aeroporto http://www.ataturkairport.com/en-EN/shoppingdinning/Pages/AirportHotel.aspx.
    Se tiver direito a hospedagem cortesia, vc terá que passar pela imigração e ir para o hotel fornecido pela turkish, mas lembre que o aeroporto ´´e um pouquinho longe da aerea central de Istambul, e vc tera que voltar para o aeroporto pelo menos umas 3 horas antes do voo, pois tera que passar pelo detector de metais antes de entrar no aeroporto, fazer check in e passar pela imigração, raio x antes de entrar na sala de embarque.
    No voo de volta para o Brasil eu me enrolei e quase perdi o voo, cheguei lá na ultima chamada.
    o site da turkish no brasil com os telefones é www.flyturkish.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréia... Estava pesquisando a ideia de passar a noite no aeroporto de Istambul e encontrei seu post. Me ajudou bastante, mas ainda tenho dúvidas. O voo que pretendo ir é pela Turkish Airlines para Oslo. A conexão será neste aeroporto por 11h. Estou acostumada com conexões longas, mas nunca peguei uma conexão na madrugada. E fiquei com muito medo de permanecer no aeroporto na madrugada. Chegarei por volta das 21:30 e o voo será por volta das 8:30 da manhã do dia seguinte. Li que talvez eu tenha direito ao pernoite no hotel, mas fiquei perdida no site da cia aérea. Poderia me ajudar nisso? Onde encontro essas informações sobre cortesia de dormir em hotel? Tentei acessar esse link que vc passou do hotel, mas está inválido. Desde já agradeço! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andréia... Estava pesquisando a ideia de passar a noite no aeroporto de Istambul e encontrei seu post. Me ajudou bastante, mas ainda tenho dúvidas. O voo que pretendo ir é pela Turkish Airlines para Oslo. A conexão será neste aeroporto por 11h. Estou acostumada com conexões longas, mas nunca peguei uma conexão na madrugada. E fiquei com muito medo de permanecer no aeroporto na madrugada. Chegarei por volta das 21:30 e o voo será por volta das 8:30 da manhã do dia seguinte. Li que talvez eu tenha direito ao pernoite no hotel, mas fiquei perdida no site da cia aérea. Poderia me ajudar nisso? Onde encontro essas informações sobre cortesia de dormir em hotel? Tentei acessar esse link que vc passou do hotel, mas está inválido. Desde já agradeço! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andréia... Estava pesquisando a ideia de passar a noite no aeroporto de Istambul e encontrei seu post. Me ajudou bastante, mas ainda tenho dúvidas. O voo que pretendo ir é pela Turkish Airlines para Oslo. A conexão será neste aeroporto por 11h. Estou acostumada com conexões longas, mas nunca peguei uma conexão na madrugada. E fiquei com muito medo de permanecer no aeroporto na madrugada. Chegarei por volta das 21:30 e o voo será por volta das 8:30 da manhã do dia seguinte. Li que talvez eu tenha direito ao pernoite no hotel, mas fiquei perdida no site da cia aérea. Poderia me ajudar nisso? Onde encontro essas informações sobre cortesia de dormir em hotel? Tentei acessar esse link que vc passou do hotel, mas está inválido. Desde já agradeço! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Keila!

    Bem quando eu preciso entrar em contato com a Turkish Airlines, eu uso o site brasileiro www.flyturkish.com.br e lá vc entra em contato por email que eles respondem. Se vc mora em São Paulo capital ou em cidades proximas vc pode ir no escritório da empresa para verificar como reserva sua pernoite em Istambul. O aeroporto é movimentado dia e noite, sem perigos já cheguei lá madrugada e não tive problemas. No aeroporto também tem hotel!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Andréia!

    Adorei sua pagina, super detalhada, as fotos, está me ajudando muito, estou indo para Dublin também assim como Rafaeli e vou ficar mais de 9h aguardando a conexão e vou esperar no aeroporto mesmo, liguei para Turkish (como vc indicou)e somente a partir de 10hs de espera que a empresa oferece hospedagem cortesia, então o jeito é ficar no aeroporto mesmo.
    Como nunca viagei, tenho uma dúvida acho que meio boba mas se vc puder me ajudar, quando eu descer em Istambul tenho que pegar minha mala ou ela já vai direto para meu destino final, você sabe me dizer?

