sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mundo Árabe III - Norte da Africa


Mundo Árabe Parte III - Norte da África

Continuando as explicações sobre o que é ser  árabe e ou que é ser  muçulmano pois é um assunto que gera muitas dúvidas e muita gente acaba trocando as bolas e confundindo árabes com muçulmanos.

Como já disse em outros 2 posts anteriores sobre o assunto, árabe é a pessoa de origem semita que nasceu no Oriente Médio ou norte da África e os muçulmanos são pessoas que professam a fé islâmica independente se serem árabes ou não, por exemplo a maioria dos muçulmanos não são árabes embora quase todos os árabes são muçulmanos, entenderam ? Não ?  Por exemplo a Turquia está no Oriente Médio e um pedacinho na Europa, os turcos não são árabes mas a maioria dos turcos são muçulmanos. Entenderam agora ? !

Vou fazer um post explicando bem sobre a questão árabe/muçulmano

Vamos conhecer os países árabes do Norte da África.


Republica Árabe do Egito

O Egito é um dos países mais populosos da Africa e do mundo árabe com uma população de cerca de 80 milhões de habitantes.

É o país árabe mais visitado por conta de sua historia desde o período faraônico, dos hebreus que atravessaram o mar Vermelho e atrai muitos turistas especialmente os cristãos que vem conhecer o lugar onde vários personagens bíblicos viveram ate Jesus esteve no Egito quando era bebe e também quem não é cristão vem por causa das piramides e museus e toda a historia do antigo Egito.

As cidades mais visitadas são a capital Cairo, Alexandria, Luxor, Sharm El Sheik entre outras mais ou menos conhecidas.

O país também é conhecido por causa do Canal de Suez  e do rio Nilo onde acharam Moises em um cestinho e foi adotado pela familia do Faraó.

O país também está no olho do furacão da perversa  primavera árabe e Mubarak covarde cedeu muito fácil e não adiantou muita coisa não porque o povo continua na mesma com ou sem ele, os egípcios sofrem pacas.

Sudão

O Sudão fica ao sul do Egito e também vem passando por problemas de ordem politico-religiosa que resultou na divisão do país criando assim o Sudão do Sul.

O Sudão é um dos maiores países do continente africano e na antiguidade seu nome era Reino da Núbia.

O país é conhecido por suas guerras religiosas por causa da sharia, a lei islâmica que obriga até os cristãos a seguirem as regras  islâmicas e são julgados pela sharia que em tese deve ser  aplicada somente aos praticantes do islamismo.

A capital é Kartoun e a economia da país é basicamente ligada a agricultura nas áreas férteis  junto ao rio Nilo

Somália

O famigerado país que sempre aparece na TV por causa dos ataque dos piratas somalis a navios nas aguas só oceano Indico e mar Vermelho.

A Republica Democrática da Somália , mas de democrática não tem nada, é um pais sem lei, que a população sofre de fome em meios as lutas das milicias pelo poder.

Localizada no chifre na africa na costa do Índigo o país é lotados de terroristas para todo lado e milhões morrem de fome por causa dessas guerra religiosas e ninguém se preocupa com os refugiados que ficam andando sem rumo entre as fronteiras para conseguir  comida já que os grupos de terroristas não deixam ajuda humanitária chegar até os necessitados.

A capital é Mogadicio

Líbia

A Líbia por causa de Khadafi achou que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida.

A Líbia tinha tudo para dar certo até os eua irem lá e deixar o país em verdadeiro caos como estão fazendo com a  Síria agora.

A Líbia liderada por Khaddafi tinha um situação boa pois o país não estava ligado a nenhum banco internacional, ou seja o banco central líbio era autônomo e se mantia com o lastro de ouro do país e não dependia de ninguém e ex líder tinha planos de unificar o continente africano e criar uma moeda única e desvincular de vez do sistema corrupto dos eua e seus aliados e por causa disso fez alguns desafetos e não pensem vocês que a primavera árabe tem a ver com liberdade para o povo, não enganem querem somente tirar um governante que atrapalha os poderosos e tal.

A Capital é Tripoli e o país tem cerca de 7 milhões de habitantes.


Tunísia

A Tunísia foi o pais que iniciou com a tal primavera árabe e alem disso possui praias maravilhosas  e fica na região conhecida como Magrebe e na costa do mediterraneo assim como seus vizinhos Líbia e Argélia.

A capital é Túnis e a maior fonte de renda do páis é o turismo mesmo.


Argélia

O país costuma exportar jogadores com Zidane e cantores com Zahouani e Khalede

A capital é Argel e o pais fica muito próximo a Europa separado por um espremido mar Mediterraneo.

A Argélia vive do petróleo e do turismo.


Marrocos

O Marrocos todo mundo conhece por causa da novela O Clone e da Jade correndo pela Medina.

De todos os países do norte da Africa o que eu tenho mais vontade de conhecer é o Marrocos não pela novela mas sim por que me fascina e o lugar quero conhecer não é Fez e sim Marrakesh mais eu não sei te dizer o porque, mas eu quero.

A Capital é Casablanca mais Marrakesh e Fez são bem visitadas também

O Marrocos faz divisa com a Europa através do Estreito de Gibraltar no sul da Espanha e Norte do Marrocos


Mauritânia

A Mauritania fica na costa do Atlântico e fica no deserto do Saara e parece que pais é só um monte de areia quando passamos de avião sobre ele quando estava indo para Turquia, na verdade a rota da Turkish air lines passa sobre Senegal, Mauritânia, Argélia e Líbia antes de alcançar o mar mediterraneo.

A capital é Nouakchott e eu não tenho a minima ideia de como se pronuncia este nome na verdade não sei muita coisa sobre a Mauritânia.

A economia deles é baseada na agricultura e pecuária.

Mas é muito bonito ver as dunas lá do alto no avião .

Saara Ocidental

Este país de acordo com a ONU é classificado como não autônomo e é administrado pelo Marrocos que fica ao Norte.

Eles não tem muitas áreas férteis para plantar e vivem de exportar minerais como o fosfato.

A capital é El Aaiun e os idiomas falados são o árabe e o espanhol.


Espero que gostem

Salam







Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!
Mensagens xenofóbicas ou contendo preconceito religioso não serão aprovadas!