    Muito Obrigada
    Bjs
    Claudia
    caussilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Caussilva!

    Não fique com medo flor! O aeroporto é bem movimentado dia e noite! Se passagem que vc comprou for tipo saopaulo-dublin-saopaulo nem precisa se preocupar.
    Na hora do check in no brasil, eles irão te entregar 2 cartões de embarque, um para o voo brasil e istambul e outro istambul para dublin.
    Não tem erro. Quando descer em Istambul, siga as placas de Passapor Controll e Transit Passengers. Quando cehar na área da imigração, voce verá que tem um balcão para transito onde um funcionário confere o seu cartão de embarque e te indicara uma escada. Suba e vc já estara na area de embarque internacional. Lá tem um Free Shop bacana, praça de alimentação para vc passar as horas antes de embarcar de novo!nÃO tem erro!

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  11. Oi Andreia! Tudo bem?
    Estou indo pra Munique e o voo SPxMunique tem conexão em Istambul.
    Pensei em pegar a ultima conexão e aproveitar o dia pra conhecer a cidade.
    Eu posso sair do aeroporto enquanto espero meu voo?!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Oi Andreia, tudo bem?
    Estou indo pra Munique e o voo SPxMunique faz conexão em Istambul.
    Eu posso sair do aeroporto pra conhecer a cidade enquanto espero meu voo?!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá Barbara tudo bem?

    Depende do tempo de sua conexão. Se sua conexão for menor que 8 horas não recomendo a sua saída do aeroporto. Pois do Aeroporto Ataturk até as atrações turisticas em Istambul ficam a pelos menos 30 minutos de distancia quando o transito não está muito engarrafado. Voce pode usar o metro e tramway. Mas nos horarios de pico eles também ficam cheios. A não ser que voce combine um city tour com um taxista so para vc ter uma ideia de como é a cidade. Mas combine o preço antes, pois tem muitas taxistas golpistas em Istambul.
    Lembrando que se voce for sair do aeropórto e sua conexão for de 06 horas por exemplo voce irá gastar pelos menos uma hora e meia entre passar pela imigração, procura a área de desembarque onde ficam taxistas e agencias de viagem e contratar um city tour e chegar na parte turistica. Das 6 horas vc teria 2 horas para passear meia hora para voltar e 02 horas para passar pelo primeiro detector de metais na entrada do aeroporto, ir para fila de imigração, passar outra vez pelo detector de metais, procurar seu portão de embarque e aguardar o momento de embarcar!

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  14. Oi Andréia, tudo bem?

    Primeiro, seu blog salvou minha vida! rs

    Já me sanou várias duvidas, ajudou muito!

    Mas ainda me restam algumas duvidas:

    Eu vou para Kiev pela Turkish e tenho uma conexão em Istambul, com 10 horas de duração. Já liguei pra Turkish e eles vão me liberar o hotel, porém não me falaram qual hotel. Será que esse hotel que eles liberam de cortesia é esse do aeroporto?

    Para conexões então eu devo procurar pela placa Transit Passenger? Mesmo ficando no hotel?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Que estranho, não recebi =(

    Você poderia mandar novamente? Pode ser no nicolas.seven@gmail.com

    ResponderExcluir

  16. Para Nicolas Peres



    Abr 11 em 12:06 PM






    Olá Nicolas!



    Bom, acredito eu que no momento do seu embarque aqui no Brasil eles devem ter dar o voucher ou por email para vc apresentar lá então lá no desembarque em Istambul. Quando pousar em Istambul procure pelo balcão de transito na área de desembarque. Assim que descer siga as placas Transit Passenger e Passport Controll, a sua esquerda verá um balcão de informações, apresente o voucher impresso ou o email junto com o cartão de embarque do 2º voo. Eles irão de direcionar para o local certo para saber qual hotel irá ficar e sobre o transporte, depois siga para a Imigração e pegue o visto, siga para a area de esteiras de bagagem e depois a saida. Lá deve ficar os funcionarios do transfer geralmente com a placa do nome do hotel. Deve ficar em um dos hoteis proximo ao aeroporto.



    Boa sorte e boa viagem !!!



    Abraços




    Em Quinta-feira, 10 de Abril de 2014 13:46, Nicolas Peres escreveu:




    ResponderExcluir
  17. Obrigado!

    Mas meu voo é de conexão, porém como eu vou ter que sair do aeroporto, terei que pagar o visto?

    ResponderExcluir
  18. Nicolas, para quem possui passaporte brasileiro não precisa visto para entrar na Turquia. O visto é concedido na hora e não tem custos! Para viagem de até 90 dias a turismo o visto é de graça e emitido na hora, la no aeroporto turco.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado! Salvou minha vida... hehehehe

    Parabéns pelo blog, muito interessante!

    ResponderExcluir
  20. Olá Nicolas

    Ok obrigada e faça uma boa viagem e espero que goste de Istambul!

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá Andréia! Seu blog é realmente fantástico! Acabei de comprar minha passagem para Dublin, e assim como o pessoal acima, vou passar 9hrs esperando a conexão em Istambul... Será que é muito perigoso sair do aeroporto e passear pelo centro da cidade? Tirar algumas fotos, comer alguma coisa... Enfim... Qual seria a melhor forma de se chegar lá? transporte público mesmo? O que vc acha? Muito obrigada pelas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Joyce!
    Perigoso não é! Mas precisa ficar atenta ao tempo. O aeroporto fica um pouco longe da parte turistica que fica em Sultanahmet. Tem que cronometrar todo o passeio. Vamos lá: Entre vc descer da aeronave, chegar na área de imigração, passar pela fila da imigração e se não tiver que pegar bagagem vai levar uns 40 minutos. Vc pode optar por ir de taxi, de metro, ou contratar um city tour. Mas lembre que vc precisa estar de volta pelo menos 2 horas antes do voo, pois para entrar no aeroporto vc vai passar pelo detector de metais, imigração, detector de metais e raio-x de novo e achar seu portão de embarque. Se for de taxi melhor contratar no aeroporto um citytour com preço ja combinado pois os taxistas de Istambul são muito desonestos e vão te enrolar e cobrar o triplo de uma corrida normal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Andréia, estou viajando para Atenas com conexão em Istambul. O voo de Istambul para atenas é de outra companhia, assim tenho que pegar as malas para fazer o check. Em 3 horas de intervalo é suficiente para os procedimentos? Chegada em Istambul 16:20 e saída para Atenas19:20hs, tenho uma opção para as 22:00hs, pois ainda não comprei este trecho.
    waldomiro.pinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Waldomiro!

    Eu já voei de forma semelhante, tinha comprado os bilhetes separados mas ambos pela Turkish Airlines para Damasco na Síria. O procedimento leva em média 1 hora a 1 hora e meia. Vce terá que desembarcar, chegar na imigração e aguardar na fila por uns 15 a 20 minutos, pegar o visto, ir pro setor de bagagem e pega suas malas e ir em direção ao saguão de desembarque, não saia do terminal, vc verá uma multidão esperando os passegeiros, ignore e siga em direção ao balcao de informações de onde voce vai observar que existe uma escoda rolante no final do saguão, suba as escadas e vc sairá no setor de check-in das cias aereas, procure a sua, despache as bagagens, vá pra fila de imigração e raio-x e já estará no terminal de embarque internacional, procure seu portão e boa viagem!

    ResponderExcluir
  25. Oi Andreia, tudo bem?

    Muito obrigado pelas dicas, foram de extrema importância. Deu tudo certo!

    E o hotel que a Turkish pagou, foi o Double Tree by Hilton, 5 estrelas, excelente!

    ResponderExcluir
  26. Olá Nicolas!

    Fez boa viagem? Fico muito feliz em receber seu comentário e saber que o blog te ajudou!
    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  27. ola tudo bem, provavelmente eu tenha q fazer uma conexao moscow - istambul e dpois istambul - sao paulo, mas bilhetes comprados separadamente, intervalo de 1h30 de conexao. Como é pela mesma cia aerea turkish, existe possibilidade de na hora do check in em moscow, eles ja emitirem o bilhete para sao paulo e despacharem a bagagem direto pra la?

    ResponderExcluir
  28. OLa Casal!
    Já voei para Damascus pela Turkish Airlines com passagens separadas. No check-in no Brasil eles emitiram o bilhete só no trecho saopaulo- istambul e eu tive que fzer imigração, check in novamente e imigração de novo e pegar o segundo voo para Damasco. Na volta durante o check-in na Síria foram emitidos dois bilhetes para os trechos damascus-isntabul e istanbul-saopaulo. Depende da boa vontade do pessoal do check-in !

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde conexão Oriente,
    Eu tenho um voo de volta Istambul para São paulo que sai as 19:05,pela emirates eu comprei um voo de Ancara para Istambul , pela turkish , que chega em Istambul as 17:05, já terei feito o check in online para o voo para São Paulo, porem como são voos diferentes terei que retirar e embarcar as malss novamente , será que o tramite de desembaque e despacho das malas é pouco tempo e corro o risco de nao conseguir despachar as malas a tempo?

    ResponderExcluir
  30. Olá Thiago!
    O tempo entre o desembarque e os procedimentos para o próximo voo é bem curto.
    Dá pra fazer em nesse tempo mas pode ser que vc passe por algum sufoco, especialmente se ocorrer algum atraso de voo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andréia, estou voltando para falar que realmente foi bem corrido pois o desembarque doméstico e bem distante do embarque internacional, porém é muito vem sinalizado e no final deu tempo e consegui embarcar com um pouco de correria

      Excluir
    2. Estou muito feliz por ter ajudado você a se localizar melhor no aeroporto Ataturk e obrigada tbm pela gentileza e contar como foi !

      Excluir
  31. Oi Andrea. Adoramos o seu blog, até por tratar de dúvidas gerais como escalas grandes no aeroporto.. Vamos ver com a turkish a história do hotel, pois ambas as conexões tem mais de dez horas. Vc acha que se o voo for gru Nice com parada em Istambul tudo conexão as malas vão direto? Seria uma coisa a menos para nos preocuparmos.. De toda forma, cogitamos dar uma volta na cidade ou ficar no aeroporto. Êh possível para um casal fazer um programa noturno em Istambul? Existe vida noturna, e êh aceita a presença de mulheres? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando voei pela Turkish Airlines para Damasco com conexão em Istambul, em único bilhete, as bagagens foram despachadas para o destino final. Com uma conexão de 10 horas da pra visitar alguma coisa sim! Mas levando em consideração que você precisa estar de volta no aeroporto a tempo de passar pelo raio x entrada, imigração e raio x, reserve 2 horas para estar de volta ao aeroporto, e 01 hora para sair do aeroporto para fazer imigração e pegar um taxi ou metro. Aconselho pegar um taxi. Istambul tem uma boa vida noturna, o ideal seria a região de taksim e istiklal cadesi e região do Bosforo que tem vida noturna agitada. Se você estiver acompanhada não há problema algum em curtir a noite. Nos restaurantes e bares é servido bebidas e as mulheres estrangeiras frequentam sem problemas! Se aceita uma sugestão procure pelos restaurantes Reina e SupperClub que ficam a beira do Bosforo ou o 360 Istambul na Istiklal caddesi!

      Excluir
    2. Muito muito obrigada pela ajuda! Mesmo sem te conhecer, lembraremos de ti lá. Um beijo!

      Excluir
  32. Que belo blog. Eu estava procurando informações na internet sobre a turquia e acabei aqui. Já está nos favoritos. Vai ajudar muito no meu planejamento.

    Parabéns!!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  33. Excelente!! Bem explicadinho.. Tenho conexão em Istambul e estava com medo pq estou indo viajar com minha bebê de 4 meses sozinha! Agora vi que não será tão complicada essa parte de passar pelo controle de passagens! Quem tem conexão internacional então não precisa passar pela imigração e nem pelo raio x? É isso??

    ResponderExcluir
  34. Ótimas informações!! Estava com medo de me perder no aeroporto hahaha... Tenho uma conexão em Istambul e estou indo viajar com minha bebê de 4 meses sozinha, por isso, estava meio insegura.. Só tenho uma dúvida: vou fazer a conexão internacional então, só preciso passar no controle do passaporte e já subir esta escada que da acesso ao embarque internacional é isso? Não preciso passar pela imigração e nem raio x?

    ResponderExcluir
  35. Se comprou um bilhete saopalu-destino-saopaulo não precisa passar pela imigração e alfândega não!

    ResponderExcluir
  36. Olá Andreia! Vou voar pela Turkish com destino a Madrid, tendo uma conexão de 9 horas e 50 minutos. Você acha que terei direito a hospedagem gratuita por parte da companhia? Minha passagem é na classe econômica. Agradeço previamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende da classe da sua passagem e se não existe outra opção de voo, mas eu te indico tirar suas dúvidas com a cia aérea em www.flyturkish.com.br

      Excluir
  37. Oi Andreia, tudo bem?

    Me chamo Murilo.
    No dia 09/12 estarei voando para SP via Istambul. Chego dia 09/12 no aeroporto Sabiha Gokcen, e pego o onibus da Havatas em direção a Taksim Square, reservei um hotel para passar a noite ali nos arredores da praça, e no outro dia pego o onibus Havatas em direção ao Ataturk.
    Meu voo para SP sairá as 09:05 no dia 10/12.
    Eu tenho cidadania italiana, e minha esposa ainda não, ou seja, é brasileira, gostaria de saber se as alfandegas turcas são tranquilas em relação aos brasileiros em transito via Istambul, e se saindo da Taksim Square as 06:00 seria suficiente para realizar o check-in e controles ja que meu voo será as 09:05.

    Estou acompanhando seu blog e ja sanei muitas duvidas.
    Muito obrigado.

    Murilo Moro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Murilo!
      Eu possuo somente passaporte brasileiro e sempre passei sem problemas pelo controle de imigração na Turquia. Sempre entrei e saí do país pelo aeroporto Ataturk.
      Saindo as 06:00 hs para decolar as 09:00 hs está ok, vai chegar sem problemas!

      Excluir
  38. Oi Andreia, parabéns pelas dicas! São simples e concisas! Eu farei uma conexão super longa em Istanbul, aí estava pensando em conhecer a Santa Sofia pelo menos. Chegarei em IST às 3hrs da manhã e meu próximo voo será às 19:40. Você acha que saindo do aero às 05 ou 5:30 e retornando 17h fica tranquilo pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Planje voltar com 3 horas de antecedência para o aeroporto. Pois costuma ter engarrafamento fortes neste horario e os procedimentos de entrada no aeroporto são chatos. Raio-X, check in, imigração e raio-x de novo!

      Excluir
  39. Olá, tudo bem? Estou de viagem marcada para Dublin e farei conexão na Turquia. Meu vôo é pela Turkish. Possuo dupla cidadania, passaporte italiano e minha dúvuda é se, ao chegar na Turquia, estando em conexão, terei que passar pela imigração. Caso sim, eles exigem visto para passageiros em conexão? Pergunto pois já estive na Turquia há alguns anos e sei que brasileiros não precisam de visto mas não tenho certeza se cidadãos italianos precisam.
    Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  40. Oi....tenho uma conexão de 15h no aeroporto de Istambul, chegarei de Veneza as 5:45 da tarde e meu voo para SP saíra as 9:25 do dia seguinte. Já vi que tenho direito ao hotel pela Turkish Airlines. Mas minha dúvida é: Estarei apenas eu e minha filha de 18 anos, vc acha que terei como visitar a área de Sultanahmet a noite,digamos lá pelas 8 ou 9 da noite? Qual seria sua sugestão, pois gostaríamos de conhecer um pouquinho, aproveitando essa longa conexão (e não estamos querendo baladas noturnas). Desde já agradeço.
    Marcia Fernandes ( meu e-mail é marciafernandesrj@hotmail.com )

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!